Esqueceu a senha?

Heresia – o que é na verdade?

por Artigo compilado - seg dez 09, 10:40 am

Antes de apresentarmos os meios para se identificar uma seita ou religião falsa, saibamos o que significam as palavras seita e heresia. Ambas derivam da palavra grega háiresis, que significa escolha, partido tomado, corrente de pensamento, divisão, escola etc.1 A palavra heresia é adaptação de háiresis. Quando passada para o latim, háiresis virou secta. Foi do latim que veio a palavra seita.2 Originalmente, a palavra não tinha sentido pejorativo. Quando o Cristianismo foi chamado de seita (At 24.5), não foi em sentido depreciativo. Os líderes judaicos viam os cristãos como mais um grupo, uma facção dentro do Judaísmo. Com o tempo, háiresis também assumiu conotação negativa, como em 1 Co 11.19; Gl 5.20; 2 Pe 2.1-2.

Em termos teológicos, podemos dizer que seita refere-se a um grupo de pessoas e que heresia indica as doutrinas antibíblicas defendidas pelo grupo. Baseando-se nessa explicação, podemos dizer que um cristão imaturo pode estar ensinando alguma heresia, sem, contudo, fazer parte de uma seita.

Há outras definições sobre o que é seita:

1ª. – Um grupo de indivíduos reunidos em torno de uma interpretação errônea da Bíblia, feita por uma ou mais pessoas – Dr. Walter Martin.3

2ª. – É uma perversão, uma distorção do Cristianismo bíblico e/ou a rejeição dos ensinos históricos da Igreja cristã –Josh McDoweell e Don Stewart.4

3ª. – Qualquer religião tida por heterodoxa ou mesmo espúria – J.K. Van Baalen.5

Façamos um breve comentário sobre o que é doutrina. A palavra doutrina vem do latim doctrina, que significa ensino. Referindo-se a qualquer tipo de ensino ou a algum ensino específico.6 Existem três formas de doutrina:

  1. a) Doutrina de Deus – At 13.12; 1.42; Tt 2.10;
  2. b) Doutrina de homens – Mt 15.9; Cl 2.22;
  3. c) Doutrina de demônios – 1 Tm 4.1.

A primeira é boa, as duas últimas são danosas. E preciso distinguir a primeira das últimas, senão os prejuízos podem ser fatais. O contraste entre a verdade e a mentira é mais nítido que o contraste entre a verdade e a falsidade. Religiões e seitas pagãs podem ser analisadas facilmente. Contudo, uma religião ou seita que se apresente como cristã, mas tem uma doutrina contrária às Escrituras, merece toda nossa atenção. Para tanto, devemos conhecer os meios adequados para se identificar uma seita.

Série Apologética, Vol 1 do ICP


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

4 Comentários

Comentários 1 - 4 de 4Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. CACP, onde estão os textos bíblicos que falam sobre a trindade? acho que vocês esqueceram do link.

  2. Crer na trindade não é necessário para salvação,a trindade é tão equivocada quanto o unicismo,é verdade que Jesus é uma manifestação de Deus revestida de carne,mas não nos moldes trinitários e unicistas,mesmo essas duas doutrinas tendo pontos verdadeiros.

  3. qualquer Grupo que Rejeite a Doutrina da Trindade,a Salvação só através de Jesus e a Bíblia como Palavra de Deus Consutui-se um Herege e um Grupo Não Cristão. quem rejeita a Doutrina da Trindade, a Salvação por meio de Jesus e a Bíblia como Palavra de Deus torna-se de um Herege e Apostata.

  4. Todos que Aceitam e ensinam as Doutrina da Trindade,a Salvação só através de Jesus e a Bíblia como Palavra de Deus São verdadeiros Cristãos e seguidores de Jesus.

Comentários 1 - 4 de 4Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário