Esqueceu a senha?

Ídolos modernos

por Pr. Natanael Rinaldi - ter ago 02, 9:48 am

idolatria ao dinheiro 

“Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém” (1João 5.21).

Como o tema da nossa mensagem de hoje é ‘ídolos modernos’, nada melhor do que nos lembrarmos da palavras de advertência do apóstolo João em sua primeira epístola. Se cobiçarmos alguma coisa tão ardentemente, a ponto de fazer tudo ao nosso alcance para consegui-lo, praticando males, então aquilo que almejamos se torna um ídolo. Paulo declara em Efésios 5.5 “Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus”.

ADORAÇÃO A SATANÁS

A Bíblia fala do ‘deus deste século’ em 2Coríntios 4.3-4: “Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus”.

Antigamente o culto a Satanás era prestado em lugares incertos, florestas. Hoje, nos Estados Unidos já existe a igreja de Satã. O fundador chama-se Anton La Vey, e a igreja está estabelecida em San Francisco, Califórnia. Seus adoradores se reúnem normalmente e prestam culto direto ao diabo. Possuem a bíblia satânica e lançam blasfêmias ao Deus verdadeiro e a seu Filho Jesus Cristo.

ADORAÇÃO AO DINHEIRO

Em busca desse ídolo moderno, hoje se cometem os mais hediondos crimes. Crimes realmente inomináveis se praticam em busca desse deus cobiçado. Seu nome foi dado por Jesus ‘mamon’ (Mateus 6.24) “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a mamom”. Paulo admoesta-nos contra o amor ao dinheiro em 1Timóteo 6.10: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males, e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmo com muitas dores”.

Judas vendeu o seu mestre por 30 moedas de prata. Jesus disse que dificilmente um rico entrará no céu: “E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus” (Lucas 18.24-27). “E que ninguém pode servir a dois senhores: a deus e as riquezas” (Mateus 6.25-27).

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a mamom”. Paulo declara em Efésios 5.5, “Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de risto e de Deus”.

ADORAÇÃO DO SEXO

Vivemos numa época em que se exalta o sexo como um verdadeiro ídolo. Não se vende uma casa, um automóvel, um computador se não tiver ao lado do objeto de venda uma glamurosa jovem, com partes do seu corpo em evidência. É o que diz Paulo em Romanos 1.25: “e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente”.

Também em Colossenses 3.5: “Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria”.

Diz ainda Provérbios 5.3: “Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais macio do que o azeite; mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois fios”. E Provérbios 6.26: “Porque por causa de uma mulher prostituta se chega a pedir um bocado de pão; e a adultera anda à caça de preciosa vida”. Deus diz em Êxodo 20.17 “não adulterarás”.

ADORAÇÃO DO VENTRE

Costuma-se perguntar: você vive para comer ou come para viver? Paulo declara em Filipenses 3.19 de pessoas que tornaram o ventre o seu deus. Declara o texto: “o fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles é para confusão deles mesmos, que só pensam nas coisas terrenas”. Pessoas que, na verdade, vivem para comer e não comem para viver. Até crentes perdem o estudo bíblico dominical porque os maridos exigem comidas demoradas de suas mulheres que passam o domingo em torno do fogão. Sobre a queda do primeiro casal, lemos: “E vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, ele comeu com ela” (Gênesis 3.6).

ADORAÇÃO DE LÍDERES POLÍTICOS

Na Segunda Guerra Mundial os alemães adoravam Hitler e se dispunham a lutar e morrer por ele. Existem assim certos líderes políticos tidos como carismáticos, que levam pessoas a se fanatizarem por eles, testificando de suas virtudes, capacidade governamental e defendem com intrepidez suas ideias.

CONCLUSÃO

Por trás dos deuses modernos existe a operação demoníaca, como afirma Paulo: “Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Antes, digo que os gentios sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios” (1Coríntios 10.19-20). Os que escolhem os ídolos modernos em lugar do Deus verdadeiro estão sentenciados à perdição eterna, desde que se tornam idólatras e o seu lugar é no inferno, como lemos em Apocalipse 21.8: “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte”.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement