Esqueceu a senha?

Iemanjá – o que diz a bíblia?

por Pr. Natanael Rinaldi - sex out 03, 2:23 pm

Iemanjá8

1 – O jornal A TRIBUNA*, traz a notícia abaixo. Quem é Iemanjá? É uma figura histórica ou se trata de uma lenda?

iemanjar 001

Resposta: Ela vem do mito original africano, da lenda portuguesa da moura encantada, e das tradições indígenas da mãe d’água. É também considerada a Rainha das Bruxas e de tudo que vem do mar, assim como pode ser também comparada à deusa Ísis. Na África, Iemanjá é associada à fertilidade e fecundidade. Nas lendas antigas antecederam Iemanjá: as Sereias do Mediterrâneo, que tentaram seduzir Ulisses; as Mouras portuguesas; a Mãe D’água dos iorubanos; ao nosso primitivo Igupiara; as Iaras e o Boto. E, neste longo caminhar, a própria personalidade desta deusa.

 

2 – Qual o significado do nome Iemanjá?

Resposta: O nome Iemanjá: iya = mãe; Omo = filho; Eja = peixe. Dia da semana: Sábado. Cores: branco e azul (cristal translúcido). Saudação: O doiá! (odo = rio). Elemento: água. Domínio: mar, água salgada. Instrumento: abebê (espelho). Deusa da nação de Egbé, nação esta loruba onde existe o rio Yemojá (Iemanjá). No Brasil, rainha das águas e mares. Orixá muito respeitada e cultuada é tida como mãe de quase todos os Orixás. Por isso a ela também pertence a fecundidade.

 

3 – Qual o tipo de culto afro que homenageia Iemanjá?

Reposta: Iemanjá é uma divindade do candomblé, como também da Umbanda. Orixá das águas, com muitos correspondentes em outras religiões.

 

4 – Existe sincretismo entre Iemanjá e algum santo católico?

Resposta: Sua identificação na liturgia católica é “Nossa Senhora de Candeias”, “Nossa Senhora dos Navegantes”, “Nossa Senhora da Conceição”, “Nossa Senhora da Piedade” e “Virgem Maria”. Iemanjá é uma deusa abrasileirada, sendo resultado da miscigenação de elementos europeus, ameríndios e africanos. Como tal, de acordo com cada região que a cultua, recebe diversos nomes: Sereia do Mar, Princesa do Mar, Rainha do Mar, Inaê, Mucunã, Janaína.

 

5 – Como se realizam as festividades em sua homenagem?

Resposta: A festa inicia-se às 10:00h, e a procissão tem a intenção de garantir a paz, a saúde e a fartura da pescaria o ano inteiro. Também é festejado neste dia (devido ao sincretismo), a festa de Nossa Senhora dos Navegantes (ou Candeias). Do mesmo modo que varia seu nome, variam também suas formas de culto. A sua festa na Bahia, por exemplo, é realizada no dia 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora das Candeias. Já no Rio de Janeiro é dia 31 de dezembro que se realiza suas festividades. As oferendas também diferem, mas a maioria delas consiste em pequenos presentes tais como: pentes, velas, sabonetes, espelhos, flores etc. “Na celebração do Solstício de Verão, seus filhos devotos vão às praias vestidos de branco e entregam ao mar barcos carregados de flores e presentes. Às vezes ela aceita as oferendas, mas algumas vezes manda-as de volta. Ela leva consigo para o fundo do mar todos os nossos problemas, aflições e nos traz sobre as ondas a esperança de um futuro melhor”.

 

6 – Que tipo de ajuda ela oferece aos que a cultuam na condição de deusa?

Resposta: Ela é a protetora dos pescadores, dizem seus seguidores. Além disso, acreditam que ela leva todos os seus problemas e aflições, e traz sobre as ondas a esperança de um futuro melhor.

 

7 – Depois do irmão nos ter dado informações sobre a deusa Iemanjá, e o culto sincrético que ela recebe ao lado de várias santas marias do culto católico, gostaria de ouvir do irmão como isso deve ser visto à luz da Bíblia. O que diz a Bíblia sobre esse tipo de culto prestado a essas entidades da religião afro e católica?

Resposta: Em primeiro lugar vejo com muita tristeza que se divulgue no Brasil um tipo de religião como se fosse folclore brasileiro. Folclore, como sabemos, é um conjunto de tradições, conhecimentos ou crenças populares expressas em contos e lendas. Isto nos faz lembrar o povo de Israel, quando saiu do Egito, e recebeu a lei por meio de Moisés. Deus lhes deu preceitos contra a feitiçaria e a idolatria, que era uma prática folclórica do povo de Canaã. Tanto contra a idolatria, como também contra a feitiçaria, havia preceitos específicos para que povo de Israel se colocasse longe de tais práticas (Dt. 5.8-9; 6.4-5; 18.9-12). O povo de Israel não obedeceu e isso foi a desgraça do povo (2Cr. 33.1-7). Vemos com tristeza o nosso povo tão envolvido nessas práticas condenadas por Deus, que chegamos a perguntar: Como Deus pode abençoar nossa nação, que vive longe dos seus desígnios? 2Co. 6.14-17 e Ap. 18.1-4 narram a ordem divina.

*A TRIBUNA, de 31 de janeiro de 2005


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

37 Comentários

Comentários 1 - 37 de 37Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Se feitiço fosse vantagem “pai-de-santo” ganhava na mega sena toda semana.

    1. E você ou seu pastor, já ganhou?

  2. se macumba ganhasse jogo, campeonato baiano so terminava empate.

    1. Macumba é o nome de uma arvore e de um instrumento musical, acho que você deveria estudar.

  3. isso nao eh assim nao.no primeiro lugar conheçam antes de falar. iyemanja NAO e rainha de nenhuma bruxa. o segundo..pra deus todos somos os mesmos.da igual a cor e a religiao. nos nao fazemos bruxaria nem coisa do tipo.cultuamos as forças da natureza de uma maneira ancestral.

    1. é sim Yemanjá é um demônio do piores. Ela é a pior feiticeira das aguas digo e comprovo

  4. iemanja no conceito cristão protestante é demônio. cultuar força natureza? então você cultua “Tsunami ou terremoto” ? Agora sobre a salvação da alma o feitiço e bruxaria aí não tem nada oferecer, na morte irá para o inferno. Procure saber sobre Jesus, leia João 3:16 a salvação. 

  5. Lucas,
    Jesus é o Deus Vivo, se você crer nele conseguirá a salvação da alma (leia a Palavra de Deus).
    se ficar aí no espiritismo seja lá : ancestral, feitiço, bruxaria, quando chegar o dia de todos nós, na morte irá para o inferno de onde saí todos esses espiritos mentirosos.

  6. Ja fui da umbanda e posso afirmar que tanto umbanda e candomblé são ceitas do demônio sim. E quando os filhos vão para a camarinha comer comida de santo e ficarem preso na camarinha.. é para receber mais uma legião de demônios.

    1. Boom Meu Filho Olha Ouqe Vc Fala . Porque Para Vc Entar Numa Camarinha Vc Ja Precisa Ter Seus Guias Desenvolvidos , E Vc Vai Receber Os Guias Que Vc Tem Nao Vai Vim Nenhuma Coisa A MAIS Nao Ta Bom , Vc Deve Ter Cido Aqueles Filhos De Santo Que Ia So Para Curiar Mesmoo Porque Para Ter Insinamento Afs

    2. Você é um desenformado, é pobre de espírito, de conhecimento e tudo, você não sabe o que diz, não é digno nem da sua própria crença.

    3. Meu Deus! que cara rídiculo!!! deve ter ido lá, como muitos cristãos, pediu macho, pediu ajuda, e depois saiu falando abobrinhas por ai. E acho que uma legião de demonios tem mais valor que vc

  7. Grande balela!
    Muitos aí falam em ler a palavra de Deus e provavelmente nem as entendem. Deveriam deixarem se serem preconceituosos e vivenciarem mais o que disse Jesus: Não jugues para não ser julgado. O próprio Mestre não julga. Todos temos livre arbítrio dado por Deus.

    1. Renato ter jul 05 at 7:01 pm ” – Deveriam deixarem se serem preconceituosos”

      falaria isso para os radicais islâmicos? pois falar contra a cristandade é muito fácil e gostoso expressar seu acido comentário exercido pelo seu livre-arbitrio. Paulo diz “julgando tudo” 1 Ts 5:21

    2. Sim JESUS disse pra não jugar!!
      Mais ele tbm nós alerta sobre tudo e todos os métodos que o Inimigo usaria contra o seu povo, até mesmo o que você acabou de escrever ai, Agora dizerem que há deuses e deusas por ai, há BÍBLIA nós revela somente um DEUS e um JESUS CRISTO

    3. Ide por todo mundo,e pregai o evangelho a toda criatura,e para todos esse mandamento,vc tende fazer!
      Se nao faz adorando outros deuses qual sera seu galardao?
      É impossivel agradar a 2 senhores,ou agradara a um e aborrecera o outro,ou adorara um e ignorar ao outro!e vc sabe!
      E procure na biblia!

  8. As pessoas citam a lei de Moisés, que segundo a narração bíblica foi dada ao povo de Israel, como se fosse uma lei que valesse para todos os povos e religiões! que tem obrigação de seguir a lei mosaica são os adeptos do judaísmo! e não os adeptos de outras religiões.

    1. As lei que DEUS aplicou a Moisés ela é valida sim para todos, não só para Israel Mais para toda a nação que nele crê..

  9. Só sei que devemos amar e adorar somente o Deus pai todo poderoso criador do céu e da terra na pessoa do pai do filho e do espirito santo de Deus amém.

  10. oque destruiu israel,foi sua ignorancia,assim nos dias de hj,achamos oque é certo,sem ouvir e analisar as coisas 

  11. Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Tenho amigos e conhecidos espíritas. Deus é amor, é alegria. Não conheço nenhum espírita que é feliz! Vc conhece? Idolatram mais esses seres do que o verdadeiro Deus. Isso é cegueira espiritual

  12. Entao jesus tambem era bruxo e lenda pois 
    ninguem realmente provou sua existencia…..os cultos de religiao africana sao os mais antigos do planeta…..o povo hebreu e seu deus jeova nem sonhavam em ter nascido e os povos africanos ja cultuavam os orixas…voduns e nkises……viva Yemanja!!!

    1. Deus é o eterno para todo sempre e todos os falsos deuses deixarão de existir, de Deus não se zomba porque tudo oque o homem semear isso mesmo colherá

  13. a maior seita de todas e o cristianismo…..que se acha a unica religiao verdadeira kkkkkk…..sempre fui feliz e tenho muita sorte na vida ….pois EXU nao e diabo nem demonio…..e sim o Deus poderoso de todos os caminhos da vida o grande e unico verdadeiro caminho ….axe para todos e muita paz..

  14. muitos ficam falando , mas na virada do ano a maioria que vive a criticar corre pular ondas kkkkkk

  15. Essas pessoas não sabem o que estão dizendo. São idênticos aos papagaios, repetem o que ouvem. Religião não se discute, somente respeita.O nosso Deus é um só em todas as religiões.

  16. SALVE, SALVE, GRANDE MÃE E RAINHA IEMANJÁ! SALVE, SALVE, NOSSA SENHORA APARECIDA! SALVE, SALVE, CLARA NUNES! SALVE, SALVE, MARIA DE NAZARÉ!

    1. vade retro satana

  17. O Meu Deus Todo Poderoso, Que Criou Os Céus E A Terra..(Em Nele, Somente Nele Confio e Minha Família É De Jeová).. Não Existe Outro DEUS, Se Existe Eles Estão De Baixo Do Criador(DEUS). E Digo Sem Medo, DEUS É DEUS

    1. Concordo, ninguem diz que Iemanjá é Deus. Ela é uma das manifestações de Deus na terra.
      Estude…

  18. Martinho Lutero tinha uma boa intenção ao afirmar que todo homem e mulher deveria interpretar a biblia por si mesmo, mas ele era inteligente e estudado. Mas deram conhecimento a todos e olha no que a igreja evangélica se tornou: prisioneiros que pensam que outras religiões são as que aprisionam

  19. FC sex abr 20 at 2:16 pm “iemanjá Ela é uma das manifestações ,,, na terra.”

    hilário, porque o rezado é que ela é do mar ou água, e o sr. diz da “terra” …kkkk nem a sua própria heresia o sr. está a par. e quanto mais falar de martinho lutero.

    Estude mais.

    1. “Não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.” 1 Coríntios 10:21

      sr. “FC” o seu culto dessa entidade (seja da terra ou água) sugerido por você encaixa-se na segunda parte deste verso “mesa dos demônios”, então é melhor o sr. rever ser conceitos.

  20. Deus só a um! E esse manda no mar, na terra ,no céu e print… Não há outro…

  21. Bom a palavra nos relata que não podemos julgar,mais cada um com sua crença ou religião,mais todos nois iremos ante o tribunal de Cristo naquele grande dia,mais o Espírito Santo de Deus que muda pessoas e as convencem que há um só mediador para chegarmos a Deus,Jesus Cristo.

    1. mas somos orientados a exortar as pessoas, e não fazer vista grossa com o erro. 2 João 1:11 //
      1 Timóteo 5:20

      ” … Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” – Mateus 22:29

      exortar não é julgar ! entenda a diferença.

      mania de por panos quentes agora.

  22. Deus é o eterno para todo sempre e todos os falsos deuses deixarão de existir, de Deus não se zomba porque tudo oque o homem semear isso mesmo colherá

Comentários 1 - 37 de 37Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement