Esqueceu a senha?

Igreja Messiânica Mundial

por Pr. Natanael Rinaldi - sex set 07, 11:20 pm

Quem é o Messias da Igreja Messiânica Mundial? 

Não são poucos os cristãos que confundem a Igreja Messiânica Mundial (IMM) com uma igreja evangélica das muitas que existem no Brasil em razão do nome Messiânica ser derivado do nome Messias. Isso se tornou mais notório quando o signatário ministrava um estudo bíblico domiciliar.Entre os participantes havia uma senhora, indagada sobre a sua filiação religiosa, sem reservas, declarou: sou filha de pastor, neta de pastor, ex-organista de uma igreja evangélica e hoje sou membro da Igreja Messiânica Mundial. Naturalmente, isso chocou-me profundamente. É possível que isso ainda esteja ocorrendo com muitos cristãos, pouco informados sobre a IMM, admitindo que ela seja uma entidade evangélica; quando na verdade, não é.

Como sabemos, o nome Messias, proveniente da forma helenizada do hebraico Mashiach, é exclusivo do Senhor Jesus Cristo. Khristós, sua tradução grega e Ungido , é nome ou título exclusivo de Jesus. Isaías, cognominado o profeta messiânico, falou assim a respeito do nascimento virginal de Jesus Cristo: Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome EMANUEL( Is 7.14) Esse versículo é citado em Mt 1.21-23, com a respectiva tradução, Deus conosco. Indagando Jesus os seus discípulos sobre sua identidade, Pedro tomou a palavra e disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. (Mt 16.16). Jesus afirmou que Pedro era abençoado, pois sua declaração tinha sido revelada por Deus.

MOKITI OKADA

Mokiti Okada é o seu Messias. Ele não faz segredo dessa reivindicação pois declara:Não houve outro caso semelhante a não ser Cristo que outorgou sua força aos seus 12 discípulos. (Apostila Para Aula de Iniciação, p. 23, aula 4). Mokiti Okada é também conhecido pelo título Meishu-Sama . Este título significa portador de luz . Uma luz não verdadeira , sem dúvida, pois a respeito de Jesus, João escreveu: Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo o homem que vem ao mundo (Jo 1.9). Se Jesus é a luz verdadeira, qualquer um que alegue ser portador de luz só pode ser aceito como não verdadeiro. Mokiti Okada , nasceu em Assakussa, Tóquio, no dia 23 de dezembro de 1881. Quando estava com a idade de 45 anos, isto em 1926, no mês de dezembro, teve sua experiência mística, ocasião em que afirma ter atingido o estado de Kenshinjitsu (conhecimento total da verdade de todas as coisas e dos fenômenos do universo e do homem). No alvorecer do dia 15 de junho de 1931, no alto do Monte Nokoguiri, Meishu-Sama recebeu a Iluminação Divina.A respeito dele dizem: Meishu-Sama fundou a Igreja Messiânica Mundial com este propósito: a realização do Céu na terra, com Verdade, Virtude e Beleza que trarão a saúde, a prosperidade e a paz. (A Igreja Messiânica Mundial, 1971/72, p. 13). Faleceu no dia 10 de fevereiro de 1955. Embora esteja morto, os seus os membros da IMM procuram conversar com Mokiti Okada. Certo membro da IMM assim se pronuncia: Fui ao altar, conversei com Meishu-Sama e lhe manifestei o meu desejo.(Oferta de Gratidão, p. 41) Ora, até onde sabemos, a IMM não admite a ressurreição do seu fundador. Como podemos então, falar com ele depois de morto? Naturalmente isso é um tipo de mediunidade, prática proibida por Deus.Vejamos a rpoibição de Deus: nem quem consulte os mortos.(Dt 18.11) A favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos? A lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva.(Is 8.19,20).

Após a sua morte, foi sucedido pela sua esposa, Yoshi Okada, chamada pelos adeptos como Nidai-Sama. Em Junho de 1955 os messianicos iniciaram seus trabalhos no Brasil. Em Julho 1965 foi fundada a Igreja Messiânica Mundial do Brasil, com sede na cidade de São Paulo, possuindo locais de reunião em outras cidades do Brasil. Por ocasião do falecimento da segunda presidenta, a filha do casal, Itsuki Okada,assumiu a direção da IMM intitulando-se Yoshu-Sama. Embora Mokiti Okada afirme ter realizado muitos milagres ele se enquadra perfeitamente na advertência de Jesus em Mt 24.5: Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. Enquanto os cristãos são orientados a orar ao Pai celestial em nome de Jesus (Jo 14.13,14; 1 Co 1.2), os messiânicos são orientados a orar a Deus e a Meishu Sama. Distribuem um impresso para o pedido de oração com os dizeres: Peço a Deus e Meishu-Sama que me enviem Luz para aliviar este sofrimento, possibilitando que esta pessoa sirva na Obra Divina, o mais rápido possível. Naturalmente, tal forma de orar coloca o messiânico na condição de um idólatra ao orar a Deus e a Meishu-Sama. Isso é proibido biblicamente (Sl 65.2; Is 45.20,22; At 4.12)

A IGREJA

A IMM teve várias alterações de nome. Até 1950 a organização chamava-se NIPON KANNON KYDAN (Igreja Kannon do Japão); Atualmente é conhecida como: SEKAI KYUSEI-KYO – (Igreja Messiânica Mundial). Um dos nomes antigos dados a ela era Empresa Construtora de um Novo Mundo. Reconhecendo que esse título poderia confudi-la com uma empresa construtora comum, resolveram adotar o nome atual (Alicerce do Paraíso, p. 40 – volume 4). O grande objetivo da IMM é criar o paraíso na terra. Foram construídos os solos sagrados de Atami e Hakone, com muitos bosques, lagos e jardins projetados pelo próprio fundador. Admitindo sua vocação divina declara: Logo virá o tempo em que a Igreja Messiânica Mundial será proclamada pelo mundo inteiro. É uma igreja que se caracteriza pelo espírito eclético ou ecumênico. Sobre isso declara a IMM: Nossa Igreja é realmente liberal. (Alicerce do Paraíso, p. 66 – volume 4).


FONTE DE AUTORIDADE RELIGIOSA

Os ensinamentos básicos da IMM são revelações que Meishu-Sama recebeu supostamente de Deus. Afirmam que são portadores de luz e dão testemunho de que milhares de pessoas obtiveram milagres extraordinários simplesmente através da leitura dos Ensinamentos de Meishu- Sama. O respeito aos livros, com os ensinamentos do fundador, é tão grande que os messiânicos são aconselhados a colocá-los em locais altos e separados de outros objetos. Nunca devem pô-los numa cadeira ou no chão. Nenhum objeto deve ser posto acima dos ensinamentos. (Recomendações Para os Messiânicos, p. 26,27).


A FORÇA DE ATRAÇÃO

Os milagres são muito enfatizados pela IMM,pois eles declaram: Na nossa igreja surgem incontáveis milagres: são curadas doenças consideradas incuráveis pela me——–di–cina. Tornando-se messiânica, ela compreenderá, também, que uma das grandes características de nossa religião é a ocorrência de muitos milagres.(Alicerce do Paraíso, p. 19, 55, volume 4). A Bíblia adverte que nem sempre os milagres provam a verdade de uma religião, principalmente quando seus ensinos divergem das Escrituras. Encontramos uma advertência sobre esse assunto em Dt 13.1-3: Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti e te der um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conhecestes, e sirvamo-los; Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor com todo o vosso coração e com a vossa alma Jesus também advertiu: Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhi-dos.(Mt 24.24). Esses milagres são atribuídos à prática conhecida como JOHREI.


JOHREI

Surge então a seguinte pergunta: O que é o JOHREI? É uma palavra de origem japonesa, formada por duas palavras: JOH que significa purificar; REI que significa espírito ou corpo espiritual. Explicam nesse caso que: O Johrei foi revelado por Deus, concretizado pelo Mestre e permitido aos fiéis da Igreja Messiânica Mundial. O poder do Johrei emana do mundo de Deus, onde não se interpõe a ação da mente humana nem a força do homem.” Ilustram o funcionamento dessa prática dizendo assim:… pode-se supor Deus como a estação de rádio, o Mestre um retransmissor, e o fiel o receptor. É pois […] “o sagrado ato de purificação.” (Igreja Messiânica Mundial, dezembro de 1980, p. 63) Para que os benefícios sejam alcançados , explicam: O Johrei é a Luz de Deus canalizada por Meishu-Sama para o ‘OHIKARI’. O Ohikari é uma medalha,presa por um cordão colocado no peito do adepto. O Ohikari é recebido pelo adepto no momento em que termina o curso passa a ser aceito como membro da IMM. Apregoam maravilhas como resultado dessa prática: A Igreja Messiânica é uma religião com poderes suficientes para eliminar os sofrimentos da humanidade. Sua atuação é uma ‘Obra de Salvação’ ultra religiosa. O Johrei é um dos pontos mais importantes da doutrina messiânica, podendo-se dizer que ele é a essência da mesma, o que melhor a caracteriza, não havendo nada que se lhe compare. “(Alicerce do Paraíso, p. 69, volume 4). Como podemos perceber, essa prática é um dos pontos mais importantes da doutrina messiânica. Se a prática do Johrei é o sagrado ato de purificação, seria razoavel perguntar: purificar-se do quê?


MÁCULAS

Trata-se da purificação das máculas ou manchas humanas, o que nós cristãos denominamos pecado. A Bíblia ensina que o pecado entrou no mundo pela desobediência de Adão e Eva:Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.(Rm 5.12)Os messiânicos, contrariando os ensinamentos da Palavra de Deus, acreditam que as máculas ou manchas humanas são provenientes das seguintes causas:

Herança dos antepassados.

Resultado de encarnações anteriores.

Pensamentos, palavras ou atos de maldade (máculas da atual redenção).

Ingestão de substâncias nocivas (produtos científicos ou medicinais adicionados na alimentação), que turvam o sangue (o sangue é o espírito materializado).

Ensinam então que as máculas mencionadas podem ser apagadas pela prática do Johrei. Esse ensino não é verdadeiro à luz da Bíblia prosseguem, ainda, afirmando que a doação de dinheiro pode acelerar o processo de eliminação das máculas, do seguinte modo:A partir do instante em que doamos dinheiro, espontaneamente gratos a todas as bênçãos recebidas, muitas das nossas máculas serão eliminadas. (Ensinamentos de Nidai Sama, p. 68, volume I). Admitir que dinheiro elimine máculas é inconcebível. É o conhecido pecado de simonia, criticado pelo apóstolo Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o Dom de Deus se alcança por dinheiro. (At 8.20).Existe somente um meio de purificação das máculas do pecado. A Bíblia declara com muita clareza: Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que , por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um Cordeiro imaculado e incontaminado.(1 Pe 1.18,19) … e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.(1 Jo 1.7) Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.(Ef 1.7); Quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? (Hb 9.14) A prática do Johrei não passa de um tipo de arte mágica e, como tal está ligada ao ocultismo, proibida por Deus em Dt 18.10-12, Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos, pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor… Como prova de conversão a Deus, os que praticavam tais artes mági-cas,aprendidas em livros espe-cializados, queimavam tais -li—-te-raturas: Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cincoenta mil peças de prata. (At 19.19).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Todo cristão familiarizado com os ensinamentos bíblicos não pode concordar com a doutrina e ensinos de Meishu-Sama. Entretanto, a IMM procura ganhar adeptos de outras organizações religiosas. Adotam duas estratégias para a expansão de seu sistema: primeira, propagam o slogan: É proibido proibir. É o que a Bíblia declara ser o caminho largo que conduz à perdição (Mt 7.13,14). Que adianta uma religião dar uma ampla liberdade a seu adepto e por fim ele se perder eternamente? (Mc 8.36,37).

Segundo procuram facilitar a adesão de adeptos proclamando que ninguém precisa abandonar sua religião para se tornar messiânico. Os membros de outras Igrejas não precisarão renunciar às suas religiões para unir-se à nossa igreja… (Igreja Messiânica Mundial, 1971/72, p. 20). Salomão no final de sua vida, admitiu que podia servir a Deus e cultuar os deuses de suas muitas esposas. Fez o que parecia mal aos olhos de Deus: Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor…(1 Rs 11.6). Elias expôs aos israelitas que era impossível duplicidade de adoração: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; e se Baal, segui-o (I Rs 18.21).Não nos enganemos: ninguém pode servir a dois senhores . Jesus é o Senhor(1 Co 12.3).


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

38 Comentários

Comentários 1 - 38 de 38Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Quem escreveu essa mentira por favor não seja egoísta e não pense que só quem você segue é o salvador Deus é um só e em cada determinada época envia um mensageiro para cada pessoa se identificar em uma religião.

  2. Poxa vida assisti um video no youtube onde um pastores de vocês falam tanta bobagem sobre a IMM, só para esclarecer essa religião mão é uma seita, outro ponto a IMM não faz propaganda falando mal de outras religiões igual vocês fazem será que Jesus esta contente com essa atitude?

  3. Por favor senhor pastor responsável por esse artigo responda sobre o meu comentário tem ai o nº do meu telefone liga pra mim que eu vou te explicar melhor sobre a IMM. 

  4. a missão do servo do SENHOR não é denegrir a imagem das pessoas, mais sim alertá-las sobre as heresias de satanás para enganar a humanidade. e o Pr. Natanael apenas está nos alertando a respeito de uma igreja que é contra as doutrinas da Biblia, lembremos que Cristo nos ama e morreu por nós.

    1. Desculpe-me Sr. Francisco mais oque o Pr,  Natanael esta querendo é falar mal de outras religiões o sr. ja recebeu JOHREI algum dia na sua vida para concordar com falsas afirmações que esse Pr está falando!!!

  5. quanto à instituição social em si é plausível, mas o que é catalogado neste artigo é a heresia doutrinária da IMM perante a Bíblia a qual entendemos que é a Palavra de Deus Vivo e não desses orientais deuses e messias mortos, e esse Johrei é uma invocação não cristã.

    1. Sr. JCP, muito obrigado, graças ao seu artigo muitas pessoas vieram procurar o Johrei da nossa Igreja, estamos muito gratos! Vc prestou um grande serviço a Meishu-Sama, que aliás é o Pai de Jesus…

    2. Como Meishu Sama pode ser “pai de Jesus” se ele nasceu em 1881? A religião de vocês é tão petulante que vivem dizendo é proibido proibir, mas ja quiseram proibir certos praticantes de continuarem em sua fé para estar na IMM. E outra, ja fui membro dessa religião . Sei cvomo funciona

    3. O que é a palavra de Deus para você. Deus é que escreveu a Biblia por acaso. Você sabia que a Biblia é um conjunto de 72 livros e de vários evangelhos escolhidos por algum (ser humano)
      Deus não pegou um lapis, caneta ou um notebook e escreveu a Biblia.

  6. Esse “receber johrei” é mesma cousa que “receber passe” do espiritismo ocidental. Johrei é um sincretismo das religiões orientais, culto antepassados, deuses mortos como buda confucio etc. 
    Johrei é uma invocação não-cristã, expõe a pessoa à espíritos mentirosos.

  7. HAHAHAHAHAHAHAHA só tenho a dar risada mesmo mais nada!!!!!! com comentários desses.

    1. por que não dá essa risada na hora em que faz o johrei? 

  8. A mais Sr. JCP, procure entender melhor antes de sair falando bobagem por ai!!!!!! e JOHREI e PASSE são coisas bem diferente!!!!!

  9. Sr.Eduardo leite, não tenho interesse em “entender melhor” o Johrei, isso para mim é uma cousa não-cristã como cataloga o site CACP. 

  10. Então Sr. JCP como o sr não tem interesse em conhecer melhor, também não te da o direito de falar oque pesa de um religião sem base nenhuma, imagina se eu fosse fala tudo oque penso de sua crença!!!! mais como não conheço não falo fica a dica meu caro.

    1. Leite, que não dá o direito o que que que ?! eu concordo plenamente com o artigo exposto.

  11. Sabe por que não te da o direito de falo te digo, pois se você conhece iria ver que não é uma seita esse é apenas um dos pontos.

  12. Houve muita distorção dos ensinamentos aqui para “provar” sua teoria. Faltou relevar o seguinte: o ponto de vista dos ensinamentos da IMM tem origem xintoísta que teve influência budista, logo é um erro comparar à Bíblia.

  13. Sugiro a leitura do ensinamento de Meshia-Sama “Eu escrevo a verdade”, lá fica claro que ele não nega Cristo e qual é o seu propósito. e em vários outros ensinamentos ele afirma passagens da Bíblia como verdadeiras.

  14. um exemplo é o trecho to texto sobre as máculas “…máculas ou manchas humanas, o que nós cristãos denominamos pecado.”
    na cultura oriental é bem comum a ideia de purificação do que não é natural. É diferente da denominação pecado, comparar igual para igual é um erro.

  15. O Pai Nosso também é rezado nos IMMB. Alguém sabia?
    Eles são incapazes de julgar qq religião, estão muito acima disso,pois assim como as revelações de Kardec e Chico Xavier estamos na era da Luz, a caminho da “Data Limite”. E vamos combinar, sobre $$$$ vcs estão sem qq reserva moral.

    1. Concordo com vc.

  16. É uma vergonha em pensar que até hoje existem pessoas que julgam as religiões dos outros com completo desrespeito. Não tenho nenhuma religião, mas se convenhamos que vocês NÃO TEM MORAL ALGUMA PRA JULGAR QUEM É CERTO E ERRADO. 

  17. Até onde eu sei, o fundador da RELIGIÃO MESSIÂNICA, NÃO SEITA, por favor! … Dizia que a situação do mundo não está pior, graças as orações das mais diversas religiões sejam elas: xintoísta, budista, cristão, espiritas e etc..
     

  18. Minha vontade era de ver a polícia federal no culto de vcs e em todas as igrejas que disseminam o ódio e a intolerância, para que no momento em que fosse proferida as palavras de ódio do escárnio da sociedade, lide-se “pastores”  serem presos em flagrante por INTOLERÂNCIA RELIGIOSA!  

  19. Temos que ter gratidão e amor por esse pastor JCP, pois é nosso irmão. Pastor, PRECONCEITO é uma coisa que não toleramos mais em nossa sociedade. Não estou convidando-o para conhecer outras formas de religião (religação), mas para apenas orar a cristo por aquilo e aqueles que não conhece.

    1. 1ª não sou Pastor;
      2ª não sou irmão ig.messianica, posso ser seu próximo, mas irmão Não !
      3ª sua suposta “religação” está muito bem catalogada como heresia, dispenso o convite;
      4ª sua heresia é bem conhecida para ser refutada de fato.

      boa navegação ! e pesquisa disponha !

    2. e para seu governo PRECONCEITO não tolera na sua sociedade ? eu não sou da sua “sociedade”.
      desdobrando essa palavra significa “entendimento estabelecido” sendo assim, meu entendimento bíblico “estabelecido” não vou mudar minha visão sobre sua “religação” .
      boa sorte !

    3. é heresia doutrinária da IMM perante a Bíblia a qual entendemos que é a Palavra de Deus Vivo e não desses orientais deuses e messias MORTOS, e esse Johrei é uma invocação não cristã.

  20. Johrei é uma INVOCAÇÃO DO MAL, similar ao “passe” do centro espírita. a pessoa que se submete a isso dá legalidade para o diabo / demônio agir no corpo e na vida da pessoa, então toda pessoa sensata e esclarecida e cristã rejeita e fica longe disto.

    1. O escape do cristão das aflições neste mundo baseia-se somente na misericórdia de Deus.

      “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem” Salmo 23:4

  21. Claudio Higa qui ago 25 at 12:21 pm

    Deus é que escreveu a Biblia por acaso. Você sabia que a Biblia é um conjunto de 72 livros e de vários evangelhos escolhidos por algum (ser humano)
    Deus não pegou um lapis, caneta ou um notebook e escreveu a Biblia.

    1. – A Bíblia protestante Trad. Almeida tem 66 livros;
      – Os escritores Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João;
      – Deus no Sinai escreveu primeiramente nas tábuas da lei. depois sim Moises.
      – Houve profetas e Juizes biblicos escritores;
      – e a Biblia é uma coletanea destes livros.

    2. Rei David e Salomão também são escritores bíblicos … não esqueça do livro de Jó e as cronicas dos reis. as cartas de Paulo, Pedro, Tiago, Judas Tadeu, formando assim a coleção santa dos livros que formam a Biblia.

    3. e em nenhum momento estes escritores sagrados deu licença para adorar deuses mortos igual vocês desta religião oriunda asiática faz ! o sr. M. Okada e o Buda já morreram, e não podem salvar ninguém. só Jesus salva porque está vivo ! João 3:16
      e Joh-rei não é invocação cristã.

  22. Que escreveu a biblia ? Esse livro que voces se baseam? Quem lhes garante que tudo que tem la é verdade? Porque la ta escrito que é verdade nao é? Alguem faz ao menos a metade dos 10 mandamentos ? Hipocresia. As pessoas acreditam no que querem, cabe a nos so respeitar.

    1. para saber quem escreveu a Biblia leia os indices verás os autores dos livros que compõe a Biblia.
      de fato não conseguimos guardar os 10 mandamentos como reza a lei mosaica por isso temos o N.T ou Nova Aliança em Jesus que nos dá a graça e salvação pelo fato de aceita-lo.

    2. Hipocresia ?! aprende a escrever ok … não julgue para não ser julgada. não tem argumento fica em silencio.

Comentários 1 - 38 de 38Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement