Esqueceu a senha?

Irã vai continuar construção de reator nuclear

por Artigo compilado - qua nov 27, 9:10 am

Chanceler fez declaração três dias após firmar acordo com potências. Não ficou imediatamente claro a que obras ele se referiu.

O Irã vai continuar a construção de um reator nuclear na localidade de Arak, disse o chanceler iraniano, Mohammed Javad Zarif, nesta quarta-feira (27), apesar do acordo fechado com potências ocidentais para interromper o trabalho.

O reator de pesquisa de água pesada, que está incompleto, surgiu como uma das diversas questões cruciais nas negociações realizadas em Genebra na semana passada, quando o Irã e seis potências mundiais fecharam um acordo para limitar o programa nuclear iraniano por seis meses em troca de um alívio nas sanções impostas ao país.

O Irã disse que não faria “mais nenhum avanço de suas atividades” no reator de Arak, de acordo com um texto do acordo.

“A capacidade da instalação de Arak não será ampliada. Isso significa que não será produzido nenhum combustível nuclear novo e não serão feitas novas instalações, mas a construção vai continuar lá”, disse Zarif ao Parlamento, em declarações traduzidas transmitidas pela emissora iraniana Press TV.

Segundo especialistas, uma aparente brecha no texto pode permitir que Teerã construa componentes em outros locais para instalar depois no reator nuclear. Não ficou imediatamente claro se Zarif estava se referindo a isso ou a outras obras.

Extraído do g1 em 27/11/2013


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

1 Comentário

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. A Usina Nuclear é uma instalação industrial que tem por finalidade produzir energia elétrica a partir de reações nucleares. As reações nucleares de elementos radioativos produzem uma grande quantidade de energia térmica, que aquecerá a água da caldeira e produzirá vapor para mover a turbina e gerar a eletricidade.
    Pergunta, será que o Irã precisa de tanta demanda de energia eletrica assim? olha o exemplo do Japão, todos sabem dos perigos de vazamento da usina nuclear, para que o Irã tem tantas contruções assim se não é para uso militar ??

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement