Esqueceu a senha?

Israel permaneceu no Egito por 430 anos?

por Artigo compilado - ter jan 28, 2:41 pm

davi-Israel-King-David

ÊXODO 6.16-20 – Como se explica que o povo de Israel tenha permanecido no Egito por 430 anos, se houve apenas três gerações entre Levi e Moisés?

PROBLEMA: Êxodo 6:16-20 indica que houve apenas três gerações entre Levi, filho de Jacó, e Moisés. Entretanto, Gálatas 3.17 mostra que Israel permaneceu no Egito por 430 anos. Como pode ter havido apenas três gerações entre Levi, que desceu ao Egito no início desse período de 430 anos, e Moisés, que libertou Israel do Egito no final desses 430 anos?

SOLUÇÃO: Primeiro, era uma prática comum no antigo Oriente registrar genealogias de acordo com a tribo ou clã familiar. Nessa forma de registro genealógico, muitas gerações poderiam ser omitidas pelo fato talvez de algumas pessoas serem de menor importância na árvore genealógica.

O hebraico não possuía uma palavra que correspondesse ao nosso termo “avô” ou “bisavô”, ou “neto” ou “bisneto”. Conseqüentemente, quando Abraão é referido como “nosso pai”, o único termo hebraico capaz de indicar ser ele ancestral é o termo “pai”. O mesmo se dá com a palavra “filho”. Por exemplo, Êxodo 6:16 afirma: “São estes os nomes dos filhos de Levi… Gérson, Coate e Merari”. Por tradição, estes são considerados realmente filhos de Levi. Entretanto, quando Êxodo 6:18 declara: “Os filhos de Coate: Anrão, Jizar, Hebrom e Uziel”, Coate é dado como o cabeça daquele ramo da tribo de Levi conhecido como “os coatitas”. Anrão, Jizar, Hebrom e Uziel provavelmente não eram filhos diretos de Coate, mas descendentes deste. A língua hebraica empregou o termo “filho” com o sentido de “descendente”.

Segundo, de acordo com Números 3:28, o censo da família dos coatitas registrou 8.600 pessoas, de um mês de idade para cima. Se tivesse havido apenas três gerações entre Levi e Moisés, isto significaria que “os filhos de Coate”, Anrão, Jizar, Hebrom e Uziel teriam de ter tido mais de 2.000 filhos cada um. Obviamente, ou o Anrão mencionado no versículo 18 como filho de Coate não era o pai imediato de Moisés – assim como também não era o mesmo Anrão mencionado no versículo 20 -, ou então houve de fato muitos outros descendentes de Coate que simplesmente não estão relacionados nestes versículos, porque tal informação não é essencial dentro do contexto. De qualquer modo, é claro que houve mais do que três gerações entre Levi e Moisés.

Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.