Esqueceu a senha?

IURD: Conversas com os demônios

por Pr. João Flávio Martinez - seg jan 07, 2:42 pm

A Bíblia é enfática, o Diabo e seus demônios são mentirosos e neles não há verdade (Jo 8.44) e que nos últimos dias esses espíritos falariam e ensinariam mentiras. Por isso qualquer movimento religioso que dá muita ênfase no que dizem os espíritos, é uma religião perigosa e antibíblica.

Leiamos: “Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios”. (ITm 4.1)

Mas Jesus o repreendeu (o demônio), dizendo: Cala-te, e sai dele”.(Mc 1.25)

Ficar dialogando com demônios não é recomendável e nem neotestamentário. Há sempre o perigo de estarmos sendo vítimas de um engodo maquiavélico. Jesus era pragmático e objetivo nessa questão, Ele compreendia que quanto mais rápido agisse na vida do problemático, melhor. Para o possesso o momento de endemoninhamento é constrangedor e muito sofrível. Devemos nos preocupar com o estado dessa pessoa e usarmos toda nossa fé para auxiliar o indivíduo de maneira simples e objetiva.

Entretanto, a IURD gosta mesmo é de espetáculo com demônios, vejam a Palavra do Bispo: “… costumamos mandar os demônios ficarem de joelhos, de castigo, baterem a cabeça, andarem de costa, olharem para a parede, etc… (Livro “Orixás, Caboclos & Guias”, Ed. 2001, pg. 48)

Ter discernimento nesses casos é valioso, pois muitas vezes o indivíduo não está com um problema espiritual, mas o caso é patológico e de saúde. Quando diagnosticamos o problema de maneira correta podemos ajudar com muito mais eficiência. Se for caso de saúde, pode ser um ataque epilético, a pessoa deve ser encaminhada a um especialista médico da área. Quando o caso for psicológico, um psiquiatra deve ser consultado. É papel da Igreja saber ajudar da melhor maneira cada pessoa.

Com relação ao exorcismo praticado dentro da IURD, o caso é muito triste! Pessoas sendo levadas por corredores enormes e muitas vezes de maneira constrangedora, ajoelhada ou arrastada. Em alguns casos a pessoa passa por um interrogatório aonde o suposto espírito possuidor fala e esbraveja. Nesse período a pessoa fica fragilizada e até machucada pela luta corporal que acontece. O paralelo disso é visto dentro da umbanda, macumba e candomblé, aonde os guias, médiuns ou pais-de-santos trabalham para fazer o membro desenvolver seus guias e espíritos – a pessoa é obrigada a se embriagar, fazer ritos, etc. Algo realmente muito similar com algumas práticas de “libertação” da IURD.

Os ensinamentos de Jesus vão contra tudo isso e mostra que a metodologia do Cristo é rápida e não tem nada disso, pois com o uso de uma singela frase o mal cessa e a peleja é resolvida: “Saia em nome de Jesus” (Mc 16.17) – e pronto. Se a libertação não acontecer nesses termos, não é uma libertação bíblica. Embora, eu entenda que há mesmo é muita mistificação dentro da IURD. Não estou dizendo que possessão não exista, estou dizendo que acho que a IURD faz mais manobras espiritualistas fictícias do que libertação cristológica.

Fico pensando como fica a pessoa autenticamente possessa que passou por todo aquele constrangimento diante da família e dos amigos que vão com ela ou até mesmo assistem pela TV. Tudo isso poderia ser evitado com amor e carinho e sem sensacionalismo.

Muitos, dos que vão até lá, nem vão para ouvir a Palavra de Deus, mas para ver os demônios se manifestarem como se isso fosse um espetáculo. Bom seria se as pessoas fossem a igreja para ver a manifestação da Graça de Deus.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

8 Comentários

Comentários 1 - 8 de 8Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Nem sempre o pragmatismo ou “saber empírico” suplanta a “teoria”. Eu me apoio na Palavra de Deus, em vez de me basear apenas em experiências. Deuteronômio 13 confirma o que digo. 

  2. Uma coisa é bem clara, Jesus Cristo não ficava de papo furado quando havia uma pessoa endemoninhada, ele simplesmente mandava sair ” … NÃO PERMITINDO QUE OS DEMONIOS FALASSEM.” a IURD prefere essa “variante de interpretação”, arrebanhar, e dar vazão de pessoas ali noite e dia, deixando logico a contribuição, a única razão desse circo.

  3. SE, PORVENTURA, UM CIDADÃO COMUM, QUE NÃO ESTIVESSE ESCUDADO SOB A CAPA DE UMA PRETENSA IGREJA, COMETESSE OS MESMOS ACTOS QUE COMETE A IOURD, AGORA REBATIZADA DE CENTRO DE AJUDA, JÁ ESTARIA A CONTAS COM A JUSTIÇA HÁ MUITO TEMPO. SÃO MUITOS OS ATROPELOS DA IOURD EM RELAÇÃO HÁ BÍBLIA E EM RELAÇÃO E EM RELAÇÃO ÀS LEIS DE UM ESTADO DE DIREITO. VEJAMOS: COBRAR DINHEIRO A PRETEXTO DE HIPOTÉTICAS ORAÇÕES. MENTALIZAR AS PESSOAS QUE PODEM E DEVEM TER A MELHOR CASA, O MELHOR CARRO, GERIR O MAIOR NÚMERO DE EMPRESAS, ETC. MAS PARA QUE TAL ACONTEÇA, ESSAS MESMAS PESSOAS TERÃO QUE DOAR OS SEUS BENS À IOURD, SÃO DEMASIADO CONHECIDAS AS FRASES DO SUPOSTO BISPO EDIR MACEDO «QUEM NÃO DÁ, DESCE» E QUEM DÁ «TEM QUE DAR TUDO». ENQUANTO ISTO, EDIR MACEDO É DONO DE MANSÕES DE LUXO E ESTAÇÕES DE RÁDIO EM DIVERSOS PAÍSES, PROPRIETÁRIO DE UMA DAS MAIORES REDES DE TELEVISÃO DA AMÉRICA LATINA. SÓCIO DE UM BANCO, ETC, ETC, QUANTAS PESSOAS, SIMPLES, SINCERAS E HONESTAS TIRARAM A SI PRÓPRIAS E AOS SEUS FILHOS, PORQUE CAIRAM NO CONTO DO VIGÁRIO?

  4. Esses “shows” de exorcismo, com “entrevistas”, são horríveis. As vezes parece que o centro do culto gira em torno dos demônios. Quando há manifestação demoníaca, tem que se expulsar no Nome de Jesus e nada de “papo”. Jesus é quem deve ser o centro de qualquer culto.

  5. ENTÃO O DIABO MENTIO QUANDO DISSE QUE JESUS ERA O FILHO DO DEUS VIVO,ENTÃO MENTIU TAMBÉM QUANDO DISSE A PAULO QUE ELE ERA O SEGUIDOR DO FILHO DO DEUS VIVO, PORQUE AFINAL ELE MENTE (ironia em todo cementario até aqui) satana não pode mentir perante a autoridade de Jesus Cristo

    1. o testemunho do diabo não é válido mesmo ele dizendo “a verdade” pois Jesus não permitia que os demônios falassem.Lucas.4:41. E não é aplicável biblicamente ficar “conversando” c/ diabo pois é muito sagaz, ele consegue enganar nações. leia ” sairá a enganar as nações” Ap. 20:8

    2. ” sairá a enganar as nações” Ap. 20:8  se o diabo pode isso então o que não dirá de meia dúzia palerma que faz esse show de demonismo. ainda tem “profeta” que defende isso. é outro lambão !

  6. Eu so kero a vossa ajuda, se bem a juda os pobres. Pode ser?

Comentários 1 - 8 de 8Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement