Esqueceu a senha?

Jeremias ou Zacarias?

por Artigo compilado - sex set 14, 3:40 pm

“Em Mateus 27.9, lê-se: ‘Então se cumpriu o que profetizou o profeta Jeremias…’, porém quem vaticinou realmente foi Zacarias. Pergunta-se: Como se explica esta contradição?”

Diversas teorias engenhosas têm surgido para solucionar o problema, e dentre elas, citemos algumas:

1. Alguns têm sugerido que o autor citou de memória, e que por isso simplesmente incorreu em pequeno equívoco.

2. Orígenes, ao tentar solucionar o mistério, supôs que a passagem se encontra em algum livro apócrifo de Jeremias. Jerônimo chegou mesmo a encontrar uma referência em certo livro apócrifo de Jeremias, mas pensou que esse versículo, na obra apócrifa, em realidade fosse uma citação tirada do livro original de Zacarias, pelo que o problema permanece até hoje.

3. Eusébio pensava que o livro original de Jeremias tivesse essa citação, mas que os judeus a apagaram de todas as cópias, por causa de sua conexão com a história de Jesus. Entretanto, disso não há prova alguma.

Agostinho concorda com a primeira posição, dada acima, afirmando que o motivo foi um lapso de memória. Entre os teólogos modernos, Alford também concorda com isso, dizendo: “Provavelmente a citação foi feita de memória, sem exatidão”. Essa explicação é, de fato, contrária e incompatível com a inspiração divina da Escritura Sagrada.

Na realidade, após um estudo mais acurado do assunto, entendemos que no texto de Mateus, há, em verdade, uma alusão a Zacarias 11.12,13, mas as palavras não concordam pormenorizadamente nem em hebraico, nem em grego (LXX). O acréscimo mais importante é a palavra “campo”, sobre a qual depende o cumprimento da profecia citada pelo evangelista. Tanto esta palavra, como as idéias relacionadas a ela, são oriundas de Jeremias 32.6-9, onde ocorre a transação de um campo por tantas moedas de prata.

Gostaríamos de salientar também ao leitor que a relação entre a profecia e seu cumprimento, a que o evangelista chama a atenção, depende dos dois trechos do Velho Testamento. É compreensível então que dos profetas, o evangelista escolhesse Jeremias, sendo até o maior e mais antigo dos dois e que também fornece a palavra essencial da citação. Segundo Champlin, teólogo norte-americano, a referência feita a Jeremias também se deve ao fato de que esse profeta aparecia em primeiro lugar entre os livros proféticos, e que ele fez a citação sob o nome daquele que figurava em primeiro lugar entre esses livros, ao invés de identificar com mais exatidão o autor dessas palavras.

Já Meyer procurou resolver a dificuldade explicando que não é provável que o autor do evangelho de Mateus incorresse em tão grande equívoco, porquanto em muitíssimas outras passagens ele demonstra ter bom conhecimento do VT, e que é provável que tivesse usado o material básico de Jeremias 32.6,14, como vimos acima, e, mediante uma paráfrase, produziu a citação que encontramos aqui. Essa paráfrase teria a intenção de destacar o sentido original do autor, ou de explicar mais completamente as implicações dessa profecia. Isto nos parece ser o mais provável, para explicar o texto de Mateus.

Fonte: A Bíblia Responde, Ed. CPAD


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

2 Comentários

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. MAIS FÁCIL SERIA ADMITIR,QUE O COPISTA FEZ UMA LAMBANÇA AO COPIAR O MANUSCRITO,TEM UM MANUSCRITO HEBRAICO,QUE DIZ SIMPLISMENTE:
    “PELO PROFETA”,SEM CITAR NOMES.

  2. Essa passagem é complicada a explicar,essas hipóteses não satisfazem a minha curiosidade.Por vezes tem-se a impressão que o texto hebraico que temos hoje,não era aquele que o Discípulo Mateus tinha acesso ou então a solução dada por Eusébio deve-se ter em consideração. É que mesmo se não há nenhuma prova para apoiar a solução de Eusébio,para as outras,na verdade, também não há .Simplesmente especulações,digo eu.Mas também se deve admitir que enquanto houver essas hipóteses,não há contradição nenhuma.Essa passagem me deixa sempre numa lastimosa situação quando alguém me lança a típica pergunta “Jeremias ou Zacarias ?”…eu não sei o que responder…nossos teólogos têm que encontrar uma solução a esse problema,uma solução coerente.

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement