Esqueceu a senha?

Jerusalém como capital de Israel

por Artigo compilado - qua dez 06, 7:12 pm

Trump reconhece Jerusalém como capital de Israel

O presidente Donald Trump faz anúncio na Casa Branca

O presidente Donald Trump anunciou nesta quarta-feira (6) que os EUA passam a reconhecer Jerusalém como a capital de Israel, revertendo quase sete décadas de política externa americana, e determinou o início dos preparativos para a transferência da embaixada americana de Tel Aviv para a disputada cidade.

“Determinei que este é o momento de reconhecer oficialmente Jerusalém como a capital de Israel”, disse Trump em pronunciamento na Casa Branca. “Isso não é nada mais nada menos do que o reconhecimento da realidade.”

Trump descreveu a ação como um “passo há muito devido” para avançar um processo de paz no Oriente Médio que seja duradouro. As negociações entre israelenses e palestinos estão atualmente congeladas.

Nesse sentido, Trump falou que a decisão não equivale a uma tomada de decisão sobre a fronteiras contestadas entre palestinos e israelenses e que isso passa pelas negociações em torno da solução de dois Estados – pela primeira vez endossada pessoalmente pelo presidente americano.

“Não estamos demarcando as futuras fronteiras de uma Jerusalém de soberania israelense ou a resolução de fronteiras contestadas”, afirmou. “Essas questões cabem às partes envolvidas.”

“Os EUA permanecem comprometidos em ajudar a facilitar um acordo de paz que seja aceitável para ambos os lados. Sem dúvida, Jerusalém é um dos temas mais delicados nessas conversas. Os EUA apoiariam uma solução de dois Estados caso isso seja acordado por ambas os lados”, disse Trump.

“Jerusalém não é só o coração de três grandes religiões, mas o coração de uma das democracias mais bem sucedidas do mundo”, afirmou. “Jerusalém é e deve continuar aberta à fé de três religiões, onde os judeus rezam no Muro das Lamentações, cristãos caminham pela Via Crucis e muçulmanos rezam na mesquita de Al Aqsa.”

Extraído do site da Folha em 06/12/2017


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement