Esqueceu a senha?

Jesus é o Arcanjo Miguel?

por Pr. João Flávio Martinez - qua set 05, 10:47 am

Diz a Sra. White (O “Espírito da Profecia” da Igreja Adventista): Moisés passou pela morte, mas Cristo desceu e lhe deu vida antes que seu corpo visse a corrupção. Satanás procurou reter o corpo, pretendendo-o como seu; mas Miguel ressuscitou Moisés a levou-o ao Céu. …Satanás maldisse amargamente e Deus, acusando-o de injusto por permitir que sua presa lhe fosse tirada; Cristo, porém, não repreendeu a Seu adversário, embora fosse por sua tentação que o servo de Deus houvesse caído. Mansamente remeteu-o a Seu Pai, dizendo: ‘O Senhor te repreenda’ (EG White, Primeiros Escritos, Editora Casa Publicadora, Tatuí – SP; 1995, pág. 164)

Refutação:

Dois erros doutrinários se encontram nessa declaração de EG White:

1) Miguel ressuscitou Moisés, quando é Jesus que ressuscitará os mortos por ocasião da sua vinda, o que ainda não se deu (1 Ts 4.16-17; 1 Co 15.51-54). Se Moisés não provasse a corrupção no seu corpo e já tivesse sido ressuscitado, seria ele as primícias dos mortos: quando, de fato, Jesus foi as primícias dos mortos, Mas agora Cristo ressuscitou dos mortos, e foi feito as primícias dos que dormem (1 Co 15.20).

2) A passagem citada, para afirmar que Jesus não repreendeu seu adversário, o diabo, é Judas 9, que diz: Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. Este texto, como lemos, trata de Miguel, o arcanjo, e não de Jesus. É a Jesus que Miguel, o arcanjo, recorre para repreender a Satanás e não a Deus, o Pai. Confunde ela Miguel com Jesus como se ambos fossem a mesma pessoa. Jesus, em sua vida terrena, por várias vezes, repreendeu Satanás e ao passo que Judas 9 afirma que Miguel não pode fazê-lo, invocando a autoridade de Jesus para isso, O Senhor te repreenda. Em Mt 16.23 Jesus repreendeu Satanás com toda a autoridade, dizendo: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo. E não foi esta a única vez que Jesus repreendeu Satanás. Outras vezes isso aconteceu como em Mt 4.10-11 determinando que ele se retirasse. Jesus deu poder aos seus discípulos e seguidores para assim também o fazerem (Lc 10.17-19; Mc 16.17-18). Por fim, Jesus é Criador (Jo 1.3; Cl 1.15-16) e Miguel é criatura celestial, criada pelo próprio Jesus. Os anjos não podem ser adorados (Cl 2.18; Ap 22.8-9) ao passo que Jesus é adorado pelos próprios anjos (Hb 1.6; Ap 5.11-13). Miguel é um dos primeiros príncipes (Dn 10.13) indicando com isso que existem outros iguais a ele; entretanto, Jesus é o Unigênito do Pai, mostrando que não existe outro igual a Ele (Jo 1.14; 3.16). Esse ensino de EG White é francamente herético (II Pe 2.1-2).

Fonte: Apostila “Como Responder aos Adventistas do Sétimo Dia”, CACP


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

49 Comentários

Comentários 1 - 49 de 49Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Como Jesus não pecou e a bíblia não tem erros . então miguel não e Jesus . 

    1. e no monte da transfiguração moises não aparece? como ele não estaria ressuscitado? era a alma dele? erros graves encontrei neste poste!

  2. “e foi feito as primícias dos que dormem” Caro Pr, estude um pouco mais a palavra (primícias) O filho da viúva, a mulher Sunamita.o homem que foi encostado nos ossos de Eliseu, o filho duma viúva, a filha do Jairo, Lázaro. tudo isso antes de Jesus.Explique pastor?

    1. Josue nao adorou um anjo. Releia o texto e contexto que vc observar que nao era um anjo recebendo adoracao. Jesus nunca foi anjo. Hb 1:5

    2. quandoa abiblia fala das primicias dos que dorme  fala do ressuscitamento com um corpo glorificado

    3. caro , irmao eles voltaram a morrer e jesus nao .

    4. Vc quem precisa estudar. Jesus foi o primeiro a ressuscitar pra nunca mais morrer.

  3. Miguel é titulo.Jesus tem vários títulos.O Pr esqueceu de dizer, como sempre. São artigos de um só ponto de vista. O que dizer de Josué adorando um anjo. a questão é? quem é realmente aquele anjo.

    1. Esse anjo que foi adorado por Josué é o próprio Deus assumindoa forma de anjo. NNão é dito o nome desse anjo. Em Gn18,1.22. Deus aparece a Abraão em forma de anjo

  4. Jesus é Deus. por isso é Diferente do Arcanjo Miguel que é um Anjo que é obediente a Deus.

  5. A mania das seitas é inferiorizar Jesus, quando adorado Ele não repreendia, mas quando anjos eram adorados eles repreendiam e não aceitavam, logo Jesus não é um “anjinho”. Jesus em todos os evangelhos, Ele faz clara alusão, dezenas vezes, “EU SOU”.  

  6. O principe faze-se referencia a cristo pois não há outro que possa assumir ou tomar seu lugar no principado celestial. Aqui um dialogo de Jesus com Daniel onde Ele explica que gabriel é o que lhe ajuda na guerra contra as forças do mal, cujo o principe ínguem mais é que santanás.

  7. Excelente resposta a sua Timóteo! Se Jesus foi a primícia dos mortos o que dizer então de todos aqueles que ressuscitaram antes dEle no antigo testamento , e aqueles que o próprio Cristo ressuscitou, entre esses Lázaro? Basta observar a transfiguração do monte! quem estava com Jesus?

  8. Jesus não é anjo, não é Criatura, no Hebraico e Grego, anjo Significa Mensageiro. Miguel é Jesus, é um título de Jesus, assim como “Filho” não faz dele Criatura, nem “Leão de Judá” faz dele um animal.

  9. É tipico e peculiar das seitas rebaixar a Jesus Cristo, logo vão chama-lo de ” um deus”, “criatura”, “anjinho”, “menino jesus”, “ectoplasma evoluido”, a nós compete a reprovação total dessas doutrinas imbecis.

  10. Shalom!Epístola aos Hebreus cap 1 e 2;”Cristo como o Filho de Deus,é superior aos anjos.”Feito tanto mais excelente do que os anjos,quanto herdou mais excelente nome do que eles”.

  11. Aquilo que a Biblia deixa indicios …   quem sou eu pra fazer uma afirmaçao,   Jesus eo nome sobre todos os nomes .  Unico..  agora quem é capaz de abrir a boca pra adorar ao Senhor Jesus e dizer ………..” seja adorado Miguel seja exaltado Santo dos Santos 
    …  

  12. Bom, primeiramente não sou adventista, mas pra mim me parece óbvio que Jesus no antigo testamento não é uma divindade revelada, mas aparece sempre com nomes e títulos de forma diferente, portanto pra mim não seria nenhum absurdo e nem a divindade de Jesus seria diminuída se Ele fosse Miguel.

  13. Os profetas do A.T conheciam Jesus pelo “espirito de profecia” (Espirito de Deus, e não é EGW) veja em Isaías 7:14, Ele é chamado de “Deus conosco”. O salmista Davi dizia . Disse o Senhor, ao meu Senhor.” Acordem da besteira : Jesus não é “anjinho”

    1. Miguel é Arcanjo, Senhor do Exército Celestial… já que vc é um cristão deve ter percebido que na bíblia só Miguel é citado como Arcanjo
      Arcanjo = Acima dos Anjos
      Miguel= Igual a Deus

    2. Is. 7:14 : PAI DA ETERNIDADE. –
      “[JESUS] Se vós não crerdes que EU SOU,[VERBO DEUS] certamente morrereis em vossos pecados.” João 8:24. “seo” fábio, presta atenção, se ficar nessa chamar Jesus de “anjinho” você terás surpresa desagradável, não sei se você é cristão ou o que?

  14. A paz, no principio era a palavra a palavra estava com Deus e a palavra era Deus ,alguém consegue separar uma pessoa da sua própria voz ou da sua palavra , ex : dou minha palavra de honra sou e minha palavra que saiu de mim portanto Jesus é 100% Deus 100% homem.

  15. MIguel se referia ao Senhor, Deus, pai de Jesus – que não é o próprio arcanjo muito menos o Criador do Universo! A Igreja Católica resolveu doutrinar a Humanidade a cerca da alegada ideia de que Jesus era Deus cometendo crime de falsidade ideológica.

  16. O nome MIGUEL vem acompanhado de ARCANJO.

    ARCANJO MIGUEL. Ou seja:  Um líder dos anjos que tem o nome “QUEM SERÁ IGUAL A DEUS?”

    ARCANJO.  Jesus não é anjo algum. Nunca foi anjo.

    Seita satânica gente!

  17. Quando adoram a um anjo na bíblia, trata-se de uma TEOFANIA, que é aparição ou manifestação de Deus, por isso o adoram, mas quando se trata de um anjo a adoração não pode ser recebida.

    1. Em nenhum lugar da Bíblia “adoram a um anjo” Apocalipse 19:10 e Cl 2:18. Anjos são criaturas e nunca são ou devem ser adorados. Teofania é aparição de Deus e não Angelosfania “aparição de anjo” não confunda catraca de canhão com conhaque de alcatrão.

  18. MIGUEL É JESUS….

    A BIBLIA NAO DEIXA DUVIDAS

    POSSO PROVAR ISSO FACILMENTE

    1. se se Jesus é Miguel então por que não continuou com o nome de “miguel” será que Ele não gostou de ser chamado de “miguelão”. ???
      o verdadeiro “migué” é o que a EGWhite fez quando tapeou o povo na “grande decepção” …

    2. o único jeito de você provar que miguel=jesus é mostrando o registro de nascimento ou o RG dele…

      Em apocalipse o nome de Miguel é citado, será que Jesus está tendo alguma crise de identidade, uma hora em Apocalipse é chamado de Miguel e outra hora de Jesus ?

  19. Concordei plenamente com a explicação do ilustre , amigo.. ou Pr, JESUS é criador, anjos são criaturas, JESUS sempre repreendeu satanás, miguel não teve a mesma autoridade, por isso disse: o SENHOR t repreenda satanás.

    1. perfeito !

  20. quanto ao questionamento q fizeram sobre JESUS ser primícia, sim JESUS foi o primeiro a ressuscitar p/ eternidade, assim como a igreja, ressuscitará p/ eternidade.

  21. tds, q ressuscitaram antes de JESUS ressuscitaram por um tempo, vindo a morrer novamente, quando a bíblia fala sobre JESUS ser a primícia dos q dormem, refere-se a ressurreição p/ vida eterna.

  22. ESSE LIVRO QUE POSTEI O LINK ACIMA É A MINHA DEFESA SOBRE A IDENTIDADE DO ARCANJO MIGUEL , PELA QUAL FIZ O LIVRO

    1. Miguel é mencionado em Apocalipse 12:7, e logicamente Jesus também é citado muitas vezes neste livro. Poxa vida ! será que há alguma crise de identidade ? não sabem se chamam Jesus de Miguel ou vice versa ? Conclusão : Miguel e Jesus não são as mesmas pessoas.

  23. Gente vamos estudar mais ,porque fico pasma com cada comentário!!!! Afff temos que estudar não ir pelo que outros falam!!!! Estudar ler a bíblia ou nem agurmentem por favor!!!!

  24. 1 ffiquei confusa sem saber se jesus é ou ñ miguel .2ñ gosto q chamen de miguel de anjinho respeito aos anjos por favor .

  25. Se jesus é ou ñ miguel ñ sei. Mas de uma ccoisa eu sei ele séra ssempre Deus.e eu irei a doralo ssempre sendo miguel ou ñ!

    1. Miguel é mencionado em Apocalipse 12:7, e logicamente Jesus também é citado muitas vezes neste livro. será que há alguma crise de identidade ? Não sabem se chamam Jesus de Miguel ou vice versa ? Conclusão : Miguel e Jesus Não são as mesmas pessoas.

  26. Não gosto de falar de igrejas,todos são livres para cultuarem a Deus no local que quiserem,mas por favor Não dá pra aceitar o argumento que Jesus  o  Arcanjo Miguel .Em Daniel 10 fala que Miguel é um dos principes 

  27. miguel foi criado Jesus nao, vemos isso em daniel quando vai dizer que miguel é um dos primeiros principes logo se despois surgiram outros principes entao foram criados e esses que surgiram sao iguais a miguel logo se sao iguais miguel foi criado, os principados foram criados por Jesus(coloss.1:16)

  28. Resposta curta, é Jesus sim.
    Precisa ser criado para ser o mensageiro de Deus? Ele apareceu a Josué, estava na sarça, segurou a mão de Abraão. Poxa rapaziada vamos para de mentir que ja ficou feio pra vocês muito tempo.

    1. olha como a Palavra especifica o diabo em detalhes :

      ” … o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; …” apocalipse 12:9

      em nenhum momento bíblico, Jesus é chamado de arcanjo miguel explicitamente.

      “cristiano” está errado.

  29. Temos sim dois personagens na bíblia usando o mesmo titulo isso é simples pois os nomes que entendemos por nome de anjos na verdade são títulos e atribuições e não nome próprio.
    Tenho assunto muito importe sobre isso não é possível discutir aqui mas os interessados entrar em contato.

    1. olha como a Palavra especifica o diabo em detalhes :

      ” … o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; …” apocalipse 12:9

      em nenhum momento bíblico, Jesus é chamado de arcanjo miguel explicitamente.

  30. É a Bíblia que Diz que Miguel é Jesus.
    Daniel 12:1 – Miguel é o Grande Príncipe.
    Daniel 9:25 – O Príncipe é o Messias.
    O Messias é Jesus.
    Logo, Miguel é Jesus.
    ==
    Jesus não é um anjo.
    De facto a palavra Arcanjo significa Comandante do anjos.

    1. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. Apocalipse 12:9

    2. O autor de apocalipse no verso 12:9 esclarece que o dragão é a serpente, e o diabo e satanas são a mesma entidade, mas não diz no mesmo capitulo que Miguel é Jesus ou cordeiro de Deus, pessoas são distintas. o adventismo caí em erro crasso, identificando Jesus como Miguel.

    3. a Bíblia NÃO DIZ que Miguel é Jesus. e adventista parece que só sabe usar “daniel” para as suas pífias interpretações que EGW paradigmou na cabeça dos seus adeptos …

Comentários 1 - 49 de 49Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement