Esqueceu a senha?

Jesus é realmente o Arcanjo Miguel?

por Enviado por email - seg maio 01, 12:58 pm

Esse pensamento é comungado pelas Testemunhas de Jeová e pelos Adventistas do Sétimo Dia, ambas as seitas corroboram que JESUS É O ARCANJO MIGUEL. Seria isso verdade? Iremos dividir esse artigo em dois, Primeiro refutaremos o pensamento RUSSELITA e depois o pensamento ADVENTISTA sobre o assunto.

De acordo com as Testemunhas de Jeová, “Jesus não é Deus e nunca afirmou ser” (“Deve-se Crer na Trindade?”, 2000). Pelo contrário, Jesus pode ser entendido “a partir das escrituras como sendo Miguel, o Arcanjo” (The Watchtower, [A Sentinela]  1979, p.29). “Miguel, o grande príncipe, não é outro senão o próprio Jesus Cristo”, alegam (The Watchtower , 1984, p.29). A edição de 15 de maio de 1969 da revista A Sentinela, em Inglês, das Testemunhas de Jeová sugeriu: “Há evidências bíblicas para concluir que Miguel era o nome de Jesus Cristo antes de deixar o céu e depois de seu retorno” (pg.307). Onde está a “evidência bíblica” para tal doutrina? Em um artigo intitulado “A Verdade Sobre os Anjos” que aparece no site oficial das Testemunhas de Jeová (www.watchtower.org), 1 Tessalonicenses 4:16 e Judas 9 foram as duas únicas passagens listadas como prova de que “o anjo mais importante, Tanto no poder como na autoridade, é o arcanjo, Jesus Cristo, também chamado de Miguel “(2001).

Miguel, o Arcanjo, é mencionado apenas cinco vezes na Bíblia (Daniel 10: 13,21; 12: 1; Judas 9, Apocalipse 12: 7), e nenhuma dessas passagens indicam ou pelo menos inferem (sugerem) que ele deve ser equiparado ao Cristo pré-encarnado, Nem com o Jesus ascendido. 1 Tessalonicenses 4:16 também alude a “um arcanjo”, e, embora o nome de Miguel não seja mencionado, esta é a passagem que testemunhas de Jeová frequentemente citam como prova de que Jesus é o arcanjo. Sobre a Segunda Vinda de Cristo, Paulo escreveu: “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com um grito, com a voz de um arcanjo , e com a trombeta de Deus. E os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro “. Supostamente, uma vez que Jesus é descrito como descendente do céu “com a voz de um arcanjo”, então Ele deve ser o arcanjo Miguel. No entanto, este versículo não ensina que Jesus é um arcanjo, mas que na Sua Segunda Vinda Ele será acompanhado “com a voz de um arcanjo.” Assim como Ele será atendido “com um grito” e “com a trombeta de Deus, “Assim Ele será acompanhado” com a voz de um arcanjo. “Pergunta: Se a descensão de Jesus do céu” com a voz de um arcanjo “o faz (como dizem as Testemunhas de Jeová) o arcanjo Miguel, então Sua descida “com A trombeta de Deus “não o faz também Deus? As Testemunhas de Jeová rejeitam esta última conclusão, mas aceitam a primeira. Tal inconsistência é uma prova de seus ensinamentos errôneos sobre Jesus e, consequentemente, de Miguel, o Arcanjo.

Um dos mais fortes argumentos contra Jesus sendo um anjo é encontrado no livro de Hebreus. No capítulo um, o escritor de Hebreus mostrou a superioridade de Jesus sobre os seres angelicais, e o mais importante, o contrastou com eles.

Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, E ele me será por Filho?

E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.

E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo.
Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino.

Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.

E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.
Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão.
E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?

Não são porventura todos eles (os anjos) espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?  Hebreus 1:5-14  – Ênfase acrescentada

A superioridade de Jesus sobre os anjos é vista no fato de que o Pai falou a Jesus como Seu Filho gerado, a quem Ele deu um lugar da honra à sua direita (1: 5,13). Além disso, o escritor de Hebreus indicou que Deus ordenou a todos os anjos que adorassem a Jesus (1: 6, ver Apocalipse 5: 11-13, Filipenses 2:10). No entanto, se Jesus fosse um anjo, como ele poderia aceitar a adoração de outros anjos “menores” quando, de acordo com Apocalipse 19:10 e 22: 8-9, os anjos não aceitam adoração, mas antes pregam a adoração de Deus e nenhum outro? O capítulo um de Hebreus é um golpe mortal à idéia de Jesus, o Filho de Deus, sendo Miguel, o arcanjo. [NOTA: Curiosamente, John H. Paton, o escritor contribuinte mais frequentemente usado em 1879 de Charles Taze Russel (o fundador da Sociedade de Bíblias e Tratados da Watchtower) admitiu isso quando declarou na revista The Watchtower perto do final de seu ano inaugural : “Por isso é dito, ‘que todos os anjos de Deus o adorem’ (que deve incluir Miguel, o anjo principal, portanto, Miguel não é o Filho de Deus ) …” (1879, p.4, acrescentado) . Infelizmente, embora Paton rejeitasse a idéia de que Jesus fosse Miguel o Arcanjo, e embora Russell, o fundador da Torre de Vigia e primeiro editor, tenha permitido tal ensino no primeiro ano de publicação da revista, as Testemunhas de Jeová defendem firmemente a doutrina de que Jesus é Miguel, o arcanjo.]

O autor de Hebreus voltou ao assunto da superioridade de Jesus sobre os anjos no capítulo dois, dizendo: “Ele [Deus] não pôs o mundo vindouro, do qual falamos, sujeito aos anjos” (2: 5). A quem o mundo estará sujeito? A Escritura indica que seria Jesus, “o herdeiro designado de todas as coisas” (Hebreus 1: 2). “Toda a autoridade” foi dada, não a qualquer anjo, mas a Jesus (Mateus 28:18). Todos os anjos, autoridades e poderes “foram sujeitos a Ele” (1 Pedro 3:22). “Ao colocar tudo debaixo dele, Deus não deixou nada que não está sujeito a ele ” (Hebreus 2: 8, NIV , acrescentado). Jesus, portanto, não é Miguel, o arcanjo, “porque não foi aos anjos que Deus sujeitou o mundo vindouro” (Hebreus 2: 5).

Uma prova final de que Jesus não é Miguel, o arcanjo, na verdade vem de uma das cinco passagens em que o nome de Miguel é encontrado na Escritura – Judas 9. Segundo Judas: “Miguel, o arcanjo, em contender com o diabo, sobre o Corpo de Moisés, não ousou trazer contra ele uma acusação injuriosa, mas disse: ‘O Senhor te repreenda!’ “Considerando que Miguel não se atreveria a pronunciar um julgamento contra o demônio (2 Pedro 2:11), Jesus uma vez declarou sobre Satanás:” Ele foi um assassino desde o início, e não está na verdade, porque não há Verdade nele. Quando fala mentira, fala de seus próprios recursos, porque é mentiroso e pai dele “(João 8:44). Jesus não se aproximou do assunto de repreender Satanás com a mesma hesitação que anjos divinos como Miguel. Jesus, como Senhor do céu e da terra (Mateus 28:18), corajosamente chamou o diabo de um assassino e mentiroso, e chegou mesmo a declarar que “não há verdade nele”. O Filho de Deus obviamente não é Miguel, O arcanjo.

Um outro detalhe importante é que em outras ocasiões Jesus repreendeu a Satanás (Mt.4.10; 16.23). Porque Jesus nessas passagens não hesitou em repreender a Satanás?? A Bíblia diz que no Nome de Jesus teríamos também autoridade para repreender os Demônios (Mc.16.17)

Mais um outro detalhe que não podemos deixar escapar sobre o Assunto é o fato de como Jesus se apresentou para algumas pessoas depois de sua Ressurreição e assunção:

1 – Jesus ressuscitou com o Mesmo Corpo – Jo.20.19-20,25-28;

2 – Jesus se apresentou a Saulo no Caminho de Damasco como Jesus e Não como Miguel – At.9.4-6;

3 – Jesus se Apresentou a João em Pátmos como Jesus e não Como Miguel – Ap.1.13-18

4 – Jesus garante que voltará como Jesus e não como Miguel – Jo.14. 1-3; At.1.11; Ap.1.7,8; 22.12-13.

SE JESUS ATUALMENTE É MIGUEL, PORQUE ELE NÃO VIRÁ COMO MIGUEL???????

Considero extremamente intrigante como as Testemunhas de Jeová podem concluir que não há nenhuma prova bíblica de que Jesus é Deus e, ao mesmo tempo, alegam que ” há evidências bíblicas para concluir que Miguel era o nome de Jesus Cristo antes de ele deixar Céu e depois de seu retorno “( Watchtower , 1969, pág. Onde está a evidência? Não há nenhum. Jesus não é Miguel, o arcanjo; Ao contrário, Ele é exatamente o que o apóstolo João disse que Ele era (João 1: 1,14), que Tomé disse que Ele era (João 20:28), e mesmo que Seus inimigos o acusaram de se fazer (João 5:18; 33). Jesus é Deus!  – Tt.2.13; 1Jo.5.20; Ap.1.8, 22.13.

REFERÊNCIAS

“Deve Você Acreditar na Trindade?” (2000), [On-line], URL: http://www.watchtower.org/library/ti/index.htm.

The Truth About Angels (2001), [On-line], URL: http://www.watchtower.org/library/w/1995/11/1/the_truth_about_angels.htm, originalmente publicado em A Sentinela de 1 de Novembro de 1995 .

A Sentinela , 1879, novembro.

A Sentinela , 1969, 15 de maio.

A Sentinela , 1979, 15 de fevereiro .

A Sentinela , 1984, 15 de dezembro.

Profº. Ev. Clemilton Barbosa

Bacharel em Teologia Pastoral – INTEFIB

Bacharel em Administração Eclesiástica – INTEFIB

Bacharel em Missiologia – INTEFIB

Pós-Graduado em Ciência das Religiões – INTEFIB

Curso de Apologética – Seitas e Heresias – CHRISTIAN APOLOGY COLLEGE

——————-

Autor: Clemilton Barbosa


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

5 Comentários

Comentários 1 - 5 de 5Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. os únicos “miguéis” que existe são as seitas Adventistas, TJ e mormon que desde a suas fundações dão o “migué” no mundo com seus ensinos divorciados da Bíblia.

    1. Estas três seitas são os três patetas do cultismo herético, esbofeteiam-se elas (não concordam entrei si) mas quando chega no assunto de Jesus todas fazem o mesmo : rebaixam Jesus a nível de anjinho ou irmão do diabo. então acorda povo, retirem-se deles.

  2. òtimo artigo, que DEUS continue usando a todos. “…resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”.Tiago 4:7

  3. Minha esposa e minha sogra são dessa seita das tj, e eu queria que vocês me ajudassem a tirar elas dessa sociedade mentirosa e enganadora…. Por favor não quero ver minha esposa sofrer no futuro.

  4. o templo dos anjos em bh,so faça de arcanjo miguel.

Comentários 1 - 5 de 5Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement