Esqueceu a senha?

Jesus e seu corpo ressurreto

por Artigo compilado - qua out 04, 12:58 am

MARCOS 16.12 – JESUS APARECEU EM DIFERENTES CORPOS APÓS A RESSURREIÇÃO?

Marcos diz que Jesus apareceu aqui em “outra forma”, por isso alguns alegam que após a ressurreição Jesus assumiu diferentes corpos em diferentes ocasiões, e não possuía continuamente o mesmo corpo físico que tinha antes da ressurreição. As Testemunhas de Jeová (TJs) alegam que Jesus não ressuscitou dos mortos fisicamente, mas em um corpo espiritual, e que Ele “apareceu” ou “se materializou” para os seus seguidores em “corpos diferentes daquele que foi depositado no túmulo”. Na verdade “os corpos nos quais Jesus se manifestou aos seus discípulos, após o seu retorno à vida, não eram o mesmo corpo no qual ele foi cravado no madeiro”, dizem.

RESPOSTA APOLOGÉTICA: Existem sérios questionamentos a respeito da autenticidade do texto envolvido. Marcos 16.9-20 não é encontrado em alguns dos mais antigos e melhores manuscritos. E por ocasião da reconstrução dos textos originais, a partir dos manuscritos existentes, muitos estudiosos acreditam que os textos mais antigos seriam mais confiáveis, uma vez que estão mais próximos dos manuscritos originais. Mesmo garantindo a sua autenticidade, o evento que ele resume (Lc. 24.13-32) simplesmente diz: “Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem” (v. 16). Esse fato esclarece que o elemento miraculoso não estava no corpo de Jesus, mas nos olhos dos discípulos (vv. 16,31). Reconhecer Jesus não lhes foi concedido até que os olhos deles fossem abertos.

Na melhor hipótese, essa é uma referência obscura e isolada. E nunca é prudente basear qualquer pronunciamento doutrinário significativo em um único texto. Seja qual for o significado de “em outra forma”, essa frase certamente não significa uma forma diferente de seu corpo físico real e material. Mais adiante, nesse mesmo capítulo Jesus aparece comendo, dando com disso uma prova de que estava em “carne e ossos”, e não como um “espírito”, que é imaterial (vv. 38-43). “Em outra forma” provavelmente signifique outra além do jardineiro, com o qual Maria o confundiu anteriormente (Jo. 20.15). Aqui Jesus se apresentou em forma de um viajante (Lc. 24.13-14).

Texto Base: Resposta às Seitas, Norman L. Geisler e Ron Rhodes, CPAD, 1997.

Texto adaptado e compilado pelo Pr. Edison Miranda da Silva e Maria Candida Alves.

——————-

Bibliografia:

“A Importância da Ressurreição de Jesus”, estudo do Pr. Natanael Rinaldi.

Analisando as Traduções da Bíblia, Severino Celestino da Silva, Editora Ideia, 11ª edição, 2014.

“A Ressurreição Corporal de Jesus”, estudo do Pr. Natanael Rinaldi.

Bíblia Apologética, ICP, 2000.

Heresias e Modismos, Pr. Esequias Soares, CPAD, 1ª edição, 2006.

O Livro dos Espíritos, Allan Kardec. Editora Petit, 2ª edição, 2001.

“O Mito do Ano 1914”, estudo do Pr. Natanael Rinaldi.

O Novo Testamento, Haroldo Dutra Dias, FEB, 1ª edição, 2013.

“Por Que Expor os Erros das Seitas”, estudo do Pr. Natanael Rinaldi.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

6 Comentários

Comentários 1 - 6 de 6Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. as TJ tem uma verdadeira ojeriza anormal quando defrontam com espíritas no dialogo de casa em casa, tem pavor e dão linha na hora … E contudo, o ensino de que Jesus “materializou” pós ressurreição é doutrina espírita kardecista e eles não se dão conta disso ?

    1. também, uma tradução TJ originalmente feita por um tal de Johannes Greber espírita só poderia dar uma sugestão dessa, que Jesus não ressuscitou em carne. contradizendo abertamente 1 João 4:1-3

  2. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
    1 Coríntios 15:14

  3. so se deve ter cuidado em utilizar o texto critico como base de argumento , essas biblias omitem muitos textos a respeito da deidade de cristo o que da margem a varios argumentos tj

  4. Jesus comer com seus discípulos após ser ressuscitado não pode ser usado como argumento contra ele estar materializado já que os anjos q visitaram Abraão comeram com ele.  A criatura espiritual ao materializar-se adquire corpo humano com todas as suas funções vitais.

    1. a Bíblia não usa essa expressão “materializar-se” em nenhum momento … não foi somente anjos que visitaram Abraão, mas o próprio Deus também … Ele comeu pão, bebeu leite e coalhada e saboreou um assado de carne bovina e teve os pés lavado com água.

Comentários 1 - 6 de 6Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement