Esqueceu a senha?

Jesus ensinou a predestinação ao inferno?

por Pr. João Flávio Martinez - qua fev 25, 2:54 pm

jesus.m

Um calvinista, de maneira estranha, usou em um debate um texto de Mateus 11.21-24 para falar de uma suposta condenação predeterminada (por Deus) dos habitantes de Tiro, Sidom, Sodoma e Gomorra (o que não é bíblico, mas crida pelo calvinismo – seria a dupla predestinação), mas vejamos – é só ler o texto na bíblia VIVA (versão calvinista da bíblia na linguem de hoje):

“Ai de ti Corazim, e ai de ti, Betsaida! Porque se os milagres que Eu fiz nas tuas ruas tivessem sido feitos em Tiro e Sidom há muito tempo aqueles povos teriam se arrependido com vergonha e humildade”. 22″Verdadeiramente, Tiro e Sidom estarão em melhor situação no Dia do Juízo do que Corazim e Betsaida!”. 23″E tu, Cafarnaum, embora altamente honrada, descerás até o inferno! Porque se os admiráveis milagres que Eu operei ai tivessem sido feitos em Sodoma, aquela cidade ainda existiria até hoje”. 24″Verdadeiramente, a situação de Sodoma será melhor do que a tua, no Dia do Juízo”.

Não há nada de condenação predeterminada para Tiro e Sidom, pois o evangelho chegaria ali e redenção ocorreria nessas cidades também (At 21.3) – e a bíblia defende que no Céu haverá povos de todas as tribos, línguas, etnias e nações – confira: “Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos”. Apocalipse 7.9 – Jesus ainda arremata dizendo que: Verdadeiramente, Tiro e Sidom estarão em melhor situação no Dia do Juízo do que Corazim e Betsaida!

O Calvinista Matthew Henry comenta o seguinte sobre esta passagem:

Cristo sabia que o coração dos judeus eram mais irados e endurecidos contra seus ensinos e milagres, do que os de Tiro e Sidom; portanto, sua condenação será maior… (Jesus) nunca retém o conhecimento da verdade daqueles que o anelam”. (Comentário Bíblico, Henry, Ed. CPAD, Pg 764)

Quanto a Sodoma o Gomorra (que é um caso anacrônico), não fala de salvação, mas de juízo – juízo que não teria vindo sobre as cidades caso tais sinais tivessem acontecido ali, ou seja, elas não seriam destruídas e condenadas em fogo, como foram. O texto não fala que todos seriam salvos em caso contrário, mas mesmo assim, podemos entender que teremos alguns de Sodoma e Gomorra no céu. O próprio Ló é um exemplo de salvos desse lugar. Aqui, neste contexto, não tem nada de predestinação para o inferno, como sugeriu o calvinista.

Assista a explicação do vídeo abaixo:


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

4 Comentários

Comentários 1 - 4 de 4Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. CACP,

    OBRIGADO POR ESTE ARTIGO, EU ESTAVA ESPERANDO ESTE TEMA. E A REFUTAÇÃO AO ENSINO ANACRÔNICO DOS CALVINISTAS REFERENTE A MATEUS 11:21~24;

  2. Eita fuminho bão!
    Sempre leio os artigos, do CACP, e os considero uma excelente fonte para entendermos claramente pontos que podem gerar dúvidas em relação a ensinamentos bíblicos.
    É impressionante como alguns “líderes” não buscam realmente entender aquilo que tão ávidamente defendem.

  3. Bom dia irmão, mas então por que mesmo Tiro e Sidom não foram salvas?
    1 – Deus não conseguiu salvá-las apesar de querer? E nesse caso Deus foi impotente frente as circunstâncias? Ou;
    2 – Deus não quis salvá-las? (Ex 33.19b; Rm 9.15).
    Lembra como Deus agiu com Nínive e com Jonas?

    1. deixa de lero lero de calvinista … o entendimento calvinista apresenta um Deus obtuso, que faz acepção de pessoas e roleta russa com a alma dos humanos com a tal predestinação arbitrária que joão calvino inventou na era medieval o qual foi um despota em genebra.

Comentários 1 - 4 de 4Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement