Esqueceu a senha?

Jesus morreu pelos eleitos, ou por toda a humanidade?

por Pr. João Flávio Martinez - qui set 04, 12:01 am

jesus nazaretyh

Quero destacar, aqui, o que o próprio João Calvino conjecturou sobre isso:

“ […] pois é a vontade de Deus que busquemos a salvação de todos os homens, sem exceção, porque Cristo sofreu pelos pecados do mundo inteiro […]” (Comentário aos Gálatas, Ed. Fiel, 2007, p. 145).

Então, apesar da doutrina calvinista ensinar a Expiação Limitada, ou seja, que Cristo morreu apenas por um pequeno grupo de eleitos, Calvino, pelo menos nesta obra citada, conjecturava o contrário.

Roger Olson acrescenta que:

“A Escritura contradiz a expiação limitada em Jo 3.16, 17; Rm. 14.15; 2Co. 5.18-19; Cl. 1.19, 20; 1Tm. 2.5, 6; 1Jo. 2.2. Todos conhecem Jo. 3.16, 17: ‘Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.’ Tipicamente, os calvinistas respondem que nestes versículos ‘mundo’ faz referência a todos os tipos de pessoas e não a todos. Entretanto, isso tornaria possível interpretar todas as passagens onde o Novo Testamento conta que o ‘mundo’ é pecador e caído no sentido de que somente algumas pessoas – todos os tipos – são pecadoras e caídas. A interpretação calvinista de Jo. 3.16, 17 parece se encaixar na descrição de Vernon Grounds de exegese defeituosa usada para defender a expiação limitada.”

(Em: <www.arminianismo.wordpress.com>. Acesso em 03 junho 2014).

Veja mais alguns versículos bíblicos:

 Isaías 53.6: “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.”

 Isaías 53.12: “Pois ele carregou o pecado de muitos, e intercedeu pelos

transgressores.”

João 1.29: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”

João 3.16: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para

que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.

João 12.47: “Se alguém ouve as minhas palavras, e não as guarda, eu não o julgo.

Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo.”

 Romanos 5.6: “De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios.”

 Romanos 5.18-19: “Consequentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens. Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.”

 2 Coríntios 5.18-19: “Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.”

 1 Timóteo 2.3-4: “Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.”

1 Timóteo 2.5-6: “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.”

 1 Timóteo 4.10: “Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens, especialmente dos que creem.”

 Hebreus 2.9: “Vemos, todavia, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, coroado de honra e glória por ter sofrido a morte, para que, pela graça de Deus, em favor de todos, experimentasse a morte.”

1 João 2.2: “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.” 

Partes extraídas do livro “Calvinismo Recalcitrante” – clique aqui e adquira o livro


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

7 Comentários

Comentários 1 - 7 de 7Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. O calvinismo mostra-se uma doutrina vinda do inferno. Calvino realmente estava sob inspiração maléfica, pois se fosse pelo Espírito Santo jamais teria tido essas ideias. Uma hora ele escreve uma coisa, outra hora escreve outra diferente. É uma doutrina que bota qualquer um doido.

  2. O que dizer de Mateus 24.31; e  Efésios 1.4-14  “…como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo  o beneplácito de sua vontade…”

  3. A onde, no texto, fala de Deus eleger pecadores pra ser salvos ou perdidos??? O texto fala de salvos ser eleitos pra ser SANTOS E FILHOS POR ADOÇÃO… Então, nada a ver com a heresia do calvinismo… (Pr. Martinez)

  4. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
    João 10:11 ( ele afirma da a vida pelas ovelhas )
    Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito.
    João 10:26 ( ele não deu a sua vida por esses )

  5. No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
    João 1:29
    Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.
    1 João 5:19 ( esta todo o mundo no maligno ou está todo o mundo sem pecado )

  6. Átila Costa sáb dez 03 at 8:45 pm ( ele não deu a sua vida por esses )

    “Quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, MAS VÓS NÃO O QUISESTES ! Lucas 13:34

    não tenha medo do livre-arbitrio.

  7. Amigo, eu acredito que ele predestinou alguns para levar o seu nome até as extremidades da terra, como fez com Paulo e alguns, como jeremias que foi predestinado para levar o arrependimento ao povo judeu, Deus predestina alguns é não todos, para a glória do seu nome

Comentários 1 - 7 de 7Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement