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Jesus morreu por muitos ou por todos os pecadores?

por Artigo compilado - qui mar 12, 1:01 pm

Jesus pedro

O bom hermeneuta — intérprete das Escrituras — não deve se prender apenas ao étimo dos termos bíblicos para fazer uma boa exegese. Ele deve saber que os contextos geral e imediato podem alterar o significado original de uma palavra. Afinal, as Escrituras são análogas. Vejamos como os termos “todos” e “muitos”, em Romanos 5, mudam de significado de acordo com a construçao frasal ou ao serem confrontados com a analogia geral das Escrituras.

Versículo 12: “por um homem [Adão] entrou o pecado no mundo […] a morte passou a todos os homens […] todos pecaram”. O termo “todos”, aqui, evidentemente, alude à totalidade do mundo, visto que os contextos imediato e remoto indicam que todas as pessoas do mundo, sem exceção, pecaram e vêm ao mundo, por conseguinte, já mortas em pecado (Rm 3; Gl 3; Jo 3, Ef 2, 1 Jo 1-2; Sl 51.5, Pv 20.9; Is 53, etc.).

Versículo 15: “pela ofensa de um [Adão], morreram muitos”. O termo “muitos”, aqui, denota “todos”. Por quê? Porque o versículo 12 (contexto imediato) mostra que a morte passou a todos os homens, depois da Queda, e não a muitos. Além disso, como vimos, o contexto remoto também revela que o pecado original é extensivo a toda a humanidade.

Versículo 18: “por uma só ofensa [a de Adão] veio o juízo sobre todos os homens para condenação […] por um só ato de justiça [realizado pelo Senhor Jesus] veio a graça sobre todos os homens para a justificação de vida”. O termo “todos”, aqui, à luz do contexto imediato, refere-se, sem dúvidas, à totalidade da humanidade pecadora. Afinal, todos nascem debaixo da condenação, visto que Deus nivelou toda a humanidade debaixo do pecado (Rm 11.32; Gl 3.22). Por outro lado, pela mesma lógica, todos os que crerem, considerando que Deus não faz acepção de pessoas (Rm 2.11; Tg 2.1), podem ser alcançados e salvos pela graça de Deus (Jo 3.16; Mc 16.15,16; Tt 2.11; 1 Tm 2.4; 4.10; 1 Jo 2.1,2).

Versículo 19: “pela desobediência de um só homem [Adão], muitos foram feitos pecadores […] pela obediência de um [Cristo], muitos serão feitos justos”. O primeiro “muitos”, aqui, como já vimos, equivale a “todos”. Mas o segundo denota, curiosamente, “poucos”, em relação à totalidade. Como assim? Embora o Senhor Jesus tenha provado a morte por toda a humanidade (Hb 2.9) — haja vista ter Deus encerrado a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia (Rm 11.32) —, a Bíblia mostra que poucos são os que entram pela porta da salvação (Mt 7.13,14).

Van Johnson, ao discorrer sobre a ocorrência de “todos” e “muitos” em Romanos 5, afirmou: “O leitor notará como Paulo passa livremente de ‘todos’ para ‘muitos’ ao longo de toda essa seção. […] O uso de ‘muitos’ em oposição a ‘todos’ não é significativo, porque Paulo usa os termos intercambiavelmente. Os ‘muitos’ que morreram pela transgressão de um homem (v.15) são certamente referência a todas as pessoas. E a natureza paralela dos versículos 18 e 19 sugere que o ‘todos’ do versículo 18 é equivalente ao ‘muitos’ do versículo 19” (Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento, CPAD).

Em Romanos 5.6, a Palavra de Deus assevera que “Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios”. Ele não deu a sua vida por um grupo seleto de santos e justos, e sim por ímpios e pecadores. Paulo explica melhor o sentido de morrer pelos ímpios, nos versículos posteriores: “Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (vv.7,8). Além de ímpios, éramos, por antecipação, inimigos de Deus, visto que já nasceríamos em pecado (Rm 3.23; 5.12). Paulo esclarece: “se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida” (Rm 5.10).

Não existem justos de nascimento. Se, hoje, somos considerados justos, é porque fomos justificados pelo Senhor Jesus (v.1). E isso decorre do seu sacrifício vicário e expiatório: “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (v.9). Diante do exposto, por quem Cristo morreu? Por todos os pecadores, ímpios e inimigos de Deus. Ou seja, o Senhor deu a sua preciosa vida por mim e por você. Glória seja dada ao Salvador do mundo!

Ciro Sanches Zibordi do blog da CPAD News


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11 Comentários

Comentários 1 - 11 de 11Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Os calvinistas interpretam a Bíblia à luz das Institutas de Calvino. Eles tem que fazer um malabarismo enorme para colocar a TULIP na Bíblia. Aqueles que deixam as Escrituras falarem por si só não tem como escapar da verdade de que Cristo Jesus morreu por todos os seres humanos.

  2. É incrível o esforço hercúleo que os calvinistas tem que fazer para complicar o que é claro e simples na Bíblia. Como é difícil eles aceitarem que o amor de Jesus alcança a todos!!! Como é fácil eles aceitarem, sem qualquer reflexão, tudo que os teólogos calvinistas falam!!!

  3. Os calvinistas são teimosos em não reconhecer os erros de João Calvino e não expurga-los.
    Martinho Lutero fez a reforma protestante, e nem por isso temos que segui-lo nos erros posteriores e atitudes dele, tais como o anti-semitismo e outras caduquices. 

  4. A doutrina Calvinista surgiu de uma interpretação errada das escrituras, e esse mal foi acrescida pelo orgulho e elitismo europeu (foi muito bem aceito), principalmente pelo escravagistas sentindo-se superiores para dominar povos indefesos (supostos não-eleitos). Calvinismo é Medieval.

  5. Sob o comando de Calvino em 1545~34 mulheres foram queimadas vivas sob acusação de serem ou praticarem feitiçaria. E tem gente hoje, acadêmica, que defende a memória deste crápula.

    http://4.bp.blogspot.com/-SqFpU8S2kWE/UICiREdfDiI/AAAAAAAAAMY/YJcP1b8IKSU/s1600/FOGUEIRA.jpg

  6. Cristo deu a sua Vida por toda a Humanidade e Não só por alguns.o que bastar para ser salvo é os Humanos escolherem por aceitarem Jesus Ressuscitado como Salvador.

  7.  Jesus morreu ñ para termos escolhas se queremos ou não ser salvos, Jesus morreu e já salvou todos os que de antemão foram chamados pelo Pai, se Jesus tivesse morrido por todos, estaríamos falando que seu poder não foi capaz de salvar a todos por que nem  todos irão para Deus.(mt 7:22-23) 

  8. Meu amigo Tiago, parece que você esqueceu de ler na Bíblia Sagrada Romanos cap: 5 e vers: 6 que diz: ” Pois, quando ainda eramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios”. Ou seja TODOS os pecadores. “Porque TODOS pecaram e destituídos estão da Glória de Deus” Rom 3:23.

    1. A muitos que entende ao ler estes verciculo de (Romanos 5:6 ,porque Deus perdoou os seus pecado ele (Deus) estava dando a salvação eterna ou o direito de escolher ser salvo,o veículo se refere apenas ao perdão e ponto final.

  9. Concordo com o Tiago no sentido que o contexto de Romanos 5e6 não se refere a dar aos que foram alcançado pela justificação do pecado ,por meio do sacrifício de Cristo a escolha de escolher a salvação eterna ou não ,pelo facto de que os dois verciculos não da base para esta interpretação.

  10. A salvação eterna 

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