Esqueceu a senha?

Jesus ou Moisés: quem é “as primícias dos mortos”?

por Pr. João Flávio Martinez - sáb jul 15, 12:57 am

Moisés ressuscitou em glória antes de Jesus Cristo?

É notório que os Adventistas, como outras seitas e movimentos ateísticos, negam a vida após a morte. Um dos argumentos em favor da doutrina do “sono da alma” seria de que a doutrina da “imortalidade” é pagã. E isso poderia facilmente ser constatado pelos escritos de Sócrates e Platão (que teriam influenciado o cristianismo), filósofos helênicos que acreditavam piamente nessa cosmovisão. Diante desses fatos, argumenta o Adventismo que os cristãos deveriam negar veemente a doutrina da imortalidade da alma. Entretanto, se encararmos essa suposição como válida, também não poderíamos aceitar a doutrina do “sono da alma” pregada pelos “aniquilacionistas”, pois havia também filósofos pagãos que defendiam a mesma ideologia adventista da inércia após a morte. O filósofo Epecuro, por exemplo, acreditava em uma ideologia totalmente aniquilacionista – pra ele quanto alguém morria, morria completamente e plenamente (inclusive Paulo combate essa ideologia – I Co 15.32). Então podemos concluir que se acreditar na imortalidade da alma é invalido pelo fato de filósofos gregos assim contemplarem a vida, nós também teríamos que negar a teologia adventista pelo mesmo motivo, pois Epecuro acreditava em algo similar ao esquema doutrinário classificado como “sono da alma”. O que vemos é que o argumento adventista é anulado pelo seu próprio silogismo.

A Bíblia tem inúmeras passagens que mostram que a alma não dorme após a morte (Cf. Lc 16.19-31; Ap 6.9,10; Fl 1.21-24; Mt 10.28; etc…). Uma passagem que é bem problemática para os adventistas e para os “aniquilacionistas” são os textos de Dt 34.5 e Mt 17.1-3 – leiamos:

Assim morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, conforme a palavra do SENHOR”. (Dt 34.5)

“Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a Joäo, seu irmäo, e os conduziu em particular a um alto monte, e transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele”. (Mt 17.1-3)

Os textos deixam explicitado que Moisés morreu e depois de morto apareceu para Jesus no monte da transfiguração.

Mas olhem o que dizem os adventistas sobre o porquê Moisés apareceu no texto de Mateus: “Moisés foi ressuscitado antes de ir ao céu – ver Judas 1:9” *. Ou seja, Moisés só pode aparecer para Jesus por estar vivo como estava vivo Elias (O profeta Elias foi levado ao céu sem ver a morte – Cf. II Rs 2).

Bem, mas por que esse pensamento sobre a ressureição de Moisés não é teologicamente correto?

Primeiro, o texto de Judas 1.9 não fala em nenhum momento que Moisés ressuscitou, diz apenas de uma disputa sobre o corpo de Moisés – “Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, näo ousou pronunciar juízo de maldiçäo contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda”.

Segundo, a Bíblia informa que o único que ressuscitou e está na glória é o Senhor Jesus, que foi feito “as primícias dos mortos” – veja: “E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras… Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.” (I Co 15.4,20). Mas ninguém ressuscitou ainda, além de Jesus – “Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda” (I Co 15.23).

Por último, Jesus Cristo é chamado de “primícias dos mortos” (I Co 15.23), mas se Moisés já estava ressurreto na glória então o apóstolo Paulo se equivocou, pois nesse caso Moisés deveria ser chamado de “as primícias” dos mortos.

O que percebemos é que a argumentação da ressurreição e ascensão de Moisés antes mesmo de Cristo não tem nenhum respaldo bíblico. É como diz a Bíblia – “um abismo chama outro” (Sl 42.7) e uma heresia fomenta mais heresia.

NOTA APOLOGÉTICA: 

O profº Adventista Leandro Quadros, em um desses programas do Vejam Só, disse que Moisés ressuscitou (Mt 17.3, Jd 9 e I Co 15) como que recebendo “um cheque pré-datado da Graça de Jesus na Cruz” (Apesar de não vermos tal ressurreição na Bíblia). Então, neste caso, Moisés teria recebido por antecipação o corpo glorificado de I Co 15. Entretanto, a doutrina adventista do Juízo Investigativo nega tal possibilidade, já que só após 1844 Jesus estaria fazendo um juízo investigativo de análise dos livros para ver quem futuramente seria salvo e glorificado. Então, se Moisés recebeu uma antecipação, toda a teoria do Juízo Investigativo cairia por terra, pois pra que Jesus examinaria os livros a procura do nome de Moisés? (Livro “O Grande Conflito”, Ed Casa Publicadora, 27ª Edição, Pg 486) E mais, se Deus pode conceder um “cheque pré-datado de Graça” para Moisés, por que o Senhor Deus não fez isso com todos os que morreram pela fé? Não seria o Juízo Investigativo apenas um paliativo para a fraude da volta de Jesus em 1844?
Com a palavra, os adventistas…

——————————–

• http://iasdjovem.com.br/artigos/alma-e-espirito


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

63 Comentários

Comentários 1 - 50 de 63Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. eu creio que moisés foi ressuscitado  Ec 9: 5 Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles.
    6 Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol.
    se não tem parte em nado que acontece debaixo do sol como moisés falou com jesus a explicação e que moisés foi ressuscitado segundo o relato de judas 1:9   

    1. Me prova onde a Bíblia diz que Moisés ressuscitou antes que Jesus? me citar Romanos 5:14 não vale pois não prova nada.

    2. Me prova onde a Bíblia diz da ressurreição de Moisés?

    3. caninde Almeida, A Bíblia diz que o mais cego é o que não quer ver. Não fique recebendo ensino de quem não tem conhecimento deste assunto,pois eles não podem fundamenta sem conjecturar. Se quiser saber a verdade fundamentada posso lhe responder sem conjecturar, fique na paz.

    4. caninde almeida,a Bíblia diz que o mais cego é o que não quer enxergar.

    5. Moisés

    6. em nenhum lugar da Biblia afirma que Moises ressuscitou principalmente em Judas 9, Jesus é a primicia dos que dormem. É um ponto teológico que precisa da luz do Espírito Santo , para entender-mos nós não podemos afirmar o que não encontramos amparo bíblico.

  2. Gosto muito dos ensinos apologeticos. Gostaria de saber no novo testamento onde fala de Dizimos e ofertas.

    1. Dízimos:Mt 23:23 e Hb 7:8
      Ofertas:2Co 9:6-12

      Paz de cristo irmão

    2. JESUS RECOMENDA SUA PRATICA EM MATEUS 23;23 E LUCAS 11;42.
      MUITOS TEM DITO QUE ESTES ENSINAMENTOS ERAM SO PARA FARISEUS POR ISSO NÃO PODEMOS RECEBE-LOS.
      AGORA IMAGINE SE USAM ESTE ARGUMENTO ABSURDO PARA DIZER QUE O NOVO NASCIMENTO ERA TAMBEM SO PARA OS FARISEUS(NO CASO NICODEMOS).

    3. novo testamento não fala de dízimos após o sacrifício de Cristo o véu rasgou não precisamos  de sacerdote para fazer mediação como consequência não precisa mais de dízimo pra manter sacerdote o que existe são textos que falam de doações aos pobres q são usados fora do contexto

  3. Excelente o breve artigo elaborado pelo pastor Martinez. A bem da verdade, A IASD emprega gigantesco esforço para corroborar suas mentiras na Bíblia, porém, a Palavra de Deus assevera que “nenhuma mentira vem da verdade.” (I João 2:21). Apologeta

    1. Eu diria a mesma coisa com relação ao autor do artigo e a você Eduardo F. de Oliveira…Gigantesco esforço…Mas penso que vcs deveriam entrar em contato com outros heréticos que defendem a imortalidade da alma. Já vi argumentos melhores.

  4. Pr. Natanael,parabéns pelo o ensinamento.da imortalidade da alma.Nos dias de hoje deparamos com muitos ensinos fora do entendimento Bíblico,e principalmente nas redes sociais precisa de pessoas assim como o senhor para dar ensinos tão esclarecedor como este.Deus te abençoe,fique na paz.Pr.Edson

    1. Deus disse para Adão e Eva certamente morrereis,Satanás disse para o casal é certo que não morrereis. E agora? se eu disser que a alma morre eu fico do lado de Deus se eu disser que a alma não morre eu fico do lado do inimigo Ezequiel 18 :4

  5. DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE TI, É TRISTE VER TANTO RANCOR.
    MEDITE EM JEREMIAS 23:1 A 4. TALVEZ ISSO TE ABRA OS OLHOS.
    QUE DEUS TOQUE EM TEU CORAÇÃO.

  6. O “aniquilacionismo” se fosse verdade, seria um comodismo para o diabo e seus sequazes. Nesta tese absurda simplesmente morrem, e não são punidos pelos crimes. Assim como Deus é eterno e não tem fim de existência, seu castigo também não. (tormento noite e dia eterno Ap.14:11).

    1. O corpo volta a terra e o espírito volta a Deus. Alguém que morre já não existe mais “em plano algum” até que Jesus venha e ressuscite neste dia os mortos.

    2. Apenas Deus possui a imortalidade,1 Timóteo 6:16,a imortalidade do anjos é condicionada à obediência e a dos homens só será adquirida naquele dia,o dia do Senhor,para os justos.

    3. O áudio explica a questão.

  7. Amo as publicações do pessoal do CACP vocês são bênção de Deus. Que ele continue vos abençoando abundantemente.

  8. Leia primeiro o contexto, jesus quando subiu np monte ele 
    Se-transfigurou ou seja ele assumiu o seu lugar de Deus, e foi ate moises e  elias .mais moises
    nao ressucitou..

  9. Tenho pena deste Pr que postou esse comentário.

  10. DEUS O LEVOU PARA A GLÓRIA. 
    Agora: QUAL FOI O ASSUNTO QUE MOISÉS FALAVA COM  JESUS NA TRANSFIGURAÇÃO?
    FOI SOBRE A MORTE DE JESUS. Jesus estava desconsolado e preocupado.
    MOISÉS E ELIAS VEM ENCORAJÁ-LO  à passar a prova porque VALE A PENA MORRER PARA O TODO PODEROSO. AMÉM.

    1. VALDECI MARTINS!!!! ME DA UM SÓ VERSÍCULO QUE PROVE ESTE SEU ARGUMENTO DE QUE JESUS FOI ENCORAJADO POR ELIS E MOISÉS NO MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO!!!!!

  11. Coitado do Lázaro !  Tinha ido para o céu bem feliz ! Não  deve ter gostado de ter sido ressuscitado e voltar do céu para esta terra cheia  de maldades e pecado!!!

  12. Moisés ficou morto por 30 dias ainda logo o seu corpo já tinha se decomposto e já eram restos mortais, e em Judas diz que foi o corpo de Moisés que foi disputado e não os restos mortais.
    Jesus é as primicias.
    Luiz

    1. Pra que o arcanjo Miguel e Satanás queriam um corpo?logo Moisés foi ressuscitado por isso que Satanás apareceu reivindicando como sendo seu.

  13. quando cristo ressussitou a biblia fala que ressussitou varios nsantos com ele e entraram em jeruzalem acontece que cristo e a primicia por que e o unico que ressussitou dele, todos os outros foi ele que os ressucitou, ex lazaro ressucitou primeiro que ele.

    1. essas ressurreições que houve antes de Jesus ser ressuscitado como primícia dos mortos, foi uma exceção para evidenciar o Poder de Deus para os primeiros discípulos. as pessoas ressuscitadas neste tempo não receberam corpo glorioso como Jesus, simplesmente passaram a viver.

    2. não tem registro sobre o que houve com (*) Lazaro, o irmão de Marta e Maria, simplesmente ele voltou a viver, e posteriormente ficou velho e faleceu ou foi martirizado pela fé. não há crônicas a respeito disso. (*) este Lazaro não é o mesmo de Lucas 16 (o leproso).

    3. sr jcp
      qual a diferença entre ser ressuscitado e voltar a  viver?
      na Bíblia tb diz que Sansão se suicidou mas vcs dizem que não

    4. eu acho que o sr devia tb explicar por que na Bíblia fala que a Lei já passou e os senhores recorrem a ela para corroborar a ciondenação aos catolicos

  14. no livro de eg-white “história da redenção” cap 22 pag.135 diz que “moises foi ressuscitado” depois no inicio do cap.23 ela diz “Depois da morte de Moisés, Josué devia ser o líder de Israel,
    a fim de conduzi-los à Terra Prometida.”

    ué ? moises morreu, ressuscitou, e morreu? 

    1. “..pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal..CL.2.6-19

      neste livro, a sra. white diz/aponta anjos em todo lugar, inclusive chamando Jesus de “miguel”.
      “Miguel, ou Cristo, com os anjos que sepultaram Moisés”

    2. o sr não respondeu ás perguntas anteriores

  15. martinho dom abr 03 at 10:17 am “sr jcp na Bíblia tb diz que Sansão se suicidou mas vcs dizem que não”

    Sansão cometeu suicídio? sr.martinho, favor pesquisar mais, antes de espoletar dúvidas diversas.

    http://www.cacp.org.br/sansao-cometeu-suicidio/

  16. martinho dom abr 03 at 10:19 am “eu acho que o sr devia tb explicar por que na Bíblia fala que a Lei já passou e os senhores recorrem a ela para corroborar a ciondenação aos catolicos”

    sr. martinho. estude mais. o sr. está confundindo protestante com adventistas. são opostos.

    1. não sr
      os senhores escrevem artigos aqui falando da Santa Lei de Deus
      é ou não é?

    2. de qual igreja é esse centro apologético, que ousa dizer que as igrejas são seitas. Não sabem nem o que significa seita

  17. outra coisa
    o sr anda perdendo muitos fiéis para os adventistas por causa de sua contradição
    uma ora exalta a Lei, outra hora a rebaixa

  18. Gilvan dom mai 17 at 11:43 pm
    O corpo volta a terra e o espírito volta a Deus. Alguém que morre já não existe mais “em plano algum” até que Jesus venha e ressuscite neste dia os mortos.

    1. já leu filipenses capítulo 1 ? vide também v.v 22-24. “[Paulo] julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne.”

      Paulo queria estar com Cristo, mas por causa da igreja da época preferiu ficar vivo ou na carne.
      teve ele pensamentos suicida ou dorminhoco? resp. não ! Hb 9:27

  19. “O corpo volta a terra e o espírito volta a Deus. Alguém que morre já não existe mais “em plano algum…”.
    procure ler melhor
    aí no Eclesiastes não tem uma certeza absoluta mas uma perspectiva do autor
    alguém deste cacp até explicou.Leia seus próprios artigos

    1. não se pode basear-se só no A.T, tem que analisar o A.T de acordo com a ótica do N.T e não ao contrario. não é pq Deus falou algo em “eclesiastes” vc vai aplicar tudo, tem que filtrar pela nova aliança. em Ez.4:12 – D’us manda comer pão cozido com esterco, vc vai fazer isso hoje?

    2. é meu filho
      mas acontece que vcs usam eclesiastes para combater pessoas como católicos e espíritas
      vc mesmo não segue esse conselho

  20. Quem começou a defender que a alma era imortal foi Tertuliano.Estudem o pensamento e história do povo Hebreu.

    1. e quem começou a falar sobre aniquilacionismo foi eg-white a velha que voces consideram como papisa. 

    2. já leu filipenses capítulo 1 ? vide também v.v 22-24. “[Paulo] julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne.” Paulo queria estar com Cristo, mas por causa da igreja da época preferiu ficar vivo ou na carne. teve ele pensamentos suicida ou dorminhoco? resp. não ! Hb 9:27

  21. martinho qua abr 06 at 6:09 pm “vcs usam eclesiastes para combater ..católicos e espíritas vc mesmo não segue esse conselho”

    o protestante usa Eclesiastes bem como as demais escrituras Bíblia para refutar, no texto e contexto e não para “combater”.(como a inquisição fez isso).

    1. texto e contexto não senhor
      o sr usa conforme a conveniencia
      o sr sequer sabe o que é contexto

  22. Mário qua abr 27 at 12:42 am “de qual igreja é esse centro apologético, que ousa dizer que as igrejas são seitas. Não sabem nem o que significa seita”

    seita é quem coloca uma outra pessoa na frente de Jesus e do Espirito Santo, e do Pai. 

    1. explique isto sr. mario (se conseguir) …

      http://www.cacp.org.br/oracao-para-aceitar-a-profetisa-adventista/

  23. Quanta heresia!!!

  24. Vocês usam a bíblia para ensinar uma doutrina espírita e a IASD que é uma seita? O que dizer por ex. de: Os mortos não louvam o Senhor, tampouco nenhum dos que descem ao silêncio.
    Sl 115:17. E Jó 7:9-10?

    1. Aqui a resposta:
      http://www.cacp.org.br/aniquilacionismo-ou-sono-da-alma/

  25. Miguel e Satanás lutou pelo corpo de Moisés justamente para que o mesmo fosse ressuscitado dos mortos e subiu para céu no seu próprio corpo glorificado e não como alma e nem reencarnou em outro corpo. Jesus é a sombra do que viria e Moisés foi ressuscitado pelo próprio doador da vida.

    1. Vide Judas 1:9 Miguel não estava em “luta” foi somente uma contenda verbal, o qual ele finalizou dizendo “o Senhor te repreenda”. E também Não diz que Moisés foi ressuscitado. Jesus não é sombra. vc está invertendo e confundindo tudo.

    2. [Mosaísmo] Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. Colossenses 2:17

  26. A Sacro Santa Transfiguração foi uma visão.

    1. Luiz, de todos os comentários, eu vim aceitar bem o seu. A visão da transfiguração.
      Se fosse real e não uma visão eles não teria visto Jesus já glorificado, portanto eles
      estavam vendo uma visão do futuro. Só Jesus ressuscitou e esta no céu (joao 3:13)

  27. Sebastião qua nov 15 at 9:48 am A visão da transfiguração … eles estavam vendo uma visão do futuro.

    não era uma projeção do futuro, “E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele”. (Mt 17.1-3)” pois os dois conversavam com Jesus o qual estava no presente ali.

    1. mania de afirmar uma coisa que não tem base biblica, e só porque voce quer assim. bonito né sr. sebastião ? é assim que começa as heresias … estude mais. ok.

Comentários 1 - 50 de 63Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement