Esqueceu a senha?

Jesus veio para pôr fim à Lei de Moisés?

por Artigo compilado - ter ago 13, 12:02 pm

QUESTÃO – Jesus disse muito explicitamente: “Não penseis que vim revogar a Lei e os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.” Entretanto, certa ocasião Jesus aprovou seus discípulos quando eles quebraram a lei dos judeus quanto ao trabalho no sábado (Mc 2.24), e o próprio Jesus aparentemente aboliu a lei cerimonial ao considerar puros todos os alimentos (Mc 7.19).

Os discípulos de Jesus rejeitaram claramente muito do que era da lei do AT, inclusive a circuncisão (At 15; Gl 5.6; 6.15). De fato, Paulo declarou: “Não estais debaixo da lei e sim da graça” (Rm 6.14), e afirmou, também, que os Dez Mandamentos, gravados em pedra, tinham sido removidos em Cristo (2 Co 3.7,14).

SOLUÇÃO – Na questão quanto se a Lei de Moisés foi abolida por Cristo, a confusão se estabelece por se deixar de fazer distinção entre várias coisas.

Em primeiro lugar, há a confusão do tempo. Durante sua vida terrena, Jesus sempre guardou pessoalmente a Lei de Moisés, inclusive oferecendo sacrifícios aos sacerdotes judeus (Mt 8.4), participando das festas judias (Jo 7.10) e comendo o cordeiro pascal (Mt 26.19). De vez em quando ele violava as tradições falsas dos fariseus, que tinham sido levantadas em torno da Lei (cf. Mt 5.43-44), repreendendo-os: “Invalidastes a Palavra de Deus, por causa da vossa tradição (Mt 15.6). Os versículos que indicam que a Lei foi cumprida referem-se à situação depois da cruz, quando não há “nem judeu nem grego… porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gl 3.28).

Em segundo lugar, há uma confusão quanto a certos aspectos. Pelo menos algumas das referências (se não todas) à Lei, a respeito de elas terem sido abolidas no NT, referem-se a cerimônias e tipos do AT. Esses aspectos cerimoniais e tipológicos da Lei de Moisés foram de forma clara abolidos quando Jesus, o nosso cordeiro pascal (1 Co 5.7), cumpriu os tipos e predições da Lei quando à sua primeira vinda (cf. Hb 7-10). Nesse sentido, Jesus claramente aboliu os aspectos cerimoniais e tipológicos da Lei, não destruindo-a, mas cumprindo-a.

Finalmente, há uma confusão quanto a contexto, mesmo quando as dimensões morais da Lei são discutidas. Jesus, por exemplo, não apenas cumpriu as exigências morais da Lei (Rm 8.2-3), mas também o contexto nacional e teocrático no qual os princípios morais de Deus foram expressos no AT não mais se aplica aos cristãos nos dias de hoje. Por exemplo, não estamos debaixo dos mandamentos como Moisés os expressou para o povo de Israel, porque, ao serem expressos ao povo nos Dez Mandamentos, eles traziam a recompensa de que os judeus viveriam uma longa vida “na terra [da Palestina] que o Senhor, teu Deus, te dá [aos israelitas] (Êx 20.12). Quando o princípio moral contido nesse mandamento do AT é estabelecido no NT, ele se expressa num contexto diferente, a saber, num contexto que não é nacional nem teocrático, mas pessoal e universal.

Para todas as pessoas que honram seus pais, Paulo declara que eles terão “longa vida sobre a terra” (Ef 6.3). De igual forma, os cristãos não mais estão debaixo dos mandamentos de Moisés para cultuarem no sábado (Êx 20.8-11), já que, depois da ressurreição, das aparições, e da ascensão (as quais ocorreram todas no domingo), os cristãos cultuam no domingo em vez de no sábado (veja At 20.7; 1 Co 16.2).

O culto do Shabbath, declarou Paulo, era no AT apenas uma “sombra” da realidade nova que foi inaugurada por Cristo (Cl 2.16-17). Já que até mesmo os Dez Mandamentos, como tais, foram expressos dentro de um contexto nacional, judeu, teocrático, então o NT pode falar corretamente que o que estava “gravado em pedras” foi, “em Cristo, removido” (2 Co 3.7, 13-14).

Entretanto, isso não significa que os princípios morais contidos nos Dez Mandamentos, que refletem a verdadeira natureza de um Deus imutável, não são mais pertinentes aos crentes nos dias de hoje. De fato, cada um dos princípios contidos nos Dez Mandamentos é restabelecido num outro contexto no NT, exceto, é claro, o mandamento para descansar e cultuar no sábado.

Os cristãos hoje não mais se acham debaixo dos Dez Mandamentos tais como foram dados por Moisés, da mesma forma como não estamos debaixo dos requisitos da Lei Mosaica de sermos circuncidados (veja At 15; Gl 3) ou de levarmos um cordeiro ao templo em Jerusalém para ser sacrificado. O fato de estarmos presos a leis morais semelhantes contra o adultério, contra a mentira, contra o roubo e contra o assassinato não prova que ainda estamos debaixo dos Dez Mandamentos, assim como de fato de haver leis de trânsito semelhantes nos diversos estados de um país não implica que um infrator da lei no estado “A” esteja sujeito à lei do estado “B”.

A verdade é que aquele que violou uma lei no estado “A” não violou lei alguma no estado “B”, nem muito menos está sujeito às penalidades impostas neste estado. Da mesma maneira, embora o AT como o NT se pronunciem contra o adultério, a punição no entanto é diferente – a pena capital no AT (Lv 20.10) e somente excomunhão da igreja no NT (1 Co 5.1-13), com a esperança de uma reintegração mediante o arrependimento (cf. 2 Co 2.6-8).

Fonte: Manual Popular de Enigmas e “Contradições” da Bíblia – Norman Geisler e Thomas Howe. Editora Mundo Cristão, 1992, pg. 338-339.  Transcrição: Pr. Airton Evangelista da Costa


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

42 Comentários

Comentários 1 - 42 de 42Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Excelente trabalho, gostei, recomendo

  2. Impoe-se uma ideia e acaba ficando por isso mesmo, acredito que não vou ser aprovado, mas se for, provavelmente os outros topicos não serão abertos para discussão do publico que acompanha o site.

    1. então guarda o “ano sabatico” leviticos 25 pois a lei assim determina como fez com o “4ºmandamento”; e fica um ano sem trabalhar, e depois diga se foi aprovatório deu certo.

  3.  A lei simplesmente foi cumprida (finalizada) com Cristo morto na cruz ,Ele foi o cumprimento e finalização da lei ! A lei foi necessária por determinado tempo para levar o povo ao um caminho mais amplo e perfeito que é Cristo ! A partir Dele estamos na graça (Perfeição-Cristo Amor).
     

    1. Olha só: o Juiz de direito mata?? ele rouba??? você disse não, vc está correto. Ele obedece a lei, ou seja, cumpre a lei. então porque ele determina a pressão de quem não cumpre? Porque o cumprir não é abolir é obedecer. Jesus não aboliu ele guardou.

  4. romanos cap 10ver 4 diz [O FIM DA LEI E CRISTO PARA OQUE CRER ] se alguem te um evangelho diferente eu nao aceito 

  5. “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.
    Mateus 5:17
    Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
    Mateus 5:18

  6. Em casa onde não há pão, todos gritam e ninguém tem razão.

  7. E quando não há pão, todos gritam e ninguém tem razão, porque entrou um espirito de confusão , e então, há precisão, de uma imposição de mão, para expulsão, do cornudão, que que colocou um macacão, no teu cabeção, entendeu ? 

  8. Começou uma nova era do sincretismo religioso, não Sincretismo religioso católico-pagão, mas Sincretismo religioso mais parecido com, evangélico-mundano, onde as ideias mundanas estão minando o evangelho simples de Jesus e onde a sustentabilidade básica está sendo ultrapassada!

  9. Antes de se comentar palavras sagradas, deve-se orar , porque há coisas que estão tão patentes aos nossos olhos ,que só não vê quem não quer. A lei de móisés foi abolida ? Foi . Então mata ou rouba, ou adultera, para ver e depois me dizes se foi abolida ou não .

  10. Antes de se comentar palavras sagradas, deve-se orar , porque há coisas que estão tão patentes aos nossos olhos ,que só não vê quem não quer. A lei de móisés foi abolida ? Foi . Então mata, rouba ou adultera, a ver se podes .

  11. Há coisas que estão tão patentes aos nossos olhos ,que só não vê quem não quer. A lei de móisés foi abolida ? Foi . Então mata, rouba ou adultera, a ver se podes .

    1. Amigo, como pode ter uma mente tão fraca assim? Jesus aboliu a lei de moises, e lhe deu mas 2 mandamentos que se resumira em todos os outros, Amai teu proximo como a ti mesmo, e amei teu deus de todo seu coração e pensamento. nao fala merda antes de estudar.

    2. A questão sua de matar roubar etc, esta é questão moral, não precisa de Lei do Tal Moisés pra saber que não podemos. Isso se aprende de berço (moral) não precisa de biblia. (cidadania senhor)

  12. Não posso comentar porque há verdades que vocês não querem que se saiba ! Vai enganar outro!

  13. Carlos Rodeira, páre de reclamar, estamos no N.T e não no V.T as leis morais foram ratificadas por Jesus, exceto o sabado, em um certo sentido Moises é acusador João 5:45. 
    voce guarda “o ano sabatico” lev.25 ? fica um ano sem trabalhar, e vê se sua religião paga suas contas.

  14. Dizes bem, foram ratificadas e não abulidas, falamos o mesmo Português, por isso não veja a razão dessa sua intervenção, eu não sou a favor do VT, não sou judeu ainda à espera que Cristo venha, mas sou adepto ferrenho da verdade se mentira no meio !

    1. Carlos Rodeira qui ago 27 at 11:15 am  “…eu não sou a favor do VT…”

      você estava claramente defendendo legalismo, e agora diz que não é a favor do VT ?

      Quanta incoerência ! 

      Eu sou a favor do VT sim, desde que devidamente interpretado à luz do NT. 

  15. Tito Capítulo 3 Versículo 9 mas não entres em questão loucas genealogias e contendas, e nos debate acerca da lei; porque são Coisa inútil vãs.10  Ao homem herege, depois de uma outra admoestação, Evita-o 11 sabendo que esse tal está pervertido, e pega, estando já em si mesmo condenado.

  16. esse city e o mais satanico do mundo

    1. falar isso é muito fácil. mostre seus argumentos. se é que tem … pobre borboleta.

  17. O espaço disponível aqui não cabe um comentário mesmo pequeno.

  18. VIVA AO PECADO, NAO NECESSITO  DE CRISTO PARA NADA! ELE ABOLIU A LEI DOS DEZ MANDAMENTOS NA CRUZ, POSSO ROUBAR, MENTIR ETC.   SE NAO HA LEI TAMBEM NAO PRECISO DA GRAÇA NADA PARA  ME  LIBERTAR DA CONDENAÇAO DA LEI  !
    FAÇAMOS O QUE NOS APETECE PORQUE VIVO SEM LEI!

    1. Ó NESCIO !!! DEIXE DE SER IGNORANTE !!! 
      Então que diremos? Permaneceremos no pecado, para que haja abundância da graça?
      De modo algum. Nós, que já morremos ao pecado, como poderíamos ainda viver nele?
      Romanos 6:1,2

    2. Vc não entendeu o texto mesmo..
      Os dez mandamentos não foram abolidos eles são diferentes da Lei de Moisés

  19. A lei mosaica só vale para os filhos de Israel? (Ex20.2) ? e ainda assim apenas quando estiverem na terra santa é que algumas ordenanças devem ser observadas?: como é o caso do sacrifício da páscoa ao senhor?: (Ex12.25-26), as ordenanças de Deut.26 e a lei do sábado em Levítico:25.2?

  20. concordo plenamente com o autor do topico
    pois o que se estinguiu por não ter utilidade foi os ritos da lei que eram cumpridos como mera formalidade e feito isso a pessoa achava que estava bem diante de Deus

  21. mas agora com a graça o peso da lei ainda é maior
    pois onde a lei dizia não mate teu irmão a graça diz não aborreça e não sinta ira por seu irmão, onde a lei diz não cometa o ato de adultério na graça diz não deseje no teu coração uma mulher pois ja cometeu adultério com ela.

  22. vejam o texto de mateus cap.5 vers.19 em diante Ele resalta varios pontos da lei moral e coloca um peso bem maior.
    pois ja não basta cumprir a lei tem que ter um sentimento puro envolvido nisso

  23. “E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele [Jesus] é justificado todo aquele que crê.” Atos 13:39

  24. Vai pedir orientação para o Espírito Santo antes de escrever baboseiras querido, é sério o que tá fazendo e a mensagem que tá passando pros mais leigos no assuntos… Só nos versículos cursos no início do texto já tem heresia…

    “Meu povo perece por falta de conhecimento”

    1. Explica isso se puder dona tereza … diz que está preocupada com leigos, mas vocês escondem isso deles, e só mostram na hora do batismo adventista. deixe de fazer teatro.

      http://www.cacp.org.br/oracao-para-aceitar-a-profetisa-adventista/

  25. na palavra de Deus não se encontra nada escrito sobre cultuar o domingo, e sim o santo sábado do senhor dia da criação de deus,sinal de obediência total a ele. portanto, devemos estudar a palavra de Deu, para descobrir a verdade santa..

    1. na palavra de Deus não se encontra nada escrito sobre cultuar o domingo, e sim o santo sábado ??

      agora você mordeu a chumbada, “cultuar” o domingo, mas “cultuar” o sábado sim ? são deuses por acaso tais dias ? na sua naturalidade adventista mostra que é um whitelatra sabatista.

    2. vai estudar colossenses 2:16-17 ou gálatas inteiro, pelos rudimentos da lei você fica fora da graça.

  26. Estava mesmo procurando de artigos deste género devido às varias confusões que me aflingiam

  27. Fala 3 v10 maldito é todo aquele q ñ permanecer em todas as coisas q está escrito no livro da lei para fazê-los
    Ou farda toda Lei ou está debaixo da maldição

  28. João Cap. 5.
    46 Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim, porque de mim escreveu ele.
    47 Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?

    1. você esqueceu-se do contexto, ou melhor não citou o verso anterior o 45
      “Não cuideis que eu vos hei de acusar para com o Pai. Há um que vos acusa, Moisés, em quem vós esperais.”

      no sentido Lei x graça, Moises é acusador.

    2. Jesus ratificou a Lei moral, onde o sábado não foi contemplado para continuar.

      Moises escreveu “não adulterarás” porém Jesus disse “não adulterarás, e se olhar para uma mulher com intenção impura já adulterou com ela”.

    3. se voce atentar só ao mandamento mosaico, está no erro, porém atentar no mandamento ratificado por Jesus.

Comentários 1 - 42 de 42Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement