Esqueceu a senha?

Jó existiu realmente?

por Artigo compilado - qua ago 28, 7:14 pm

O primeiro versículo do livro de Jó apresenta-nos a principal personagem como uma pessoa histórica que realmente existiu e viveu na terra de Uz. Entretanto, alguns eruditos da atualidade têm questionado a real existência do homem chamado Jó. Foi ele de fato uma pessoa real?

SOLUÇÃO: Jó realmente existiu. Em primeiro lugar, o versículo um deste livro afirma isso com clareza. Não há indicação literária alguma de que tal afirmação deva ser considerada sob qualquer outro enfoque, que não como a assertiva de um fato real. E isso deve ser admitido com a mesma certeza com que se aceitam outras afirmações históricas no restante da Bíblia.

Em segundo lugar, a existência real de Jó é confirmada por referências feitas em outras partes das Escrituras. Em Ezequiel 14.14,20, Deus cita Jó junto com Daniel e Noé como exemplos de homens justos. Questionar a existência de Jó é o mesmo que questionar se Daniel e Noé existiram. Adicionalmente, isso seria também questionar se Deus é verdadeiro, por ter ele feito referência a esses homens (por meio de Ezequiel) como pessoas reais que viveram no passado.

Finalmente, em Tiago 5.11, encontramos uma referência a Jó na qual ele é tido como exemplo de paciência em meio a uma tribulação. Tiago refere-se a Jó como que mencionando fatos concretos, dando a entender que ele considerou que Jó existiu e que tudo o que o livro de Jó relata ter ele sofrido foi real. Não haveria força alguma no apelo de Tiago se Jó tivesse sido apenas uma personagem de ficção. Pois, nesse caso, que conforto a sua vida daria a pessoas reais?

Fonte: Manual Popular de Enigmas e “Contradições” da Bíblia – Norman Geisler e Thomas Howe. Editora Mundo Cristão.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

22 Comentários

Comentários 1 - 22 de 22Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. como que tem alguem que duvida  da palavra de Deus!  duvidar disso duvidar da existencia  de Deus!

  2. Nada mais apavorante que ler temas com viés da religiosidade. Jó é presumivelmente um personagem fictício que narra uma estória de sofrimento. Já de inicio, o livro se incia com o preâmbulo típico das mais encantadoras fábulas para crianças: ” Era uma vez …”.

  3. Para concluir o breve raciocínio anterior, Jó, no final, recebe de volta suas riquezas em dobro. O povo repete como papagaio esta passagem. Esquecem-se, porém, que Jó perdeu sete filhos amados. Javé apenas os substituiu por sete novos. Dos descendentes anteriores, só mesmo lembranças.

    1. Sim os filhos ficam na lembrança, mas no reino eterno estarão. Jó sabe algo que não sabemos, tudo veio do Pai, a vida, o amor, inclusive os filhos em sua permissão e bençao. Jó sabe que do SENHOR veio tudo que ele tem, crer que com o SENHOR estão salvo, os seus filhos amados.

    2. Oi..Gente.. Quando se fala que Jo recebeu tudo em dobro, não podemos nos esquecer de que os outros filhos de Jo, ressuscitarão, dando a soma de 14 filhos.Mas, isso e para quem acredita na ressureição dos justos.E Jo acreditava em seu Deus.

  4. É muita estupidesa não acreditar nas escrituras sagradas sendo q a Bíblia não só fala de Jó como
    No cap.1 vs.1 afirma , havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó
    Amém q Deus abençoe a tds. 
    A paz do senhor a tds.

  5. A minha duvida fica somente no que se refere ao dialogo que teve o diabo com Deus, como poderia ser isso.? Moises pode ver a face de Deus, mas dialogou com Deus,. E o Diabo sim?

  6. Digo Moises não pode ver a face de Deus.   Mas no texto nada diz que o Diabo não deixou de contemplar a face de Deus 

    1. “…A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido”. Lucas 12:48b

      É por isso que o diabo é um réu eterno, ele viu a face de Deus e foi pecador desde o principio. João 8:44  Deus não mostra o rosto aos humanos para não sermos réu eterno.

    2. por isso os homens tem chance de salvação João 3:16 pois nenhum homem viu a face de Deus, exceto na pessoa de Jesus. João 1:18  ou vide mais.

      http://www.cacp.org.br/moises-viu-ou-nao-viu-a-deus/

  7. Como satanas tinha acesso as regioes celestiais sendo que Deus o banil d la? entao Deus cedeu a satanas e fez um homem justo integro e temente sofre por capri

    1. deixa de ser um ignaro e um energúmeno !
      Deus permitiu a provação ao seu servo Jó, assim como o Espirito Santo conduziu Jesus ao deserto onde Ele foi tentado pelo demônio. Mateus 4:1

    2. Deus é perfeito e sabe de todas as coisas, busque-o e o encontrará. Ele é aquele que te dara tudo que precisas. Satanas tenta provar que nem o mais justo da terra( Jó na epoca) deixara de amaldiçoar a Deus, se, o SENHOR deixa-lo sofrer e lhe tirar tudo… O SENHOR

    3. Concordo com o amigo, Deus permitiu que provasse o seu Servo. E desde ja sabia, que seu servo amado, não o amaldiçoaria.

    4. Oi..Gente.. Quando se fala que Jo recebeu tudo em dobro, não podemos nos esquecer de que os outros filhos de Jo, ressuscitarão, dando a soma de 14 filhos.Mas, isso e para quem acredita na ressureição dos justos.E Jo acreditava em seu Deus.

  8. Ainda no céu Satanás semeou a dúvida no coração dos anjos, ele novamente queria provar que Deus não era justo, jo só seria fiel porque Deus o beneficiava, todo o céu e universo estavam Tentos ao que acontecia. Por isto foi necessário Deus permitir tudo queaconteceu  Jó. 

  9. A Bíblia foi muito alterada nestes seculos,o que restou para os cristão são fragmentos de pergaminhos para serem estudados,quanto ao servo Jo e difícil de entender como Javé daria ouvido a השטן (Diabo) e deixar ele acabar com a vida do seu servo fiel,seria Jo Verdade ou uma parábola

  10. Amados, não acreditar na historicidade do livro de Jó é o mesmo que desacreditar em toda a Escritura Sagrada, uma vez que para nós Cristãos Ela é inerrante, infalível e inspirada. Deus abençoe a todos.

    1. Daqui a pouco você vai dizer que o Gênesis e o mito da criação são históricos!

  11. O livro de Jó, a primeira parte Capitulos 1 e 2 é uma Prosa
    3,1 – 42,6 é Poesia e 42,7-17 é Prosa.
    Ezequiel foi escrito 150 a.C antes dos capitulos 3,1 – 42,6
    Nas traduções nao existe o termo PACIENCIA, portato a criaçao para justificar a paciencia.

  12. jó é uma lenda ridicula , nunca existiu, muito menos essa terra de uz.

  13. entao porque a teologia diz que o livro de jo ne poetico

Comentários 1 - 22 de 22Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement