Esqueceu a senha?

Jó não estaria ensinando a reencarnação?

por Artigo compilado - ter jan 21, 8:21 am

jó07

JÓ 1.20-21 – Jó não estaria ensinando a reencarnação?

PROBLEMA

A Bíblia fala contra a crença na reencarnação (Hb 9:27). Mas Jó fala de uma pessoa voltando de novo depois de sua morte.

SOLUÇÃO

Jó não está se referindo à volta da alma a um outro corpo para uma nova vida, mas à volta do corpo ao túmulo. Deus disse a Adão que ele tornaria à terra: “porque tu és pó e ao pó tornarás” (Gn 3:19). E a palavra hebraica para “ventre” (beten) é usada figuradamente na expressão poética de Jó com relação à “terra”. As idéias de “terra” e “ventre” são empregadas no Salmo 139, quando o salmista diz: “tu me teceste no seio de minha mãe” (v.13) e “no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra” (v. 15).

Tal como no antigo livro hebraico da sabedoria (no apócrifo Eclesiástico 40:1), Jó acreditava que os homens trabalham “desde o dia em que saíram do ventre materno, até o dia em que voltarem para a mãe comum [isto é, o ventre da terra]” (BJ). Dessa forma, Jó empregou a expressão poética “nu voltarei” [i.e., para o ventre de minha mãe] referindo-se à terra da qual todos nós proviemos e para a qual todos voltaremos (cf. Ec 12:7).

Além disso, mesmo que se insistisse num entendimento literal dessa figura de linguagem, isso não provaria o ensinamento da reencarnação. Apenas mostraria que uma pessoa voltaria ao ventre de sua mãe depois de sua morte, o que é um absurdo!

Finalmente, Jó não acreditava na reencarnação num outro corpo mortal; ele acreditava na ressurreição e num corpo imortal. Ele declarou: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus” (Jó 19:25-26). Ele tinha a compreensão de que esta carne corruptível na ressurreição se transformaria numa carne incorruptível (cf. 1 Co 15:42-44). Mas a reencarnação, contrariamente, não acredita que seremos ressuscitados uma vez só num corpo físico imortal; ela é a crença de que a alma é reencarnada muitas vezes em corpos mortais. Assim, não há base alguma para se afirmar que Jó acreditava em reencarnação.

Extraído do livro MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Norman Geisler – Thomas Howe


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement