Esqueceu a senha?

João Batista era Elias?

por Pr. João Flávio Martinez - ter set 04, 8:25 am

Dizem os espíritas: João Batista era Elias… João podia, pois, ser Elias reencarnado, mas não ressuscitado… (O Evangelho segundo o Espiritismo, pg. 59, edição 258º, Editor Instituto de Difusão Espírita, 2000).

Quem quiser estudar a Bíblia terá que seguir uma regra básica de interpretação que é: “A Bíblia interpreta a própria Bíblia”. Portanto, somos impedidos de laçar mão de interpretações subjetivas para consubstanciar as nossas próprias idéias. Os Espíritas, como eles mesmos afirmam, interpretam a Bíblia a seu bel-prazer e de acordo com convicções pré-concebidas. Entretanto, não é assim que se faz para se tirar uma real interpretação. É preciso analisar o texto e o seu contexto, de Gênesis a Apocalipse e depois concluir o que realmente diz a Bíblia. Se você quer entender sobre o tema referido pegue uma Bíblia e nos acompanhe em nessa explicação, pois para os evangélicos toda a Bíblia é inspirada e não usamos somente o que interessa como fazem os espíritas.

Sobre João Batista, diz Lucas 1.17: E irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado. Isto não quer dizer, de forma nenhuma, que João fosse Elias, mas que no seu ministério profético, haveria peculiaridades do ministério de Elias. De fato, a Bíblia não trata de nenhum outro caso de dois homens tão parecidos como João Batista e Elias. Lembra o refrão popular: Tal pai, tal filho. Isto não quer dizer que o filho seja absolutamente igual ao pai, ou que seja a reencarnação do outro, mas sim, que existem hábitos comuns a ambos.


PONTOS A CONSIDERAR

Dentre as muitas razões porque cremos que João Batista não era Elias, queremos citar os seguintes:

1) – Os judeus criam que João Batista fosse Elias ressuscitado, não reencarnado (Lucas 9.7,8).

2) – Se a reencarnação é o ato ou efeito de reencarnar, pluralidade de existência com um só espírito, é evidente que um vivo não pode ser reencarnação de alguém que não morreu. Fica claro assim que João não era Elias já que este não morreu, tendo sido arrebatado vivo para Deus (II Reis 2.11).

3) – João Batista disse abertamente, sobre essa questão, quando lhe perguntaram: “És tu Elias?”, ele respondeu desembaraçadamente: “Não sou” (João 1.21). Parece que, se a reencarnação existe, João Batista foi um dos que nunca creu nela.

4) Se João Batista fosse Elias, no momento da transfiguração de Cristo teriam aparecido Moisés e João (que já era morto também) e não Moisés e Elias (Mateus 17.1-8).

Fica mostrado, portanto, que a Bíblia não apóia a absurda teoria espiritista da reencarnação. Até mesmo os chamados “fatos comprovados” de reencarnação apresentada pelos defensores do Espiritismo, não provam coisa alguma.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

36 Comentários

Comentários 1 - 36 de 36Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. A Bíblia é uma narrativa interpretativa e não uma ciência exata onde todos possam ter uma mesma resposta, os evangélicos entendem também a sua maneira, por isso há varias religiões interpretações diferentes, só o arquiteto do universo pode dizer quem está certo ou errados

    1. J.Batista veio no poder e no espírito que Elias, mas não eram a mesma pessoa.
      quanto “as interpretativas” e “ciências ñ exatas”, o espiritismo não prova nada, exceto afirmações de supostos espiritos desencarnados os quais ñ provam se falam a verdade pois são invisiveis.

  2. JOÃO BATISTA A REENCARNAÇÃO FÍSICA DE ELIAS, CÉUS

    AS 5 (CINCO) PROVAS BÍBLICAS QUE CONFIRMAM A REENCARNAÇÃO DO PROFETA                    
    http://vozqclamabr.blogspot.com.br/2013/12/joao-batista-reencarnacao-fisica-de.html

    1. “Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?” João 3:4 – Jesus não aceitou o argumento “UM POUCO ESPIRITA” de nicodemos v.v.5-8. Há leviandade no meio espirita, q.q. espirita acha que foi alguém famoso do passado.

  3. JOÃO BATISTA, ELIAS REENCARNADO, ESTAVA SOB O EFEITO NATURAL QUE OBSCURECEM AS LEMBRANÇAS DAS VIDAS PASSADAS

    http://vozqclamabr.blogspot.com.br/2013/12/joao-batista-elias-reencarnado-estava.html

    1. [Jesus]“ …: Entre os nascidos de mulher não surgiu ninguém maior do que João Batista; se João fosse “obscurecido” mas Jesus diz o contrario, além disso se :  “És tu Elias? [JOÃO] disse: NÃO SOU” (Jo1:21). A Biblia ensina sobre “ressurreição” e não “reencarnação”.

  4. Na transfiguração de Jesus, João Batista já havia morrido, mas foram visto Moisés e Elias, pela lógica sucessiva da “reencarnação”, se João fosse “Elias”, então deveria ter aparecido no monte “joão” e não “elias”. Além disso : “És tu Elias? [JOÃO] disse: NÃO SOU” (Jo1:21)

    1. abrahão ribeiro, você trabalha em grande erro. 

    2. TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS

      Materialização em luz, e interação com seres espirituais das dimensões extrafísicas da vida superior

      http://vozqclamabr.blogspot.com.br/2013/11/transfiguracao-de-jesus-ceus.html

  5. Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Mateus 24:24
    eis os tais : allan kardec (hipolito leon denizard rivail, achava que era “reencarnado” poeta celta), Chico xavier

    1. Os falsos cristãos e falsos profetas bíblicos estão disfarçados nas Igrejas, são  os profissionais da fé, que cobram taxas e tributos para divulgar a moral de Jesus que se resume no desprendimento das coisas materiais  “de graça recebestes, de graça dai”. 

  6. ENCARNAÇÕES 
    http://vozqclamabr.blogspot.com.br/2014/08/encarnacoes.html

    “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito” (João 3. 6

  7. JESUS ENSINA O CICLO DO RENASCIMENTO – A REENCARNAÇÃO,

    http://vozqclamabr.blogspot.com.br/2013/12/jesus-ensina-o-ciclo-do-renascimento.html

  8. JESUS ENSINA O CICLO DO RENASCIMENTO – A REENCARNAÇÃO

    http://vozqclamabr.blogspot.com.br/2013/12/jesus-ensina-o-ciclo-do-renascimento.html

  9. NOSSA TEMOS UM ESPIRITA SOFISTICADO ! NÃO ADIANTA VOCE CITAR LINK BLOG QUE ISSO NEM PERCO MEU TEMPO LENDO ESSAS COUSAS DE “ESPIRITO DE PORCO”.
    ALLAN KARDEC, LIVRO DOS ESPIRITOS, REENCARNAÇÃO, CONSULTA A MORTOS, TUDO ISSO NÃO É BIBLICO E NÃO ADIANTA ESTREBUCHAR SUA RAIVA DEMONIO.

    1. Não sou espírita, MAS NÃO COLOCO A  LUZ DEBAIXO DA MESA…
       

    2. rsrs … não é espirita ?! já pensou se fosse ?! a essência oculta do espiritismo é o pai da mentira, senão é espirita mas prega o mesmo. voce está completamente perdido e não sabe nem o que o afirma “com tanta convicção”.

    3. JCP, você que é insensato não perde tempo, porque não sabe ganhar tempo aprendendo  outras culturas. Mas, certamente, outras pessoas mais inteligentes que você, e que terão “olhos para ver” irão consultar o link para terem discernimento da luz e do  conhecimento. 

  10. VOZ Q CLAMA: REENCARNAÇÃO EXISTE SIM, NA BÍBLIA
    vozqclamabr.blogspot.com/2013/…/reencarnacao-existe-sim-na-biblia.ht…
    5 de out de 2013 – REENCARNAÇÃO EXISTE SIM, NA BÍBLIA. ESTUDOS E REFLEXÕES BÍBLICAS: REENCARNAÇÃO, Je

  11. ABRAHÃO RIBEIRO, qual a sua última “reencarnação” ?! dom pedro 1 ?! Hernam cortez ?!
    mas cortador de cana desconhecido nunca foi né ?! 
    TODA ESSA DOUTRINA ESPIRITA É “ESPIRITO DE PORCO” para mim, não vale um pão duro mofado.

    1. Amigo que discutir com discernimento e não com insensatez

    2. VOCE QUE É INSENSATO, RESPONDA A PERGUNTA ENTÃO : QUAL A SUA ULTIMA “REENCARNAÇÃO”? QUALÉ O PERSONAGEM DO PASSADO REI DA FRANÇA, FARAÓ EGITO…? AGORA “REENCARNAÇÃO” DE MENDIGO OU INDIGENTE OU MORADOR DE RUA NUNCA FOI ..

  12. REENCARNAÇÃO NÃO É BIBLICO, MAS SOMENTE RESSURREIÇÃO.
    REENCARNAÇÃO NÃO TEM PROVA CIENTIFICA NENHUMA.
    REENCARNAÇÃO É MENTIRA DA ANTIGA SERPENTE. 

  13. JCP

    “O CRENTE QUE SE JULGA EVANGELIZADO, MAS QUE SE ESCONDE NO ANONIMATO DAS SIGLAS. NA DIVULGAÇÃO  DA PALAVRA BÍBLICA EXPRIMA O SEU NOME, NÃO TENHA MEDO… NÃO COLOQUE A LUZ DEBAIXO DA MESA… DISCUTA COM DISCERNIMENTO”

  14. JCP, você que é insensato não perde tempo, porque não sabe ganhar tempo aprendendo  outras culturas. Mas, certamente, outras pessoas mais inteligentes que você, e que terão “olhos para ver” irão consultar o link para terem discernimento da luz e do  conhecimento.da sabedoria.

  15. EU COM SIGLAS DE ANONIMATO ?! MAS QUEM GARANTE QUE SEU NOME VERDADEIRO É “ABRAHÃO RIBEIRO” ? É MESMA COISA NA SESSÃO ESPIRITA QUEM GARANTE O SUPOSTO ESPIRITO QUE LÁ VEM É DE ALGUM DESENCARNADO ? NÃO TEM COMO PROVAR, TEM QUE “CONFIAR” NO ESPIRITO. ENTÃO AIE MORA O ENGODO. 

  16. SUPOSTO ABRAHÃO RIBEIRO, VOCE QUE É INSENSATO POIS ACREDITO EM COISA QUE NÃO PODE VER, OS ESPIRITOS SÃO INVISIVEIS, VOCÊ NÃO PODE IDENTIFICA-LOS, NA BIBLIA NÃO APOIA COMUNICAÇÃO COM MORTOS, POIS NÃO SÃO DESENCARNADOS, MAS SIM DEMONIOS A SERVIÇO DE SATANAS PARA MENTIR PARA VOCE.

    1. VOCE QUE É INSENSATO POIS VOCE ACREDITAAA EM COISA QUE NÃO PODE VER, OS ESPIRITOS SÃO INVISIVEIS. 

  17. HEY SUPOSTO “ABRAHÃO” – VOCE DIZ QUE EU USO SIGLA COMO NOME, MAS COMO ÉS TU UM HIPOCRISIA E ENGODO ! VEJA O SEU FUNDADOR ESPIRITA, ELE AUTO-NOMEU-SE ALLAN KARDEC, MAS O NOME VERDADEIRO DELE É HIPOLITO LEON DENIZARD RIVAIL” ALÉM DE MENTIROSO E FALSO PROFETA ELE É UM COMPLEXADO. 

  18. Nao creio em Recarnacao de maneira alguma mais ainda eu acredito que João Batista era elias .primeiro elias não morreu ea recanacao segundo os espíritas a pessoas tem que morrer.

    1. Elias de fato nunca morreu conforme AT foi assunto ao céu. porém, ele não é João Batista, pois este foi concebido pelo casal Zacarias e Isabel, é só ler Lucas. porém “Elias é João” no sentido do mesmo “espírito” ou ação do Espirito Santo sobre eles, mas não a mesma pessoa.

    2. na transfiguração de Jesus, foi visto “Elias” porém “João” já havia sido morto por herodes, se Elias fosse João, pela lógica, a figura que apareceria deveria ser a última (João), e não de Elias. 
      vocês fazem confusão com isso porque querem, parece que gostam de enganos.

    3. no Mais Jesus disse aos saduceu que eles laboravam em grande erro com relação a ressureição, disse que Deus não era Deus de mortos e sim de vivos, e que viveríamos como anjos, ainda disse a nicodemos que ele não se espantasse não foi essa a palavra, pq os homens haviam de nascer de novo. 

    4. doutrina dos falsos Mestres .Não se sustenta nos parâmetro Bíblico .Abel e Caim ,os dois filhos de
      Adão não triam nascidos ,pois não havia ainda ninguém morto para que o espirito reencarnasse.

  19. voces não tem entendimento por não ler a bíblia sagrada com sabedoria de Deus a varoa de sacaria
    -era estéril e Deus abriu sua madre para da a luis um filho e seu nome joão batista Elias já veio e
    não pode valtar mais por ter sido arrebatado ao séu

Comentários 1 - 36 de 36Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement