Esqueceu a senha?

João Crisóstomo sobre João 6.37

por Artigo compilado - dom jan 25, 12:08 am

joao-crisostomo

João Crisóstomo sobre João 6:37 – Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.

” Mas talvez alguém possa dizer, Se todo aquele que o Pai dá, e quem Ele traz, vem a Você, se nada pode vir a Você exceto sendo dado a ele do alto, então aqueles a quem o Pai dá não são livres de qualquer culpa ou acusação. Essas são meras palavras e pretensões. Pois nós requeremos nossa própria escolha deliberada também, porque se vamos ser ensinados é uma questão de escolha, e também se iremos crer. E nesta posição, pela qual o Pai dá a Mim, Ele declara nada além de que o crer em Mim não é algo ordinário, nem que venha de raciocínio humano, mas precisa de uma revelação do alto, e uma alma bem-ordenada para receber esta revelação. (…) Porque se um homem vem a Ele, diria alguém, que necessidade há de trazer? Mas as palavras não eliminam nosso livre arbítrio, mas mostram que nós precisamos muito de ajuda. E Ele implica não uma pessoa que vem contra a vontade, mas uma que aprecia muito socorro.

Como então, diria alguém, o Pai traz? Isto o profeta explica no Velho [Testamento], quando ele proclamou antecipadamente e disse, João 6:45 E todos serão ensinados por Deus {Isaías 54:13}

Você vê a dignidade da fé, e que não vem de homens nem pelo homem, mas por Deus Ele Mesmo que eles devem aprender? E para fazer tal afirmação credível, Ele se referiu aos seus profetas. Se, então, “todos serão ensinados por Deus, por que é que alguns não creem? Porque as palavras falam do maior número. Além disso, a profecia não significa absolutamente tudo, mas tudo o que tem a vontade. Porque o mestre se mantém pronto para transmitir o que tem a todos, e verte sua instrução em todos.(…)
quando você ouve que a Ele foi dado, imagine não meramente uma distribuição arbitrária, mas que quando alguém se tornou digno de receber o dom, ele o recebeu.

São João Crisostomo (347-407 d.c) Philip Schaf, Nicene and Post-Nicene Fathers, vol 14.

Via Facebook – Pr. Thiago Titillo


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement