Esqueceu a senha?

Jr 1.5 ensina a reencarnação ou pré-existência?

por Artigo compilado - seg mar 05, 10:51 am

JEREMIAS 1.5 – NESTE VERSO JEREMIAS ESTÁ ENSINANDO A REENCARNAÇÃO OU PRÉ-EXISTÊNCIA?

Deus informou a Jeremias: “Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta”. Os adeptos da Nova Era e os espíritas pensam que esse verso dá suporte à doutrina da reencarnação, entendendo que Jeremias preexistiu como uma alma, antes de ter encarnado em um corpo humano. Os mórmons pensam que esse verso prova a sua doutrina da “preexistência” — que é a ideia de que todos nós já vivemos no mundo espiritual antes de termos nascido em carne.

RESPOSTA APOLOGÉTICA: Este verso não fala de reencarnação, nem da preexistência da alma antes do nascimento. Ele fala de Deus chamando e separando Jeremias para o ministério, muito tempo antes de seu nascimento. “Eu te conheci” não se refere a uma alma preexistente, mas à pessoa que nasceria. Jeremias foi conhecido por Deus “no ventre” (Jr. 1.5; Salmos 51.5; 139.13-16).

O termo hebraico empregado para “conhecer” (yadá), implica um relacionamento especial de compromisso (Am. 3.2). Tal ideia tem como base o uso de termos como “santifiquei” (separei) e “dei por profeta”, que significam que Deus já tinha para Jeremias uma designação especial, mesmo antes de seu nascimento. ‘Conhecer’, neste contexto, indica o ato de Deus fazer de Jeremias o objeto especial de sua soberana escolha. Portanto, esse verso não implica na preexistência de Jeremias, mas afirma a preordenação de Jeremias para um ministério especial.

Fonte: Resposta Às Seitas, Norman L. Geisler e Ron Rhodes, CPAD, 2000 – Texto compilado e adaptado pelo Pr. Edison Miranda da Silva. Bíblia Apologética, ICP, 2000.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

8 Comentários

Comentários 1 - 8 de 8Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. espírita usar a Bíblia para “provar” a reencarnação é um tiro no pé .Se a reencarnação existisse “biblicamente” falando, então qual seria a reencarnação anterior de Caim?
    “reencarnação” além de não ter base bíblica também não tem base cientifica nenhuma, não há provas.

    1. simplesmente sugerem que acreditemos na honestidade e na suposta lógica que kardec explana e pseudos cientistas que tagarelam experiências de indícios por meio hipnose o que é altamente duvidoso, e trabalham com forças ocultas das trevas que mascaram os resultados.

    2. Em Caim seria encarnação e não reencarnação, seria a primeira vez. Na encarnação um espírito se une ao corpo, quando isso é feito novamente é reencarnação, encarnar novamente. A questão de provas científicas, não há nem para ressurreição nem para reencarnação, é crença.

  2. A reencarnação não só de Caim como de Adão e Eva poderia ser de outros mundos espirituais e alguns creem que como o universo é eterno Caim viria de um universo anterior.

    1. essa sua explanação é um “achometro” ( … poderia ser de outros mundos ..) ???

      o espiritismo, principalmente o kardecista/chiquista não consegue provar cousa alguma de suas asseverações, simplesmente sugerem que acreditemos na honestidade dos médiuns.

  3. Liv seg abr 29 at 11:24 am ” … reencarnação, encarnar novamente. A questão de provas científicas, não há nem para ressurreição nem para reencarnação, é crença.”

  4. NÃO HÁ provas quando a reencarnação e quanto a ressurreição, porém a ressurreição é um crença QUE TEM ampla base bíblica, enquanto que a “reencarnação” NÃO TEM nenhuma base bíblica. Jesus nunca foi espirita e nem seus apóstolos. Jesus expulsava espíritos e não os “doutrinava”.

    1. e continuo desafiando : o espiritismo não prova cousa alguma de suas asseverações, simplesmente sugerem que acreditemos na honestidade dos médiuns. agora, se espiritas querem acreditar na honestidade dos médiuns, que vão lá com o jão-de-deus .. . e façam bom proveito.

Comentários 1 - 8 de 8Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement