- CACP – Ministério Apologético - http://www.cacp.org.br -

Jr 1.5 ensina a reencarnação ou pré-existência?

JEREMIAS 1.5 – NESTE VERSO JEREMIAS ESTÁ ENSINANDO A REENCARNAÇÃO OU PRÉ-EXISTÊNCIA?

Deus informou a Jeremias: “Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta”. Os adeptos da Nova Era e os espíritas pensam que esse verso dá suporte à doutrina da reencarnação, entendendo que Jeremias preexistiu como uma alma, antes de ter encarnado em um corpo humano. Os mórmons pensam que esse verso prova a sua doutrina da “preexistência” — que é a ideia de que todos nós já vivemos no mundo espiritual antes de termos nascido em carne.

RESPOSTA APOLOGÉTICA: Este verso não fala de reencarnação, nem da preexistência da alma antes do nascimento. Ele fala de Deus chamando e separando Jeremias para o ministério, muito tempo antes de seu nascimento. “Eu te conheci” não se refere a uma alma preexistente, mas à pessoa que nasceria. Jeremias foi conhecido por Deus “no ventre” (Jr. 1.5; Salmos 51.5; 139.13-16).

O termo hebraico empregado para “conhecer” (yadá), implica um relacionamento especial de compromisso (Am. 3.2). Tal ideia tem como base o uso de termos como “santifiquei” (separei) e “dei por profeta”, que significam que Deus já tinha para Jeremias uma designação especial, mesmo antes de seu nascimento. ‘Conhecer’, neste contexto, indica o ato de Deus fazer de Jeremias o objeto especial de sua soberana escolha. Portanto, esse verso não implica na preexistência de Jeremias, mas afirma a preordenação de Jeremias para um ministério especial.

Fonte: Resposta Às Seitas, Norman L. Geisler e Ron Rhodes, CPAD, 2000 – Texto compilado e adaptado pelo Pr. Edison Miranda da Silva. Bíblia Apologética, ICP, 2000.

[1] [2]Compartilhar [3]