Esqueceu a senha?

Maria é Mãe de Deus?

por Artigo compilado - qui mar 14, 9:00 am

Email do internauta – Mensagem: Caro Pastor, parabenizo-lhe por seus argumentos. Contudo, Maria é exaltada e venerada como Mãe do filho de Deus, Jesus Cristo, que também é Deus. A menos que o senhor não o considere como Deus, ou não acredite que ele faça parte da Trindade Santa. Por ser Jesus Cristo, verdadeiro Deus (dado a divindade de Deus Pai) e verdadeiro homem (dado a humanidade de Maria) é que Ela é Mãe de Deus. Não do Deus Pai, mas do Deus Filho que se encarnando deu-nos a conhecer o Pai Criador. Por fim, analisando exegeticamente e histórico-criticamente o contexto da época, sabemos que quando os Evangelhos dizem \”sua mãe e seus irmãos estão aí\” não significa que seria os filhos de Maria e, sim aqueles que seguindo a Jesus tornaram-se seus irmãos por ouvirem sua palavra e a colocarem em prática como o próprio Jesus afirmou que assim seria. O fundamentalismo sem uma criticidade gera incompreensões dos textos bíblicos e nos leva a realizar afirmações desmedidas e falsas colocando e interpretando a Escritura como bem queremos e não como deve ser. Maria é a eterna Virgem e somente assim pode ser a Mãe de Deus. É uma aberração sua afirmação quanto a isso. Se maria teve outros filhos quem é o pai deles? Porque presume-se que ali José já estaria morto. Porque não se menciona o pai então? Esquecimento do evangelista?

> ======================

RESPOSTA

A encarnação do Verbo se deu de forma sobrenatural. O Deus Filho se fez homem no ventre de Maria. A Santíssima Trindade (Deus, Filho e Espírito Santo) não teve começo nem terá fim. As três Pessoas possuem os mesmos atributos de onipresença, onipotência, onisciência, imutabilidade e eternidade. Logo, o Filho não começou a existir somente a partir do momento em que foi concebido no ventre de Maria ou a partir do momento em que veio à luz. Falando sobre a sua eternidade, Jesus disse: “Antes que Abraão existisse, eu sou” (Jo 8.58) e afirmou: “O Filho do Homem está no céu” (Jo 3.13). A Bíblia trata Maria como mãe de Jesus (Mt 12.47), e o próprio Jesus, na cruz, tratou Maria como sua mãe (Jo 19.27). Apesar disso, a Palavra de Deus não nos dá suporte para afirmarmos que Maria é mãe de Deus. Quanto aos outros filhos de Maria, só podemos entender que José tenha sido o pai deles (Mt 13.55-56)., pois José era casado com Maria. Não há na Bíblia qualquer referência à eterna virgindade de Maria. Pelo contrário, diz a Palavra que a sua virgindade permaneceu ATÉ dar à luz o primogênito Jesus (Mt 1.25).

Pr. Airton Evangelista da Costa


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

54 Comentários

Comentários 1 - 50 de 54Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Boa resposta, apesar de faltar um comentario explicativo sobre a questão dos irmãos de Jesus, naturais ou espirituais? apesar de é claro que uma leitura, mesmo que superficial de todas as passagens da biblia que aparacem os irmãos de Jesus, só levam a conclusão logica que são irmãos naturais (Sl 69.8 ,Mt 12.46,Mc 3.31, Lc 8.19, Jo 7.3, At 1.14, I Co 9.5)!

  2. interessante que no novo testamento grego a palavra “irmão” é translitera-se para o português como “adelfoi” e a palavra “parentes” é “sungenes”.
    Para os irmãos de Jesus foi aplicado o termo grego “adelfoi” não poderia ser irmãos “espirituais” porque no inicio do ministério de Jesus, esses irmãos eram contra o trabalho de Jesus, conta nos evangelhos, que os familiares de Jesus achavam que ele estava fora de sí e queriam leva-lo embora à força para casa. então Jesus realmente tinha mais irmãos, cita irmãs e irmãos.
    Logicamente, Maria se casou com José, e teve esses filhos com ele como qualquer mulher casada. no catolicismo também aplica-se o termo “casto” a José, o marido de Maria.
    Ela se casou com um homem, e não com um tonto.

  3. Ridiculo o comentário e o pensamento de vocês, além do site ser um lixo voces se auto denominam pesquisadores?

    1. pelo linguajar já se ve sabedoria.

    2. Se o site é de ”m” como vc falou, então cite argumentos q possam refutar o que eles ensinam. A não ser q vc seja mais um catoliquinho q vive comendo pelas mãos dos outros. e fica revoltado quando alguem toca na sua ferida.

  4. RSS eles esquecem que Maria era judia, ate falam que os os irmãos sitados na Biblia eram somente filhos de José e meio irmãos de Jesus. Maria só foi escolhida para ser mãe de Jesus por causa de Davi. poderia ser Marta, judite ou outra, e esquecem que depois que ela teve Jesus teve realções sexuais com José e claro que engravidou e teve um monte de filhos.

  5. eu acho interessante que não so no cacp mas em muitos sites evangelicos aparecem algumas pessoas quem não concordam com o que eles dizem, e não tendo argumentos teológicos para debaterem com eles partem pro xingamento com palavras de baixo calão como é o caso desse fulano ai chamado ´´site de merda“. e muitos outros. se vocês nao concordam com que o cacp diz é um direito de vcs, mas partir pro xingamento, pra calunia, difamação é baixo isso eu só comparo com campanha política . quando estão perdendo eles vem com acusações falsas.

  6. A Palavra de Deus é bem clara, ´Jesus é filho de Deus, Ele é antes de todas as coisas, sem começo de dias. Será que os católicos NÃO pensam ou estão cegos pela religião!?! MEDITEM na Palavra de Deus. Se Maria tivesse sido mãe de Deus no mínimo teria que nascer no CÉU, isso mesmo, até porque Jesus já era antes da criação e Maria nasceu dos seus pais. Ou pode o Filho nascer ANTES da mãe!?! Com a palavra os papas!?! Maria é mãe de Jesus homem.

    1. Mãe de Jesus homem?? E tem como separar a dupla realidade de Cristo? Lc 1,43, ” Donde me em a honra de vir a mim a mãe do meu Senhor?….Quem está CEGO ou NÃO pensa é vc meu caro amigo… abç fraterno

  7. No catolicismo, não adora Maria, venera, que é muito diferente. Se vc provar que adoramos Maria, eu viro protestante aki e agora…abçs fraterno

    1. Prostrar-se diante de um ser, dirigir-lhe orações, hinos de louvor e lhe oferecer votos e promessas não é adoração? Então o que é adoração para você? Outra coisa, Oramos a Deus porque Ele é onipotente, onipresente e onisciente. Maria não tem esses atributos, logo, é em vão orar a ela.

  8. Deus Pai que nos ouve nos perdoe por tanta intolerância e blasfêmia contra a santidade de Maria. Haja vista o amor por Maria ser uma opção de amor ao Pai e ao Filho. Se Ele a escolheu é porque ela é Santa! E nós que a escolhemos somos seus filhos, também amados. Quem não quiser…

    1. éeee avemaria blá=blá ….deus tem mãe? e vó também? acorda homem !!!

  9. E muito simples acabar com este debate, Jesus foi o primogênito isso quer dizer que Maria teve outros filhos, diferente de unigênito, sitado em João 3:16.  

  10. Jesus foi gerado, não criado, consubstancial ao Pai. “Donde vem a honra de vir a mim a MÃE DO MEU SENHOR?”. Acho que isso não deixa brechas, certo?

  11. Márcio,
    Maria foi “a mãe” das carnes de Jesus, mas em nenhum momento bíblico, Jesus chamou Maria de mãe, mas foi enfâtico em chama-la de “mulher” que tenho eu contigo? E meu coração alegrou-se em Deus, meu salvador [Jesus]. Maria aceitou o próprio filho como salvador.

    1. Sério que você tem um documento onde tem todas as palavras de Jesus? Serio que você tem um diário somente dele ? todas as palavras de um bom dia a boa noite? como posso dizer que Jesus não chamou Maria de mãe? 1416 (
      MIL QUATROCENTOS E DEZESSEIS ANOS ) E AINDA QUEREM DESTRUIR O CATOLICISMO.

  12. Lucas 1,43

    1. Augusto Paiva, não adianta nada você lançar v.v isolado sem contexto, a doutrina católica começou a ruir quando o DOUTOR MARTINHO LUTERO, começou a estudar a Bíblia, a qual John Gutemberg a POPULARIZOU-A … só um néscio ao estudar a Bíblia não vê os erros católicos.Lc 24:25

    2. Deixem de farisaísmo! Lutero dizia dormir mais com o diabo do que com sua esposa!

    3. Augusto Paiva,

      o que dizes é mentira ! se estás com raiva tire as calças e pise em cima.

      sua idolatria fede de ruim !

    4. Eu vejo raiva, contenda e soberba da parte de vocês, que atacam a Igreja e replicam como hoax mentiras já desmentidas contra ela. É triste esse farisaísmo.

    5. PAIVA, VOCE NÃO TEM ARGUMENTO, E XINGA, MAS NÃO QUER SER RECEBER UM REPLY, ISSO MOSTRA COMO VOCE É INAPTO E PRECISA APRENDER A PALAVRA DE DEUS DE ACORDO COM A INTERPRETAÇÃO PROTESTANTE. 
      LEMBRE-SE, JOSÉ ESPOSO DE MARIA NÃO É NENHUM TONTO. 

  13. MARIA NÃO É MÃE DE JESUS, ELE NUNCA A CHAMOU DE “MAMÃE” … APESAR DE TER VINDO EM CARNE NA TERRA, JESUS NÃO TEM PRINCIPIO DE DIAS. Hb 7:3.
    E MARIA TEVE OUTROS FILHOS COM SEU ESPOSO, JOSÉ, ELE ERA UM VARÃO ISRAELITA, E NÃO UM TONTO QUE NÃO SABIA SER HOMEM PARA SUA ESPOSA.

    1. a interpretação protestante não vale nada fariseu
      ou vc adora jesus ou lutero

    2. Pra falar a vdd Pedro, Lutero acreditava nessa bobagem de Maria ser Virgem pra sempre, e se a gente adora Lutero q não é vdd, vcs Adoram os milhares de Santos da ICAR, e isso se percebe só de olhar vcs se curvando a uma imagem, já da pra vê quem tá na idolatria aqui.

  14. PAIVA, 
    JOSÉ, NÃO ERA NENHUM TONTO, ELE TEVE RELAÇÕES AMOROSAS COM MARIA SUA ESPOSA LEGITIMA, E ELA FICOU GRÁVIDA DELE, E MARIA TEVE FILHOS E FILHAS COM JOSÉ, O VARÃO ISRAELITA, E NÃO UM TONTO CELIBATÁRIO. 
    VOCÊS PENSAM QUE JOSÉ ERA UM TONTÃO ?! 

  15. JOSÉ, ISRAELITA, SAIBA QUE ELE LIA SIM LIVRO DE CANTARES E CUMPRIA OS MANDAMENTOS AMOROSOS COM SUA ESPOSA, E MARIA COM ELE.
    Ct 1:16b Tão atraente és, quanto viçoso é nosso leito..2:6 A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua mão direita me abrace.” JOSÉ NÃO É TONTO.

  16. Theothokos: Mae ou portadora de Deus. Se Maria só gerou a parte humana de Jesus, que é consubstancial ao Pai, vocês destroem a perfeita união hipostática de Jesus (humana e terrena). heresia completa, pois se há separação entre as naturezas do Cristo, derruba a cristologia.

    1. Mt 1:18-25 “…[Maria] achou-se grávida pelo Espírito Santo.” e ” [Jesus, Único] Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo HOMEN. 1 Tm 2:3. Jesus é Deus, e ao mesmo tempo um homem,que se compadece de nós “à nossa semelhança, foi tentado de todas as formas, porém sem pecado algum”

    2. Flávio, JESUS CRISTO não deixou de ser consubstancial com o PAI, e sabe por quê??? Porque ELE foi gerado de maneira miraculosa e não humana, o ESPÍRITO SANTO gerou JESUS no ventre de Maria para que não se pairasse dúvidas sobre como ELE nasceu, mas é DEUS e ANORIGINADO, gerado por DEUS!!!

    3. Flávio o passou a existir, pela concepção, foi a humanidade de Jesus e não sua divindade, logo, em nada é prejudicada a união hipostática da pessoa teantrópica. O que foi gerado foi uma natureza humana e não uma pessoa humana. Maria é “mãe” da natureza humana de Jesus!

  17. ATENÇÃO GENTE, ESSE PEDRO JULIO É UM CATÓLICO QUE ESTÁ FAZENDO ANARQUIA VIRTUAL : 

    pedro julio sáb jul 18 at 1:43 am

    a interpretação protestante não vale nada fariseu ou vc adora jesus ou lutero.

    PEDRITA, A SUA VÓ DEVERAS NÃO GOSTA DESSE SEU COMPORTAMENTO DE MOLEQUE TRAQUINA.

  18. jcp, porque será que vc não coloca seu nome todo ?

  19. Jesus antes de se fazer carne foi 100% Espiritual e quando se fez carne foi 100% Humano e 100% Divino logo teve uma Santa Variação de Jesus na Natureza Divina pois se a Natureza Divina fosse igual Jesus nunca se faria em carne. pois Jesus na terra

  20. continuando

    Jesus na terra foi um ser só Divino e Humano e Maria teve participação nessa Santa Variação. Maria é mãe de Deus na Santa Variação.

  21. Luiz sex ago 18 at 10:51 am ” …Jesus nunca se faria em carne…”

    ” …todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus” 1 João 4:3a

    LUIZ, Por sua própria declaração você se declara um anti cristo !

    1. essa sua “santa variação” não tá com nada … vai se converter e estudar a Bíblia.

  22. Você leu mas não entendeu, se Jesus tivesse EXATAMENTE a MESMA natureza Divina como tinha na Eternidade pré-criação e no Santo Céu, Ele apareceria só com essa Natureza e Jesus na terra era UM Jesus não eram dois Jesus´s, era Humano e Divino logo a Natureza Divina dEle variou sim

    1. Rapaz… Prefiro deixar assim, Maria teve outros filhos e a bíblia é clara sobre isso e acabou.

  23. continuando

    : Se Jesus fosse igual como Ele era antes de encarnar Ele não teria como se manifestar em carne foi isso que eu escrevi pois só apareceria 100% Divino. Minha explicação confirma que Jesus veio em carne e Santa Maria é mãe de Deus sim com certeza.

  24. Santa Maria é Theotokos ou seja Portadora de Deus SÓ ela, SOMENTE ela portou Deus em carne dentro dela essa singularidade nela é algo Divino mesmo. Santa Maria rogai por nós e Glória a Deus e Aleluia por tal compreensão.

  25. A interpretação para a justificação de que Maria não é Mãe de Deus é o versículo do livro de São João 8:58. Se trata de um diálogo de Cristo com seu interrogadores judeus. Mas prova o contrário… Os evangélicos não entendem que jesus era carne, somo qualquer um de nós.

    1. “Os evangélicos não entendem que jesus era carne, somo qualquer um de nós.”

      “… [Jesus] foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.” Hebreus 4:14-16

      melhor o sr. estudar mais.

  26. Olá Wellington pelo que eu entendi você cre que Maria é mãe de Deus, se assim cre, cre corretamente parabéns.

    1. Isso tudinho só pra engrandecer Maria… É simples, se Maria fosse Mãe de Deus ela seria deusa, mas ela não é, ela foi usada pra ter o nosso Salvador só isso. Ela é bem aventura da, mas que cristão não é?

  27. O Fato é: Jesus Cristo Homem de carne e osso não existia antes de ser gerado no ventre de Maria, e ele jamais deixou de ser Deus, mesmo no momento em que estava no ventre de Maria, porque p/ ser Deus tem que ser eterno, e para piorar a questão ele ainda esta na forma de homem no céu,

  28. Oi Moisés
    ,para Santa Maria ser deusa ela teria que ser mãe de Deus Jesus na Eternidade pré-criação e mãe de Deus Jesus no Céu antes de Ele vir à terra. ou seja ela teria que ser sempre deusa mas ela foi mãe de Deus sim na Santa Variação.

    1. então explica para Jesus que disse “quem é minha mãe ?” Mt 12:38

      nem maria é mãe de Deus e muito menos na tal sua “santa variação”

      cruzes ! cada um que aparece e fala cada coisa absurda.

  29. Deus Jesus antes de vir á terra era um Ser só em totalidade um Ser total e quando Ele veio na terra Ele continuou sendo um Ser só em totalidade um Ser total logo a Natureza Divina dEle variou senão Ele não apareceria em carne. Tem que compreender o que Deus quer falar.

  30. Além da Sola Scriptura está a ação de Deus na Santa Igreja só ler a Bíblia não adianta é presciso entender e compreender o que Deus quer falar. Santa Maria é Mãe de Deus sim.

    1. Deus tem mãe agora ? acho que o sr. nunca leu Hebreus 7:3 // Jesus nunca chamou maria de mãe, e quando dirigia-se a ela a chamava de “mulher” .. estranho né ? “um filho” chamar a própria “mãe” de mulher ao invés de mamãe.

  31. E sendo um só Jesus a Natureza Divina dEle no mundo teria que ser diferente de antes pois Ele no mundo apareceu em carne e se a Natureza Divina fosse exatamente a mesma Ele naõ pareceria em carne só seria espiritual.

  32. então só porque Jesus não chamou Santa Maria de mãe então ela não era mãe dEle??? Se for assim então nem do lado humano ela era mãe dEle. Jesus é Deus, e Deus tem Pai??

Comentários 1 - 50 de 54Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement