Esqueceu a senha?

Mateus 16.28: Quando virá o Reino de Deus?

por Artigo compilado - sex set 14, 4:11 pm

Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão de modo nenhum provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino. (Mt 16.28)

Jesus não cometeu um erro a respeito dos discípulos, ao dizer que o reino viria durante o período de suas vidas?

PROBLEMA: Jesus disse a seus discípulos que alguns deles não veriam a morte até que o vissem vindo no seu reino. Contudo, durante a vida dos apóstolos, Jesus nunca retornou para estabelecer o seu reino.

SOLUÇÃO: 

Essa é uma questão de quando o fato iria acontecer, não de que se iria acontecer ou não. Há três soluções possíveis.

Alguns sugeriram que essa poderia ser uma referência ao dia de Pentecostes, quando o Consolador de Cristo, o Espírito Santo, descesse sobre os apóstolos. No Evangelho de João (14:26), Jesus promete enviar o Espírito Santo e, no início de Atos (1:4-8), ele os conclama a não deixarem Jerusalém até que recebam o Espírito Santo. Mas isso dificilmente se enquadra com a descrição de ver Cristo vindo em seu reino (Mt 16:28).

Outros crêem que isso poderia ser uma referência à destruição de Jerusalém e do templo, o que ocorreu no ano 70 a.D. Isso significaria que Ele voltaria para trazer juízo sobre a cidade que o rejeitara e que o crucificara. Embora essa seja uma explicação possível, ela parece não levar em conta o fato de que a volta de Jesus é para os crentes (os “que aqui se encontram”), não simplesmente uma volta em juízo sobre os incrédulos. Nem ainda o juízo sobre Jerusalém no ano 70 a.D. corresponde adequadamente à expressão “até que vejam vir o Filho do Homem no seu reino” (v. 28), que é uma frase que tem algo que ver com a sua segunda vinda (cf. 26:64). Também não explica por que Jesus não apareceu no ano 70.

Uma terceira e mais plausível explicação é que essa é uma referência à aparição de Cristo em sua glória no Monte da Transfiguração, cujo relato começa precisamente no versículo seguinte (17:1). Nessa passagem Cristo aparece literalmente numa forma glorificada, e alguns dos seus apóstolos lá estão para testemunhar o que aconteceu, a saber, Pedro, Tiago e João. Essa experiência da transfiguração certamente foi apenas um antegozo da sua segunda vinda, quando todos os crentes o verão, vindo em poder e grande glória (cf. At 1:11; Ap 1:7).

Fonte: Manual Popular de Dificuldades, Enigmas e “Contradições” da Bíblia.

Autor: Norman Geisler.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

1 Comentário

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. ola eu gostaria de sabe se mateus 24 ja se comprio devido alguns estudo que se ver na internet 
    e agradeçer pela essa explicação de mateus cap 16 v 28 muito obrigado

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement