Esqueceu a senha?

Miguel não é o Anjo do Senhor de Zc 3

por Artigo compilado - sex abr 02, 2:50 pm

MIGUEL E O ANJO DO SENHOR

O anjo do Senhor – E quanto a expressão “anjo do Senhor”? Essa expressão aponta de alguma maneira para Jesus? Nem sempre. É verdade que a teologia costuma identificar algumas epifanias com o misterioso “Anjo do Senhor” do AT. De fato, dependendo do contexto, parece que esse anjo possui atributos muito elevados para um simples anjo. A verdade é que a expressão “anjo do Senhor”, por si só, não diz absolutamente nada sobre sua identidade e, na maioria das vezes, parece designar apenas um anjo a serviço do Senhor. Por exemplo, em Mateus 1.24 e Lucas 2.9, aparece o “anjo do Senhor” falando sobre coisas concernentes ao Senhor Jesus. É óbvio que esse “anjo do Senhor”, não pode ser o mesmo Senhor Jesus que está no ventre de Maria naquele exato momento.

O Anjo de Zacarias – Mas e quanto ao anjo de Zacarias 3.2 é Jesus? É interessante ler os capítulos antes e depois da citação para termos uma visão geral da identidade dele. Em Zacarias 1.8 esse anjo é um homem em um cavalo vermelho; no verso 11 ele é chamado de “anjo do Senhor”. Esse mesmo anjo do Senhor se distingue do próprio Senhor pois diz “Então o anjo do Senhor respondeu, e disse: Ó Senhor dos Exércitos, até quando não terás compaixão de Jerusalém, e das cidades de Judá, contra as quais estiveste irado estes setenta anos? (v.12). Esse anjo do Senhor, parece ser o mesmo, “anjo que falava comigo”, o anjo que explicava as coisas a Zacarias (Cf. vv 11,12,13). Em Zacarias 2.3 este mesmo anjo recebe ordens de outro anjo. No capítulo 3 este anjo volta a ser chamado de “anjo do Senhor”, contende com Satanás e o faz não sob a sua autoridade, mas apelando para a autoridade acima dele, “o Senhor te repreenda” (2.2). No capítulo 4 este anjo do senhor tornou a ser denominado simplesmente de o “anjo que falava comigo”.

O ANJO DO SENHOR DE ZACARIAS É O MESMO MIGUEL DE JUDAS?

Está claro pelo contexto que este anjo não é o mesmo Arcanjo Miguel e MUITO MENOS Jesus. A simples repetição da frase “O Senhor te repreenda!”, é insuficiente como evidência de que o “anjo do Senhor” em Zacarias 3.2 seja o mesmo Miguel em Judas 1.9 e que os dois sejam o mesmo Jesus. O único entendimento plausível é que quando um anjo está contendendo com Satanás, eles usam a mesma expressão, apelando para o poder de Deus. Só isso. Um capítulo à frente o anjo menciona dois candelabros e duas oliveiras 2,3,11,14 que são dois homens, mas a mesma descrição aparece em Apocalipse 11.4, mas é impossível que sejam os mesmos homens, mesmo tendo as mesmas descrições. E o que dizer dos quatro cavaleiros de Zacarias 6.2,3, não são os mesmos simbolismos descritos em Ap 6.2-8? Mas pergunto: essas coincidências simbólicas fariam dos seres nelas descritos os mesmos? Claro que não, nem mesmo os adventistas fariam essa conversão indevida, mas contraditoriamente teimam em fazer o mesmo com a questão sobre Miguel.

Portanto, comparar Zacarias 3.2 com Judas 9 e daí tirar a conclusão de que Miguel e o Anjo do Senhor são a mesma pessoa pelo simples fato de usarem expressões semelhantes é o mesmo que juntar Marcos 1.25 e Provérbios 3.12 e concluir que Jesus ama os demônios. Compare ainda Jeremias 11.19 com Isaias 53.7. Observe que ambos falam sobre a morte e ambos utilizam expressões idênticas: Enquanto Jeremias diz “Eu era como cordeiro levado para o matadouro”, Isaías escreve: “Foi levado como cordeiro para o matadouro” (NVT).

Se levarmos o raciocínio adventista às últimas consequências, poderíamos perfeitamente concluir que Jeremias e Isaías estariam falando da morte da mesma pessoa, o que seria um absurdo exegético. Fica então demonstrado quão falaciosa é a argumentação adventista em cima de Zacarias, tentando liga-lo a Judas.

Embora, acreditamos que o Arcanjo Miguel, assim como outros anjos, seja considerado um anjo do Senhor, contudo ele nunca é descrito na Bíblia como tal. Então os contextos em Zacarias e Judas estão descrevendo seres angelicais completamente diferentes, mas que utilizam expressões semelhantes.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

2 Comentários

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Concordo plenamente.

  2. Concordo plenamente.

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário