Esqueceu a senha?

Moisés Não Escreveu o Pentateuco?

por Pr. João Flávio Martinez - qui set 13, 4:33 pm

Inicialmente precisa ser dito que Moisés tinha condições técnicas de escrever o Pentateuco. Ele foi educado na corte egípcia, que era historicamente e academicamente muito desenvolvida. Ele teve em primeira mão conhecimento da Geografia do Egito e da Península do Sinai, com bastante tempo – 40 anos vagando e mais 40 além desses para redigir a obra. Na mesma época de Moisés, havia escravos incultos trabalhando nas minas de turquesas do Egito escrevendo nas paredes, demonstrando assim a importância da escrita nos tempos de Moisés.

A evidência interna aponta Moisés como autor do Pentateuco, porque descreve Moisés como autor de certas partes do escopo: “Moisés escreveu todas as palavras do Senhor” (Ex 24.4); “E tomou o livro da aliança, e o leu ao povo” (Ex 24.7); “Disse mais o Senhor a Moisés: Escreve estas palavras porque segundo o teor destas palavras fiz aliança contigo e com Israel” (Ex 34.27). Muitas outras referências revelam a mesma coisa, ou seja, a autoria de Moisés.

Não só as evidências internas das Escrituras deixam claro que Moisés é o autor do Pentateuco, mas também em outros livros do Antigo Testamento. Josué 8.32 relata: “… da lei de Moisés, que já este havia escrito…”. Entre outras referências no AT temos IRs 2.3, IIRs 14.6 e Js 23.6, onde é atribuída a Moisés a autoria do Pentateuco.

A Tradição Judaica crê com convicção que Moisés é o autor. O livro apócrifo de Eclesiástico, escrito por volta de 180 aC., afirma: “Tudo isto é o livro da aliança do Deus altíssimo, a Lei que Moisés promulgou para ser herança das Assembléias de Jacó (Eclesiástico 24.23). O Talmude, Baba Bahra, um comentário judaico sobre os primeiros cinco livros (200 aC.), juntamente com os escritos de Flávio Josefo (66 dC.) e Filo (20 dC.) também concordam.

A Tradição do cristianismo primitivo também concorda que Moisés redigiu o Pentateuco. Os escritos de Junílio (527-565 dC.) e Leôncio de Bizâncio (VI século dC.) juntamente com os Pais da Igreja , Melito (175 dC.), Cirilo de Jerusalém (348-386 dC.) e Hilário (366 dC.) ensinam que Moisés escreveu o Pentateuco.

Junte a isto o Testemunho do NT. Os apóstolos acreditavam que “Moisés nós deixou escrito” (Mc 12.19), como fazia o apóstolo Paulo, que falando de uma passagem no Pentateuco disse: “Moisés escreveu…”(Rm 10.5).

Contudo o problema com relação à autoria dos cinco primeiros livros está resolvido, pelo menos, na visão do Deus-homem Jesus Cristo. Jesus deixou claro que Moisés escreveu estes livros do Pentateuco (cf. Mc 7.10; 10.3-5; 12.26; Lc 5.14; 16.29-31; 24.27; Jo 7.19,23). Em João 5.45-47, Jesus afirma – “Não penseis que eu os acusarei perante o Pai; quem vos acusa é Moisés, em quem tendes firmado a vossa confiança. Porque se de fato crêsseis em Moisés, também creríeis em mim; porquanto ele escreveu a meu respeito. Se, porém, não credes nos seus escritos como crereis nas minhas palavras?”

Os que advogam que Moisés não é o autor normalmente sustentam a idéia de que não existe nenhuma ação sobrenatural de Deus no mundo, nem jamais houve. Assim seria absurdo acreditar em todas as informações históricas escritas sobre a criação do mundo, a travessia do Mar Vermelho, Deus falando a Moisés, ou mesmo a evidência histórica de que Moisés, um profeta de Deus, foi o primeiro a escrever o relato. Então, segundo esses indivíduos, a idéia toda não seria mais que uma estória.

Por causa do seu ponto de vista preconceituoso, falham, não considerando a evidência verdadeira dos fatos – Este tipo de raciocínio é falso. Primeiro, examina-se a evidência e depois determina-se sua causa. O simples exame da evidência não significa que concordamos com as conclusões de alguém, mas significa que não rejeitamos por ignorância.

Segundo, nos últimos 50 anos, descobertas arqueológicas têm provado muitas das afirmações do AT, sustentando a probabilidade da autoria de Moisés (cf. “Evidências que Exigem um Veredicto” Vol. 1 e 2, Editora Candeia). Isto porque a maioria de todos os achados demonstram que somente alguém que viveu na época em que a Bíblia afirma ter Moisés vivido poderia ter sabido e escrito sobre os fatos destes livros.

Quando todas estas evidências são consideradas em conjunto, a autoria mosaica do Pentateuco mostra ser factual.

Bibliografia:

“Respostas Àquelas Perguntas”, J. Mcdowell & D. Stewart, Editora Candeia


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

13 Comentários

Comentários 1 - 13 de 13Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Eu creio que Moísés escreveu o Pentapeuco(Gênesis,êxodos,Levíticos,numero e Deuteronômio) e que o Pentapeuco faz parte da Palavra de Javé.

  2. Preciso fazer algumas perguntas: Como Moisés descreveu sua própria morte? (Dt 34:5) – Em Gênesis 11:28 fala Ur dos Caldeus, sendo que os Caldeus existiram depois de Moisés (612 a.c), como ele saberia? – Em Gn 14:14 tem a cidade de Dã, como pode ser isso, sendo Dã filho de Jacó (Jz 18:29)?

    1. Hellder Sato, querido, essa questão de Dã: Moisés viveu bem depois de Jacó e os 12 patriarcas, não? 

    2. Hellder, o Império babilônico ou Caldeia, talvez vc não saiba, mas esse povo já era citado pelos assírios em seus anais desde pelos menos X a.c. Assurnacirpal II (883-859 a.c), Adabe Nirari III 810 a.c. Mas escavações dão conta da existência desse povo nômade desde o quarto milênio a.c.

    3. Quanto a Dt 34.5. É uma questão simples. A tese de uma inserção póstuma por alguém próximo a Moisés (Josué, por exemplo) no final do livro de Dt., ou mesmo a revelação Divina do Espírito Santo sobre a morte do profeta ao mesmo, não contradizem as evidências apresentadas neste artigo. 

  3. Amigos e irmãos Deus falava face a face com Moises como qualquer um fala a seu amigo, isso não seria prova suficiente? nosso Deus relatou a ele “TUDO” o passado e até seu futuro? ele é onipotente, onipresente e onisciente.. Não dividem da Bíblia ela é verdadeiramente a palavra de Deus!

  4. eu concordo cm a irmã Deus revela e mostra tudo……o poblema das pessoas hj em dia e achar defeitos e n para pr pensar que isso e armadilha do inimigo pr confundir as pessoas e ganhar almas pr o inferno

  5. O Pentateuco foi ditado juntamente com a tradição oral que o interpreta. Os rabinos seguem esta interpretação que posteriormente foi escrita na obra chamada Talmude. Gostaria de saber porque os cristãos não utilizam o Talmude para a interpretação dos códigos do Pentateuco.

    1. os cristãos evangélicos protestantes interpretam o antigo testamento a partir do novo testamento ou seja, pelo messias de Israel Jesus e pelo magistério de seus apóstolos (mateus, marcos, lucas, joão, pedro, paulo, judas tadeu, tiago.) o Talmude não glorifica Jesus como Deus. 

    2. o evangélico protestante respeita o talmude como uma obra literária comum, porém não nos interessamos no mesmo, porque não faz parte da nossa cultura, porém, eu também poderia devolver a vossa pergunta POR QUE OS JUDEUS NÃO UTILIZAM O N.T como BASE DE ENSINO VOSSO ? 

  6. Impossível Moisés ter escrito. Ele cita patriarcas usando camelos, só que esses animais só seriam domesticados em torno de 2000 a.C e utilizados como transporte de carga em torno de 1.000 a.C. Outra coisa, o encontro de Isaque com o filisteu Abimeleque é inverídico, os filisteus iriam se

  7. Impossível se em Canaã em torno de 1500 a.C. O A.T. foi escrito quase na integridade na época de Esdras e posteriormente do Rei Josias de Judá. Se Moisés tivesse de fato movimentado 600.000 pessoas no deserto, a arqueologia teria encontrado vestígios.

  8. Estabelecer em Canaã em torno de 1500 a.C. O A.T. foi escrito quase na integridade na época de Esdras e posteriormente do Rei Josias de Judá. Se Moisés tivesse de fato movimentado 600.000 pessoas no deserto, a arqueologia teria encontrado vestígios.

Comentários 1 - 13 de 13Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement