- CACP – Ministério Apologético - http://www.cacp.org.br -

Não perguntem ao Eli Soriano!

Nota do CACP sobre Soriano: Acrescentamos aqui nesse texto uma informação que nos foi enviada por email. Trata-se de uma denuncia pública mostrando que esse pregador Filipino é procurado pela INTERPOL por abuso sexual.

Para conferir essa informação, veja o site da INTERPOL no dia 10/10/2009:

http://www.interpol.int/public/Data/Wanted/Notices/Data/2008/50/2008_13250.asp

eli-interpol

Quero falar sobre um suposto ensinador da Bíblia chamado Eli Soriano que apresenta um programa no canal 23 às tardes.

Nas primeiras vezes que o escutei não consegui discernir muito bem qual era a sua linha, e me pareceram razoáveis as suas explicações a respeito das Escrituras. Mas parece que a sua armadilha é exatamente essa, se fingi de cordeiro no início para angariar fiéis, e depois mostra as suas garras de lobo voraz e instrumento do diabo para confundir as pessoas que estão em busca do Deus verdadeiro.

Liguei a TV ontem às 14:30h e o ouvi explicando a respeito do texto de Hebreus 12:9 “Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?”. De acordo com a sua explicação existem muitos espíritos provenientes da parte de Deus e um desses espíritos é o espírito de adoção cujo texto utilizado se encontra em Romanos 7:15 “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai”.

É incrível como o Eli Soriano usa qualquer palavra do texto para dizer o que ele quer que as pessoas acreditem. Quem entende um pouquinho de interpretação de texto e algumas regras básicas de hermenêutica, vai ver que a ênfase do texto de Hebreus não está nas palavras “Pai dos espíritos”, mas sim na palavra “correção”. É disto que o escritor aos Hebreus está falando. Ele quer na verdade explicar a diferença da nossa sujeição para com nossos pais terrenos e para com Deus. E não temos nenhuma dificuldade em entender que Deus é o Pai dos espíritos, visto que todas as coisas provém de Deus, Ele é o criador de tudo. Agora dizer que existem “outros espíritos” provenientes da parte de Deus que podem afetar a nossa vida, de forma espiritual, como o Eli declarou, é uma grande heresia e assassinato da Palavra. Admitir que um desses espíritos é o Espírito de adoção de Romanos, identificando-o como outro espírito que não o Espírito Santo é abusar da ingenuidade de algumas pessoas e subestimar a inteligência de outras.

Primeiro que o “espíritos” de Hebreus está em minúsculo, deixando óbvio que não se trata do Espírito Santo, e o “Espírito” de Romanos está em maiúsculo deixando também óbvio que se está falando do Espírito Santo. Adoção nesse caso é uma das obras que o Espírito Santo realiza na vida dos cristãos. Fomos adotados como filhos através do sacrifício de Jesus na cruz do calvário.

O Soriano ignora completamente o texto de I Coríntios 12:4, 5, 6, 8, 11, 13 que diz que é o mesmo Deus, o mesmo Senhor e o mesmo Espírito que opera tudo em todos. Não há outros “espíritos” vindos da parte de Deus com características “divinas” além do Espírito Santo de Deus, que Ele concede somente àqueles que aceitam a Cristo como salvador e Senhor.

O Eli Soriano, além disso, carrega sobre si algumas outras aberrações teológicas, como por exemplo, negar a suficiência do sacrifício de Cristo, dizendo que para se salvar, primeiro a pessoa precisa entrar para a igreja, ou seja, a dele é claro.

Com inúmeros processos sobre seus ombros dos mais variados crimes, este homem tem viajado o mundo, carregando consigo as suas heresias e deturpações da Palavra de Deus.

Oremos para que este homem saia de circulação e que sua verdadeira cara de lobo apareça e seja escancarada. Oremos para que nossos irmãos estejam atentos e não caiam em suas armadilhas ardilosas. Oremos para que Deus nos dê sabedoria para identificarmos todos aqueles que querem tirar proveito da Bíblia em benefício próprio. Eles não estão simplesmente obtendo benefício financeiro e prestígio, mas estão sendo instrumentos do diabo para levar vidas ao inferno.

Judas 1:3-4, 8, 10, 16-21: “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades. 0 Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem. Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse. Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito. Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna”.

Que Deus nos abençoe, e, por favor, não perguntem ao Eli Soriano!

Fonte: http://propositoeterno.blogspot.com/2009/09/nao-perguntem-ao-eli-soriano.html

[1] [2]Compartilhar [3]