- CACP – Ministério Apologético - http://www.cacp.org.br -

Nasa: grande asteroide passará ‘raspando’

Nasa: grande asteroide passará ‘raspando’ a Terra na véspera do Halloween

A rocha espacial, batizada de 2015 TB145, chegará a uma distância pouco maior que existente entre a Lua e a superfície terrestre. Apesar de ser relativamente grande, o fenômeno não apresenta risco de colisão com o nosso planeta

Ilustração da Nasa mostra a passagem de um asteroide próximo da Terra

Em ilustração, Nasa mostra asteroide passando próximo à Terra, porém sem riscos de colisão com o planeta.(NASA/Divulgação)

A Nasa anunciou que, às vésperas do Halloween [1], um asteroide de grandes proporções passará muito próximo à Terra. Descoberta recentemente, em 10 de outubro, a rocha espacial foi batizada de 2015 TB145 e tem diâmetro de 470 metros. Segundo a Nasa, no ponto de maior aproximação com a superfície terrestre, previsto para a madrugada do dia 30 para 31 de outubro, o asteroide estará a uma distância de 499 000 quilômetros do planeta. No entanto, os cientistas alertam que não há perigo de impacto com a Terra.

Até 2027, essa será a maior rocha espacial a se aproximar da superfície terrestre, de acordo com a Nasa. Essa distância de 499 000 quilômetros equivale a 1,3 a distância média da Lua em relação à Terra. Em 1999, um asteroide, que media cerca de um quilômetro de diâmetro, conseguiu ficar ainda mais próximo do nosso planeta: a rocha 1999 AN10 ficou a 30 000 quilômetros de distância da Terra. Esse fenômeno também não ofereceu riscos de colisão.

A posição da órbita do 2015 TB145 é o mais surpreende os cientistas. Diferente da maioria dos asteroides – possuem órbitas circulares -, essa rocha espacial orbita no formato de uma elipse, com grande inclinação, cerca de 40 graus, em relação aos planetas do Sistema Solar. Mesmo com o advento das tecnologias astronômicas, essa característica faz com que seja difícil detectar esse tipo de rocha e evitar colisões com os astros.

Extraído do site da Revista Veja em 26/10/2015

[2] [3]Compartilhar [4]