Esqueceu a senha?

Nomes e títulos de Lúcifer

por Artigo compilado - ter set 10, 12:14 am

Os hebreus consideravam os nomes como uma revelação, encerrando algum atributo ou característica da pessoa nomeada. Por exemplo, o nome Adão significa “da terra”, ou “tirado da terra vermelha”; assim, o seu nome revela sua origem. Seguindo essa mesma linha de raciocínio, investigaremos os vários nomes e títulos de Satanás encontrados nas Escrituras.

A seguir, são listados alguns nomes por meio dos quais podemos descobrir suas características e atributos pessoais.

a) Satanás

No hebraico “satan” significa “adversário, alguém que se opõe”. Esse nome torna bem visível seu desígnio como adversário. O nome “Satanás” é usado cinquenta e seis vezes no Antigo e no Novo Testamento.

Ele descreve suas tentativas maliciosas e persistentes de prejudicar o plano de Deus.

Sob a condenação divina, Satanás e seus anjos “não prevaleceram; nem mais seu lugar se achou nos céus”

(Apocalipse 12.8). Agora e até o final dos tempos, Satanás é o inimigo declarado de Deus, de Cristo, dos anjos  obedientes e do povo eleito.

b) Diabo

O nome diabo significa especificamente “dado à calúnia, difamador, que acusa com falsidade”.

No livro do Apocalipse o apóstolo João usa quatro nomes para Satanás: “Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás…” (Apocalipse 20.2).

A palavra “diabo”, referindo-se ao próprio Satanás, aparece trinta e cinco vezes no Novo Testamento.

c) Serpente

Entre os antigos a serpente era um emblema de astúcia e sabedoria. A primeira manifestação do diabo na Terra foi registrada no livro de Gênesis na tentação do primeiro casal, quando Satanás tomou posse da serpente, falando, argumentando e raciocinando (3.1-15).  Apocalipse 12.9 e 20.2 menciona “a antiga serpente, que se chama diabo”.

d) Dragão

Houve no registro bíblico duas grandes guerras envolvendo Satanás. A primeira está registrada no livro de Apocalipse, entre Miguel e seus anjos contra o dragão. A outra aconteceu no deserto da Judéia entre Jesus e o mesmo inimigo (Lucas 4.1-13).

A primeira foi um combate de dimensões fora do comum, uma batalha sem derramamento de sangue, uma guerra espiritual nos campos de batalha imperceptíveis ao homem. “Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos” (Apocalipse 12.7-9).

E a segunda ocorreu no deserto, quando da tentação de Jesus (Mt 4.1-11).

e) Belzebu

Este nome, de origem aramaica, procede do hebraico  “bwbz leb  – Baal-Zebube” (senhor do inseto ou senhor das moscas). Posteriormente foi designado pelos judeus para “senhor do monturo” referindo-se a Satanás, príncipe dos espíritos malignos. Certa feita, após Jesus libertar um cego e mudo os fariseus acusaram-no de expelir “demônios senão pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios” (Mateus 12.24). A palavra maioral no grego é “archon”, que significa “governador, comandante, chefe, líder”. Assim, por meio deste texto sabemos que Satanás governa os espíritos malignos na qualidade de príncipe.

f) Belial

Este nome, “leylb – baliya‘al” em hebraico, foi usado no Antigo Testamento para designar homens ímpios, perversos, companheiro vil (Deuteronômio 13.13; Juízes 19.22; 20.13; 1 Samuel 2.12; 10.27; Provérbios 6.12; 19.28). No grego “belial – Belial ou beliar – Beliar” significa alguém “inútil ou malvado”. É também um dos nomes do diabo (2 Coríntios 6.15).

g) Tentador

Na primeira aparição do diabo registrada nas Escrituras ele tentou e enganou Adão e Eva no jardim do Éden (Gênesis 3.1). Este sempre foi o seu principal método de operação: tentar, enganar, ocultar, seduzir, camuflar e deturpar. Satanás tenta os servos de Deus com o propósito de destruí-los, como bem disse Steven Lawson: “O diabo brinca com nossa mente e luta para que pensemos erradamente sobre as decisões que tomamos. Por meio de suas mentiras camufladas de verdade, ele nos tenta, a fim de que admitamos que preto seja branco e vice-versa. Apresenta o bem como mal e mal como bem”.

A tentação é uma das maiores armas do arsenal de Satanás; por isso ele é chamado de Tentador. No grego a palavra tentação é “πειρασμόν – peirasmos”, que pode significar “testar ou provar algo”. O termo significa “uma prova de retidão” ou “uma indução para o mal”, dependendo do contexto. Quando procedente do Diabo, é sempre para a prática do mal.

h) Príncipe deste mundo

Esse título atribuído a Satanás demonstra sua influência sobre as autoridades deste mundo (gr. kosmov – kosmos). Esta palavra “mundo” possui algumas ideias em sua forma verbal, por exemplo: colocar as coisas em ordem, sistematizar e adornar ou decorar. A partir dessa última forma originou-se o vocábulo “cosmético”, que é o conceito de adornar a aparência exterior.

Assim, no Novo Testamento, o termo “mundo” é empregado no sentido de planeta Terra (cf. João 1.10; Atos 17.24). Também é utilizado para significar os habitantes da Terra, referindo-se ora às pessoas em geral, como em João 3.16, ora a todos os incrédulos, alheios para com Deus, como em João 14.17 e 15.18. Mas é a concepção de sistema mundial, belamente organizado e disposto a funcionar sem a direção de Deus, que vem ao encontro do que pretendemos demonstrar. O sistema mundial está adornado com belos conceitos de cultura, música, arte, filosofia, religião etc. Não são más em si mesmas, entretanto Satanás distorce seus sentidos, afastando o homem de um verdadeiro relacionamento com Deus, sendo digno do título a ele atribuído: príncipe deste mundo.

No grego a palavra usada para príncipe é  “arcwn  –  archon”, que pode ser traduzida por “governador, comandante, chefe, líder”, de onde podemos concluir que ele exerce grande poder (concedido por Deus) e influência sobre esse sistema. Ele mesmo disse que recebeu este direito de se fazer obedecer: “Disse-lhe o diabo:

Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser” (Lucas 4.6).

Por três vezes Jesus atribuiu esse nome a ele: “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso” (João 12.31); “Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim” (João 14.30) e “…do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado” (João 16.11).

Ele recebeu o título de príncipe, entretanto sobre ele está a autoridade e o domínio do Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19.16).

i) Príncipe da potestade do ar

Como foi dito, ele exerce influência e autoridade não só na Terra, mas também no mundo espiritual. Ele é perito na astúcia, e com sua eloquência trouxe após si um terço dos anjos dos céus (Apocalipse 12.4), que lhe obedecem e se sujeitam às suas ordens e forma de governo.

j) Enganador

Satanás é um perito no plantio de dúvidas; é sua técnica especial. Na sua primeira aparição registrada na Bíblia, ele enganou Eva no jardim do Éden (Gênesis 3.1; 1 Timóteo 2:14). Suas táticas não mudaram com o passar do tempo. O diabo promete o Céu, mas entrega o inferno; oferece a vida, mas envia a morte; fala de salvação, mas introduz a destruição. O mais mortal de todos os inimigos vem camuflado de arauto de paz, provedor de prosperidade e restaurador de esperança.

Além de todos esses nomes, ainda encontramos os seguintes: acusador (Apocalipse 12.10), anjo de luz (2 Coríntios 11.13-15), homicida (João 8.44), pai da mentira (João 8.44), leão que ruge (1 Pedro 5.8), destruidor (Apocalipse 9.11), entretanto os que até o momento foram apresentados já bastam para demonstrar com quem estamos lidando.

Extraído do curso Teológico da Editora Bestesda – Recomendamos, acesse:
https://www.faculdadebetesda.com.br/


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

1 Comentário

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Sobre o assunto dois nomes atribuído a Satanás ,eu Gostei dos estudos pra mim foi uma experiência nova , mais conhecimento, obrigado , pela explicação 👏👏👏👏👏👏👏😉😉😉

Comentários 1 - 1 de 1Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement