- CACP – Ministério Apologético - http://www.cacp.org.br -

Non Habemus Papam!!!

O primeiro dia de votações hoje (12) do conclave, que elegerá o sucessor do papa Bento XVI, acabou sem consenso. A fumaça escura, indicando a ausência de decisão, foi vista pela chaminé da Capela Sistina por volta das 19h40h (15h40 de Brasília). O cálculo dos vaticanistas é que o conclave dure, no mínimo, três dias e, no máximo, 11.

A Praça São Pedro lotou no final da tarde para o início da noite. Fiéis, religiosos e curiosos das mais diversas nacionalidades ignoraram a chuva fina que caía e aguardaram para ver a cor da fumaça. A terça-feira foi um dos dias mais frios da semana, registrando 8 graus Celsius.

O resultado da votação de hoje foi divulgado – por meio apenas da fumaça – cerca de duas horas depois de os cardeais se reunirem no conclave. Os 115 cardeais participaram, inclusive, o italiano Antonio Maria Vegliò, de 75 anos, que durante a missa da manhã passou mal e foi socorrido. A previsão é que amanhã (13) ocorram votações pela manhã e pela tarde.”

DECLARAÇÃO: “O Papa, Bispo de Roma e sucessor de S. Pedro, é o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade, quer dos Bispos quer da multidão dos fiéis. Com efeito, o Pontífice Romano, em virtude do seu múnus de Vigário de Cristo e de Pastor de toda a Igreja, possui na Igreja poder pleno, supremo e universal. E ele pode sempre livremente exercer este seu poder.” (CIC, § 882).

“Goza de infalibilidade o Pontífice Romano, chefe do colégio dos Bispos, por força do seu cargo quando, na qualidade de pastor e doutor supremo de todos os fiéis, e encarregado de confirmar seus irmãos na fé, proclama, por um ato definitivo, um ponde de doutrina que concerne à fé e aos costumes…”. (CIC, § 891).

REFUTAÇÃO:

• Jesus Cristo (e não o Papa) é o único Sumo Pontífice sobre a Igreja (1ª Timóteo 2:5; 1ª Pedro 5.4).

• Jesus é chamado de noivo da sua Igreja e o único que tem autoridade sobre ela (Mateus 28:18; Efésios 1:20-22; 5:23, 24).

• Todos os cristãos são sacerdotes de Cristo (1ª Pedro 2:9 e apocalipse 1:6). Isso significa que não há uma classe especial de sacerdotes.

• Existe somente um caso autêntico de sucessão apostólica (Atos 1:15-26), onde vemos os apóstolos e outros discípulos escolhendo um substituto para Judas Iscariotes.

• O único Vigário de Cristo é o Espírito Santo, o Consolador prometido (João 14:15-17; 16:7-9, 13, 14).

[1] [2]Compartilhar [3]