Esqueceu a senha?

Novelomania – é pecado?

por Pr. Natanael Rinaldi - ter maio 20, 11:01 am

veja mulheresA revista VEJA* traz na capa de frente uma célebre artista de TV com a seguinte manchete “SENHORA DO DESTINO O DUELO DAS OITO” e continua declarando mais, “POR QUE 45 MILHÕES DE BRASILEIROS SE ENTREGAM TODOS OS DIAS À INTERMINÁVEL LUTA DO BEM CONTRA O MAL.” “OS BASTIDORES DA NOVELA MAIS VISTA DA HISTÓRIA DA TELEVISÃO BRASILEIRA.”

Nas páginas internas, onde o artigo é comentado, tomamos conhecimento do enredo da novela mais vista da TV nacional:

“Um dos passatempos favoritos dos brasileiros atualmente é apostar em qual será a próxima vítima eliminada pela vilã Nazaré com um empurrãozinho escada abaixo. Também se debate se o coração da heroína Maria do Carmo será fisgado pelo jornalista Dirceu de Castro ou pelo bicheiro Giovanni Improtta. Pelo país afora, fala-se sobre a gravidez da adolescente Lady Daiane, o seqüestro da bem-nascida Duda e as carícias trocadas pelas lésbicas Jenifer e Eleonora.”
Esses são alguns dos assuntos tratados na novela que ocupa o passatempo dos brasileiros. Em resumo paira uma desgraça sem medidas sobre a sociedade brasileira. Moralmente podre, completamente podre, a nossa sociedade. É disso que o povo gosta.

Não ignoramos que o mundo jaz no maligno. Não ignoramos que o deus deste século é o diabo como declara Paulo em 2 Co 4.4. Mas o que mais nos entristece é tomar conhecimento de que os crentes em Jesus Cristo estão incluídos nesses 45 milhões de novelistas. Responda meu irmão: Você está incluído nesses 45 milhões de novelistas? Lembre-se de 2 Coríntios 6.14-17. ” …que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.”

NOVELA ESTÍMULO AO PECADO

No sermão profético de Mt 24 Jesus deixou claro um dos sinais precedentes da sua segunda vinda”E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.”(MT 24:12) E a iniquidade está sendo multiplicada por todo o nosso querido Brasil porque os temas das novelas abordam sempre as mazelas, as desgraças, adultério, homossexualismo, lesbianismo e isso tudo se torna natural com a assimilação dessas desgraças. Não espanta mais. Os princípios morais bíblicos estão sendo abandonados. “E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.” (MT 24:38) “Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro. Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra. Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor.” (MT 24:37-42)

AUSÊNCIA SEMANAL DOS CULTOS

Será que a ausência dos cultos semanais não seria é motivada pelos apreciadores das novelas? Nem bem acaba uma novela já se anuncia a seguinte e assim sucessivamente de tal modo que os crentes, na maioria as mulheres, não estariam se afastam dos cultos presas que estão pelos enredos das novelas e não querem perder nenhum capítulo?

É lamentável reconhecer que Deus está sendo deixado para traz por causa das novelas e pela absorção das práticas imorais apresentadas como se fossem coisas de pequena importância. Os tele-espectadores tornam-se insensíveis ao mal moral que grassa na sociedade. Tudo é permissível. Ninguém mais se surpreende com os escândalos promovidos pelos artistas de TV. Admiram seus fãs sob qualquer hipótese. Não é o que está acontecendo com Michael Jackson, acusado de pedofilia com seus fãs apoiando o cantor, independentemente da acusação? Os crentes estão se tornando mais amigos dos deleites do que amigos de Deus e isso é adultério espiritual “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.”(TG 4:4-5,10)

OS DEZ MANDAMENTOS DO TELESPECTADOR CRISTÃO

Gostaria que os cristãos pensassem seriamente nos dez mandamentos do telespectador cristão – de Autor Desconhecido. São eles:
01. Amarás ao Senhor teu Deus acima de todos os desenhos, shows, jornais, piadas, novelas e filmes de televisão.

02. Não farás da imagem do vídeo um outro deus diante do Senhor. Não adorarás seus artistas, nem exibirás seus pôsteres em tua casa, pois teu Deus é Deus zeloso e sentir-se-á enciumado.

03. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão, como fazem, a todo momento, os protagonistas das novelas.

04. Guardarás verdadeiramente o dia do Senhor. Não ficarás diante do aparelho na tarde de domingo, mas sairás para visitar alguém que necessite de oração, conforto e estímulo.

05. Honra o culto doméstico com tua família para que teus filhos aprendam o caminho do Senhor e se prolongue a vida espiritual deles. Não permitirás de forma alguma que a televisão impeça esta honra.

06. Não farás da televisão a babá de teus filhos, nem permitirás que vejam televisão noite e dia, sem controle.

07. Não deixarás o aparelho exibir filmes indecentes ou cenas de adultério, para que essas coisas não fiquem em tua mente e te seduzam a esse pecado.

08. Não furtarás teu tempo diante da televisão, deixando de cumprir com o teu dever.

09. Não dirás falso testemunho contra teu próximo, como fazem os participantes das novelas, nem farás uso de suas gírias e palavras inconvenientes.

10. Não cobiçarás o modo de viver, de falar e de vestir dos artistas, nem os produtos que ali são anunciados. Não deixarás que essas coisas determinem tua conduta, nem o teu alimento.

RECOMENDAÇÃO AOS CRISTÃOS EVANGÉLICOS

Paulo rogou aos cristão de Roma: “ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (RM 12:1-2)
É próprio rogar aos meus irmãos amantes das novelas a não abandonar o seu lugar na casa de Deus, trocando o horário dos cultos semanais pelo conforto de estar em casa acompanhando sua novela preferida. “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,” (HB 10:25-26)

Se você assim fizer, quero encontrá-lo todas as terças feiras nos cultos de oração e quintas feiras nos cultos normais. Não esquecendo de dormir cedo, de sábado para o domingo para, no domingo pela manhã, estarmos juntos na EBD. Sem esquecermos dos cultos de domingo à noite trazendo visitantes para esse culto de evangelismo.

VOTO A DEUS

Fora com as novelas. Faça um voto diante de Deus de não mais assistir novelas. Mas tenha consciência do seu voto e não faça um voto levianamente, pois está escrito: Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o.Melhor é que não votes do que votares e não cumprires. Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos?” (EC 5:4-6) ”

Finalmente, irmãos, Cristo nos chamou para a liberdade. “Ó INSENSATOS gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?”Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne? Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão.” (GL 3:1-4)

* VEJA de 9 de fevereiro de 2005


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

5 Comentários

Comentários 1 - 5 de 5Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Tem tantos evangeliquis que gostam de uma novelinha.

  2. crente que acompanha novela deve ler “chibata” na igreja na hora do culto.
    (*chibata, é um termo neopentecostal para admoestação verbal na frente de todos e passar vergonha). rsrs

    1. Por um instante eu pensei que fosse chibatada mesmo. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    2. Tyago, sim, o termo é aplicar “chibata ou chibatada” é alegórico lógico, onde o pastor, geralmente um presbitéro faz uma exortação e chama atenção de alguém na frente da congregação. 

  3. Desde que era criança assistia muitas Novelas até a idade adulta.porem depois notei que as Historias tinham muitas Imoralidade,adulterio e Homossexualismo que são praticas Proibidas por Deus.por isso resolvi Não assistir ou Evitar Novelas e na verdade Não sinto faltar nenhuma!

Comentários 1 - 5 de 5Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement