Esqueceu a senha?

Número de centros islâmicos sobe 20% em SP

por Artigo compilado - qui set 17, 6:48 pm

Número de centros islâmicos sobe 20% em 2015 em São Paulo

Será que logo experimentaremos o terror islâmico?

Estado tem maior número de mesquitas e salas de oração no Brasil; migrantes muçulmanos e conversão de brasileiros impulsionam crescimento de religião

O número de mesquitas e musalas (salas de oração islâmicas) no Estado de São Paulo cresceu cerca de 20% em 2015, impulsionado pela chegada de refugiados e pela conversão de brasileiros, segundo a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras).

Dos atuais 30 centros islâmicos do Estado – que abriga a maior comunidade muçulmana do país –, cinco foram abertos de janeiro a setembro de 2015. No ano passado, apenas um foi criado.

Com crescimento, Estado de São Paulo tem 30 das 102 mesquitas e salas de oração islâmicas do Brasil
BBC

Com crescimento, Estado de São Paulo tem 30 das 102 mesquitas e salas de oração islâmicas do Brasil

O crescimento em São Paulo ilustra o aumento do número de praticantes do islã em todo o Brasil, que ainda não foi quantificado. Atualmente, há 102 centros de oração islâmicos em todo o país.

“Não há levantamento científico (sobre o número de muçulmanos no país), mas começaremos a desenvolver isso porque ficou bastante evidente que há um aumento baseado nesse fluxo de imigrantes vindos de diversas regiões do Oriente Médio e de países africanos”, disse Ali Hussein El Zoghbi, vice-presidente da Fambras, às BBC Brasil.

O Censo 2010 do IBGE fala em cerca de 30 mil praticantes da religião no país, mas a Federação estima que o número tenha saltado de 600 mil em 2010 para entre 800 mil e 1,2 milhão de fiéis em 2015.

Entre eles estão imigrantes de países como Gana, Nigéria, Tanzânia, Bangladesh, Marrocos e Síria, este último palco, desde 2011, de uma sangrenta guerra civil.

Segundo dados do Conare (Comitê Nacional para os Refugiados), órgão ligado ao Ministério da Justiça, 2.077 sírios receberam status de refugiados do governo brasileiro de 2011 até agosto deste ano.

Mussala da Misericórdia, em Embu das Artes: uma das cinco abertas em 2015 no Estado de SP
BBC

Mussala da Misericórdia, em Embu das Artes: uma das cinco abertas em 2015 no Estado de SP

Conversão

Os novos centros religiosos atendem a comunidades no Tatuapé e em Aricanduva (zona Leste de São Paulo), na rua Guaianazes (centro), em Veleiros (zona Sul) e em Embu das Artes (Grande São Paulo).

Segundo El Zoghbi, a abertura deles está ligada principalmente à conversão de brasileiros ao islã nas regiões periféricas da Grande São Paulo, e à necessidade de ter salas de oração mais próximas de seus bairros.

O sheik Rodrigo Rodrigues, que conduz as orações na mesquita do Pari, no centro da capital paulista, diz que as conversões de brasileiros têm se tornado mais frequentes. “Acho que todo sábado duas ou três pessoas se convertem aqui. Nós não registramos, porque acreditamos que a conversão é pessoal e espontânea”, disse à BBC Brasil.

Cópias do Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, ficam disponíveis para número cada vez maior de fiéis na mesquita do Pari
BBC Brasil

Cópias do Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, ficam disponíveis para número cada vez maior de fiéis na mesquita do Pari

Extraído do site da IG em 17/09/2015


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement