Esqueceu a senha?

O 4° mandamento e o concílio de Jerusalém

por Pr. Natanael Rinaldi - ter out 20, 10:20 am

Por que o quarto mandamento não foi incluído na decisão do concílio de Jerusalém?

Resposta Apologética: Atos 15.14 – “Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento”.

Atos 15.28-29 – “Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada e da prostituição das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá”.

– Nem Deus nem Cristo incluiu o quarto mandamento na nova aliança. Se o tivessem incluído, ele estaria em algum lugar no Novo Testamento, como os nove outros mandamentos estão.

– De todas as palavras proferidas por Jesus na terra, somente quatro referências são feitas ao sábado: Mateus 12.8 e 24.20; Marcos 2.27-28; Lucas 6.5. Ele apenas ensinou que é correto fazer o bem nesse dia e que nenhum dia é senhor do homem. Nem sequer uma vez ordenou alguma observância particular de nenhum dia específico.

– O antigo sábado judeu fazia parte do pacto entre Deus e Israel e era um símbolo e sinal daquela aliança (Êxodo 20.8-11; 31.13-28; Ezequiel 20.12-20). O pacto não havia sido feito com os homens antes de Moisés (Deuteronômio 5.2-3), nem com os gentios e a igreja (Deuteronômio 4.7-10; Romanos 2.14). O sábado não é para eles.

– Dos dez mandamentos, o quarto era o único cerimonial e não uma lei moral. Seu único propósito era celebrar o livramento da escravidão egípcia, quando Israel não tinha descanso (Deuteronômio 5.15). Era apenas uma tipologia do descanso eterno (Colossenses 2.14-17; Hebreus 4.1-11; 10.1). Era natural que ele ficasse fora da nova aliança, na qual a realidade do descanso veio daquilo que era uma sombra (Mateus 11.28.29; Colossenses 2.14-17). Os benefícios físicos e espirituais de um descanso podem ser alcançados em qualquer outro dia da semana, e não apenas no sábado.

– O quarto mandamento era o único que poderia acabar se tornando mera formalidade, sem afetar a conduta moral dos homens. Todos os outros mandamentos dizem respeito às obrigações morais. É o único dos dez mandamentos que poderia ser eliminado sem afetar a lei moral estabelecida para os homens.

– Deus predisse e prometeu que Ele eliminaria o antigo sábado judeu (Isaías 1.10-15; Oséias 2.11).

– Os profetas predisseram que Deus aboliria a antiga aliança e faria uma nova (Isaías 42.6; 49.8; 59.21; Jeremias 31.13-40; 32.37-44; Ezequiel 36.24-38). Há uma referência clara a isso no Novo Testamento em Mateus 26.28, Romanos 11.25-29 e Hebreus 8.8-12.

– Em nenhuma passagem o texto bíblico afirma que os homens devam guardar o sábado judeu, para comemorar o antigo descanso da criação. O sábado era para comemorar o livramento do Egito (Deuteronômio 5.15). Era necessário para que os judeus pudessem “lembrar” (Êxodo 20.8).

– É o único mandamento que poderia ser transgredido, e foi transgredido, sem que se infringisse uma lei moral. Israel marchou em um sábado (Números 33.3; Levítico 23.5-11; Josué 6.12-16; levantou o tabernáculo (Êxodo 40.1,17 com Levítico 23.5-11); examinou a terra de Canaã (Números 13.25) e lutou (Josué 6.12-16; 1Reis 20.29; 2Reis 3.9). Davi e outros transgrediram o sábado e foram considerados inocentes (Mateus 12.2-5).

10º – O Novo Testamento permite que os cristãos guardem qualquer dia como sábado, sendo essa uma das coisas flexíveis, não incluída como mandamento na nova aliança (Romanos 14.1-3; Gálatas 4.9-11; Colossenses 2.14-17). O dia que os cristãos primitivos observavam, não por mandamento, mas por escolha, era o domingo ou o primeiro dia da semana:

“A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a cabeça de esquina. Da parte do Senhor se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos. Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos e alegremo-nos nele” (Salmo 118.22-24).

“Disse-lhes Jesus: nunca lestes nas Escrituras: a pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor isso foi feito isto, e é maravilhoso aos nossos olhos?” (Mateus 21.42).

“E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios” (Marcos 16.9).

“Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus e pôs-se no meio deles e disse-lhes: Paz seja convosco” (João 20.19).

“E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles e prolongou a prática até à meia-noite” (Atos 20.7).

“Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar” (2Coríntios 16.1-2).


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

13 Comentários

Comentários 1 - 13 de 13Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. -É o único mandamento que poderia ser transgredido, e foi transgredido. Eliseu matou 42 jovens e o povo de Israel matava em nome de Deus logo esse mandamento também é cerimonial! 

    1. colossenses 2:16-17 

  2. Sábado foi feito por causa do homem… Memorial da criação dado por Deus antes do pecado, “antes da existência de qualquer sobra” abençoado santificado (separado) para uso sagrado, Meu SANTO dia diz o criador em varias partes das escrituras,  não pode ser uma mera sombra.

    1. você só diz máximas moralistas sem nexo. colossenses 2:16-17 S.Paulo acabou com guarda de sabado. nunca leu as cartas paulinas.

      você está mais parece um possuído falso profeta alucinado falando na primeira pessoa, esqueceu de tomar o gardenal doido.

  3. Calma! não precisa partir para agressão, assim irão pensar que está faltando gardenal na tua casa, com todo respeito.

    1. ? quem fica profetizando como VOCÊ FALOU :

      ” – Meu SANTO dia diz o criador em varias partes das escrituras,  não pode ser uma mera sombra”.

      Que acontece baixou em você o espírito da EGW ? parece um louco falando na primeira pessoa.
       vai tomar seu gardenal na sua casa.doidão !

    2. colossenses 2:16-17 contradizendo flagrantemente as palavras de S.Paulo inspirado pelo Espírito Santo. não gostou que falei gardenal…? para mim quem fica como lokão falando PROFETADAS como você bem provavél no minimo estar endemoninhado, gardenal é fichinha perto de voce.

  4. – Meu SANTO dia; Isaias 58:13,14 Ex 20:10

    1. esse aguiar parece-me que tomou santo daime  … pois ainda está falando profetadas falando na primeira pessoa. “eeeuuuu sooouuuu” isso não cola mais rapaz.
      se cita o antigo testamento para guardar o sabado, então por que não guarda o “ano sabatico” de leviticos 25 ???

  5. E abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou(Gên. 2:3). Existe algum verso na Bíblia que diga que o Sábado não é mais santo? DEUS os chama de “OS MEUS SÁBADOS” Lev. 19:30 é Ele mesmo quem diz e ninguém pode negar.

    1. está progredindo, pelo menos parece que parou de falar profetadas na primeira pessoa, já estava parecendo o INRI .  
      não adianta citar o A.T estamos no N.T. neste não contempla o sabado.
      “… sábados ..são SOMBRAS das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.” Colossenses 2:16,17

    2. em nenhum lugar do N.T ensina “guardar sabado”, o “decalogo” de Moises foi substituido pelos mandamentos de Jesus, João 5:45b // no N.T não contempla o “sabado” // E não adianta ficar citando o A.T perde seu tempo.

    3. BOA LEMBRANÇA Aguiar SOBRE O “MEUS SÁBADOS” PRÓPRIO PAULO CITA ESSA EXPRESSÃO MEUS SÁBADOS COMO SOMBRA DAS COISAS FUTURAS.
      COLOSSENSES 2.16

Comentários 1 - 13 de 13Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement