Esqueceu a senha?

O argumento de um calvinista contra o livre arbítrio

por Pr. João Flávio Martinez - ter ago 11, 1:14 pm

Um calvinista fez o seguinte argumento contra o livre arbítrio: “Você não pode ser protegido de um assaltante, se Deus não intervir no livre arbítrio dele, para que ele não te machuque“. Bem, temos aqui algumas implicações problemáticas:

1) Se isso é factual, então toda tentativa de latrocínio bem sucedida Deus seria o algoz e responsável pelo ato criminoso.

2) Esse calvinista assumiu que todas as maldades do mundo Deus poderia ter evitado, mas por um “mistério” que ninguém sabe, ele se omitiu.

3) É risível tal argumentação, pois Deus para proteger Davi não precisou mudar o arbítrio de Golias, mas sim fortalecer a fé do jovem pastor.Por fim, a Bíblia corrobora como a responsabilidade humana e com o livre arbítrio humano:

  • Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal“. (1 Pedro 2.16).
  • “Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor” (Gálatas 5:13)
  • “Por iniciativa própria eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos” (2ª Coríntios 8:3-4)
  • “Pois Tito não apenas aceitou o nosso pedido, mas está indo até vocês, com muito entusiasmo e por iniciativa própria” (2ª Coríntios 8:17)
  • “Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria” (2ª Coríntios 9:7)
  • “Escolham hoje a quem irão servir” (Josué 24:15)
  • “Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra (…) Entretanto, se vocês não obedecerem ao Senhor, ao seu Deus, e não seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos e decretos que hoje lhes dou, todas estas maldições cairão sobre vocês e os atingirão” (Deuteronômio 28:1,15)
  • “Se você voltar, ó Israel, volte para mim’, diz o Senhor. ‘Se você afastar para longe de minha vista os seus ídolos detestáveis, e não se desviar, se você jurar pelo nome do Senhor, com fidelidade, justiça e retidão, então as nações serão por ele abençoadas e nele se gloriarão’” (Jeremias 4:1-2)
  • Escolhi o caminho da fidelidade; decidi seguir as tuas ordenanças” (Salmos 119:30)
  • “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (Deuteronômio 30:19)
  • “Assim diz o Senhor: ‘Estou lhe dando três opções de punição; escolha uma delas, e eu a executarei contra você’” (2ª Samuel 24:12)

Cada dia que passa, dá mais pena de ver os os calvinistas estrebucharem na arena do raciocínio lógico da existencialidade.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

5 Comentários

Comentários 1 - 5 de 5Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Se o que aconteceu ainda está por vir, o livre arbítrio é uma falácia. Tem uma passagem entre tantas na Bíblia, que comprova esse fato. Quando Jesus disse a Pedro, que antes que o galo cantasse duas vezes ele o negaria três vezes, é prova inequívoca de que não há livre arbítrio.

    1. Quando Jesus disse a Pedro, que antes que o galo cantasse duas vezes ele o negaria três vezes, é prova inequívoca de que não há livre arbítrio. (???)

      Jesus sabia por revelação sobre o futuro de Pedro e o que ele poderia fazer e falar … não foi um determinismo.

    2. a tese do calvinismo transforma Deus em um monstro. se tem estuprador atacando por aí então foi Deus que fez eles fazer isso ? dá licença Patric, pega esse seu deus calvinesco e dá licença viu.

    3. falacia é as institutas do calvino. o decreto horrible que ele escreveu. mostra um Deus obtuso, monstro cruel, sem amor, despota arbitrario. carrasco.
      os missionarios da igrejas calvinistas nunca prega calvinismo para os neofito só depois que membra que fala. um descaramento.

  2. Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; ESCOLHE POIS A VIDA, para que vivas, tu e a tua descendência,
    Deuteronômio 30:19

    “ESCOLHE POIS A VIDA” – “parabéns” “patric” você deu demissão para Javé?

Comentários 1 - 5 de 5Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement