Esqueceu a senha?

O batismo é necessário para salvação?

por Enviado por email - sex set 14, 4:42 pm

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16)

A Bíblia ensina que batismo é um passo de obediência importante para um Cristão, mas a idéia de que batismo é necessário para salvação é totalmente fora do contexto cristológico. O batismo ilustra a identificação do Cristão com a morte, enterro e ressurreição de Cristo. Romanos 6.3-4 declara: “Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” A ação de ser imerso em água ilustra ser enterrado com Cristo. A ação de sair da água retrata a ressurreição de Cristo e uma nova vida para se viver.

Qualquer coisa adicionada à fé em Jesus Cristo como sendo uma condição para salvação é uma salvação baseada em obras. Adicionar QUALQUER COISA ao Evangelho é dizer que a morte de Jesus na cruz não foi suficiente para comprar nossa salvação. Dizer que precisamos ser batizados para sermos salvos é dizer que precisamos adicionar nossas boas obras e obediência à morte de Cristo para que Sua morte seja suficiente para salvação. Apenas a morte de Cristo pagou pelos nossos pecados (Romanos 5:8; 2 Coríntios 5.21). O pagamento de Jesus pelos nossos pecados é debitado à nossa “conta” através de fé apenas (João 3.16; Atos 16.31; Efésios 2.8-9). Portanto, batismo é um passo importante de obediência depois de salvação, mas não pode ser uma condição para salvação.

“que também agora, por uma verdadeira figura-o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo”. 
(I Pe 3.21)

Batismo não salva do pecado, mas de uma consciência ruim. Pedro ensinou claramente que batismo não era um ato cerimonial de purificação física, mas um sinal de uma boa consciência diante de Deus. Batismo é o símbolo do que já aconteceu no coração e vida daquele que confiou em Cristo como Salvador (de acordo Com Romanos 6.3-5; Gálatas 3.27; Colossenses 2.12). Para tornar a fonte de salvação completamente clara, Pedro adicionou: “mediante a ressurreição de Jesus Cristo” (1 Pedro 1.3). O batismo é um passo importante que todo Cristão deve seguir. Batismo não pode ser uma condição para salvação. Argumentar a favor disso é dizer que a morte e ressurreição de Cristo não foram suficientes.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

5 Comentários

Comentários 1 - 5 de 5Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. O que salva é a Fé no senhor Jesus Cristo:o Filho de Deus.mais Jesus mandou que seus discípulos sejam Batizados em água.o Batismo(Mergulho) é uma ordem de Jesus.se alguém Não obedece esse Mandamento Não esta obedecendo Jesus.quem crer em Jesus vai fazer o que Jesus ordenou,será Batizado.

    1. A fé sem obras é morta,se eu considero o batismo como obras de minha fé aleluia. Precisamos ter atenção ao afirmar sobre o Batismo que não salva,pois o CRER  nos conduzira a essa pratica.”um ladrão não teve TEMPO, mas a  Graça e a Misericordia estava ao seu lado”. E nós temos tempo.

  2. A fé sem obras é morta,se eu considero o batismo como obras de minha fé aleluia. Precisamos ter atenção ao afirmar sobre o Batismo que não salva,pois o CRER  nos conduzira a essa pratica.
    “um ladrão não teve TEMPO, mas a  Graça e a Misericordia estava ao seu lado”. E nós temos tempo.

  3. O que eu entendo é que o batismo é uma comprovação que a pessoa realmente recebeu Jesus de coração como seu salvador. O próprio Jesus foi batizado por João Batista, Ele nos deu exemplo que devemos ser batizados. Ele disse: sejais meus imitadores.
    .

  4. Dizer que Batismo Salva é o mesmo que Adimitir que Joao Batista é maio que Cristo , pois ele veio para batizar com agua para demontrar arrependimento , sendo o propio Jesus por ele  batizado , seria Jesus nao salvo antes disso , ou apenas demonstrou perante os homens seu compromisso com Deus ?

Comentários 1 - 5 de 5Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement