Esqueceu a senha?

O batismo em nome de Ellen G. White

por Artigo compilado - ter fev 11, 12:00 am

egw_idx1_r1_c1

Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo, e de EGW

“Não é necessário que as pessoas afirmem sua crença em Ellen White antes de serem batizadas, mas nosso entendimento geral tem sido de que não devemos batizar alguém que se oponha a aceitar seu ministério profético . Seria uma injustiça com o novo membro, que certamente se sentiria um peixe fora d’água. Também seria injusto para com a igreja, que passaria a ter um ELEMENTO DE DISCÓRDIA estabelecido em seu meio.” (FAGAL, William, 101 perguntas sobre EGW e seus escritos, Casa Publicadora 2013, p. 120)

Tenho 32 anos, sendo que passei 21 anos na IASD. Durante o tempo que fiquei na igreja, pude ver que a maioria dos membros é desinformada quanto às doutrinas. Nunca havia lido o manual da igreja, nem conhecia a fundo ou havia estudado as 28 doutrinas fundamentais. Para aqueles que afirmam que EGW não é considerada uma luz menor, ou que hoje é vista como algo secundário na IASD, gostaria de tecer alguns comentários:

Mc 16.16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

Ou seja: a salvação depende de Crer em Jesus e ser batizado.

Vejamos dois dos votos do batizando na IASD (manual da IASD 17ed, 2008 -p63-64)

8. Aceita o ensino bíblico dos dons espirituais, e crê que o dom de profecia é uma das características identificadoras da igreja remanescente?

13. Aceita e acredita que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a Igreja remanescente da profecia bíblica, e que pessoas de todas as nações, raças e línguas são convidadas a fazer parte da sua comunhão, e a ser nela aceites?

Deseja ser membro desta congregação local da Igreja mundial?

Se o candidato ao batismo disser que não acredita nestes dois itens, não poderá ser batizado, por consequência, não terá direito à salvação.

Daí o candidato pode perguntar o que é o tal dom de profecia. Novamente entra o manual da IASD para esclarecer:

Manual, p 42:

18. O Dom de Profecia Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é uma característica identificadora da Igreja remanescente e foi manifestado no ministério de Ellen G. White. Como mensageira do Senhor, os seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade e proporcionam conforto, orientação, instrução e correção à Igreja. Eles também tornam claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo o ensino e experiência. (Joel 2.28 e 29; Atos 2.14-21; Heb. 1:1-3; Apoc. 12.17; 19.10.)

Bem, até aqui apenas citei partes do manual da IASD, mas já evidenciamos algo que considero muitíssimo grave em uma religião que se diz cristã:

O Batismo em nome de Ellen Gould White.

Não adianta negar, buscar respaldo nesta ou naquela referência. Está no manual da IASD, atualizado, disponível na rede para qualquer pessoa baixar, ler e analisar.

Fica bem claro para qualquer pessoa que a IASD exige que o batizando creia em Deus, em Jesus, no Espírito Santo e em Ellen G. White, do contrário o indivíduo não poderá ser batizado, perdendo o direito da salvação.

Isso para mim supera qualquer crítica à IASD. Mesmo se pudesse provar que EGW foi realmente inspirada por Deus (e nem entro na questão aqui) nunca poderiam buscar respaldo bíblico para a inclusão da crença em uma quarta pessoa no batismo. Não precisamos aqui discutir doutrinas alimentares, sábado, questão do bode emissário representando satanás, inspiração de EGW, igreja remanescente, restauração da verdade, santuário celestial, porta fechada, marcação de datas para a volta de Cristo…

Os ASD não se dão conta da gravidade do assunto do batismo em nome de EGW. Se você não tivesse religião, mas conhecesse um pouco o cristianismo, a ponto de se sentir atraído, e buscasse uma igreja, para poder ser instruído, e batizado… Você aceitaria se dissessem assim: bem, meu amigo, você só poderá ser batizado se afirmar crer em Deus, Jesus, Espírito Santo, e Ellen Gould White….?!

Nem os membros da IASD notam que são batizados em nome de quatro pessoas. Converso ainda com meus irmãos e mãe (todos ainda na IASD): TODOS concordam que nunca haviam se dado conta do batismo em nome de EGW, e concordam plenamente que é algo absurdo, que a IASD deveria rever a questão. E qualquer pessoa assim concordaria, adventista ou não.

Esse foi o principal motivo que me levou, inicialmente a não mais levar ninguém para a IASD (pq o sujeito seria batizado em nome de EGW), e que depois culminou com minha saída da instituição.

Ainda mantenho muitos amigos por lá, alguns também buscando por conta o esclarecimento sobre tudo o que lá é falado.

Se ofendi algum ASD peço humildemente desculpas. Só escrevi neste blog pois acredito que muitos membros da IASD possam começar a estudar por si mesmos tudo o que lá é repassado como verdade. Mas a verdade sempre aparece, mais cedo ou mais tarde. Pensem no assunto do batismo, é realmente algo muito sério.

Finalizando, respondendo quanto à questão dos alimentos.

1- dieta vegetariana estrita está longe de ser a melhor dieta. Hoje, a ciência comprova que a dieta do mediterrâneo é a mais adequada para a saúde, e envolve a ingestão moderada de carne, e consumo moderado de álcool, dentre outras coisas.

2- Deus deu a Noé e sua família TODOS os animais da terra por alimento (Gn 9.3). Se a IASD afirma que os animais impuros de Lev 11 fazem mal à saúde, então afirmam automaticamente que Deus, apesar de salvar Noé e sua família do dilúvio, quis prejudicar sua saúde, dando a ele uma nova dieta que seria prejudicial ao seu organismo…?!

Bem, fico por aqui… Espero ter ajudado a esclarecer a seriedade do assunto do batismo na IASD, a única igreja que batiza em nome de quatro pessoas!

Fonte: Manual da IASD 17ed, 2008.

Que Deus nos abençoe e que o Espírito nos Ilumine!

Ah, e já que citaram anteriormente números, aí vão alguns:

População mundial: 7 bilhões

Igreja Católica Apostólica Romana: 1,2 Bilhões

Igreja Católica Ortodoxa: 300 milhões

Igrejas Protestantes: 600 Milhões

Igreja Adventista: 16 milhões

Já ouvi um ASD comentar sobre a estatística: lembre-se que a salvação vem pela porta estreita.

Respondi: ser cristão hoje já é a porta estreita, já que somos apenas 1/3 da pop mundial. Ou será que a porta é tão estreita a ponto de salvar apenas 0.2% da população mundial?

Extraído do site http://adventismoexposto.blogspot.com.br/ em 10/02/2014


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Comentários fechados neste artigo.

Advertisement