- CACP – Ministério Apologético - http://www.cacp.org.br -

O batismo praticado pelas TJs

TJ DSC04980

A Sociedade Torre de Vigia estabelece certas condições para administração do batismo aos seus adeptos, dentre as quais destacam-se:

  1. Cada um precisa adquirir conhecimento bíblico através de um estudo sistemático das publicações da Sociedade Torre de Vigia. Atualmente está em uso o livro “O Que a Bíblia Realmente Ensina”, Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, Cesário Lange-SP, edição de nov/2013 – também disponível na internet em versão digital.
  2. Cada um precisa responder a um exame, conduzido por um ancião, onde constam 80 perguntas sobre as doutrinas das Testemunhas de Jeová.
  3. Cada um precisa renunciar a qualquer batismo anteriormente praticado.

“Se você estudou atentamente os capítulos anteriores deste livro com uma Testemunha de Jeová, é possível que se sinta motivado a perguntar: ‘O que me impede de ser batizado?’ Você já aprendeu a respeito da promessa bíblica de vida eterna no Paraíso (Lucas 23:43; Revelação [Apocalipse] 21:3,4) Aprendeu também qual é a verdadeira condição dos mortos e sobre a esperança da ressurreição. (Eclesiastes 9:5; João 5:28, 29) É provável que venha frequentando as reuniões congregacionais das Testemunhas de Jeová e tenha observado pessoalmente que elas praticam a religião verdadeira (João 13:35). Mais importante ainda, é provável que já tenha começado a desenvolver uma relação pessoal com Jeová… Para habilitar-se ao batismo, porém, é preciso dar certos passos específicos. Mas há mais coisas a aprender. Assistir às reuniões congregacionais das Testemunhas de Jeová é de grande ajuda nesse respeito. É importante frequentar essas reuniões (Hebreus 10:24,25)…”

Fonte:http://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/biblia-ensina/o-batismo-e-a-relacao-da-pessoa-com-deus/ – “O Que a Bíblia Realmente Ensina”, cap. 18.

A Bíblia diz acerca do batismo:

1) O batismo deve ser ministrado após a pessoa aceitar Jesus como Senhor e Salvador da sua vida:

  1. Os crentes foram batizados logo após expressarem sua fé (At. 2.41; 9.17-18);
  2. Crer em Cristo era a condição essencial para o batismo (At. 18.8);
  3. Em alguns casos, os crentes foram batizados na mesma hora que declararam sua fé em Cristo (At. 16.30-33);
  4. Como exemplo, Paulo foi batizado logo após depositar sua fé em Cristo (At. 22.16);
  5. Pedro esclareceu aos seus ouvintes que se arrependessem e fossem batizados logo após isso (At. 2.31-41).

       2) Exemplos bíblicos da prática batismal:

  1. a) Os crentes judeus foram batizados (At. 2.41);
  2. b) Os crentes gentios foram batizados (At. 10.44-48; 18.8);
  3. c) Exemplos de famílias sendo batizadas (At. 16.15,33; 1Co. 1.16).
[1] [2]Compartilhar [3]