Esqueceu a senha?

O Budismo da Novela Joia Rara

por Pr. Natanael Rinaldi - qua out 09, 7:03 pm

O Jornal A Tribuna* traz uma notícia para os adeptos da religião budista com participação ativa da atriz mirim Mel Maia, que fará a personagem Pérola, em Joia Rara, dança e fala sobre as gravações. Regina Casé faz uma experiência diferente no Esquenta levado ao ar ontem. A apresentadora reuniu os convidados no palco em posição de meditação. acompanhada de um cantor de mantra e seguida por um maestro, ela anunciou aos convidados: “A gente faz isso para mostrar para vocês um pouco mais do budismo.”

Pergunto: Se o Brasil é um país onde predomina o Catolicismo Romano como religião da maioria precisaria a TV Globo através da novela anunciada dar ao povo brasileiro maior conhecimento do budismo, fora as muitas religiões existentes no Brasil que não contam com o apoio de uma tv, como declarou a apresentadora Regina Casé?

É nítido o propósito deste pano de fundo para divulgação da próxima novela Jóia Rara que será exibida pela Rede Globo no horário das 18:00 hs, motivo pelo qual Regina fala de sua experiência no Nepal durante as gravações, declarando-se budista, conta um pouco sobre a filosofia de vida dos adeptos da religião budista.

Pastor Natanael, pergunto: Budismo é religião ou seita? e, finalmente, o que vem a ser o mantra e qual a filosofia de vida dos adeptos desta prática?

Budismo é religião. o Budismo é uma religião bastante peculiar, pois é uma religião bastante semelhante ao Hinduísmo no fato de que ambos são chamados de religiões “orientais”, ambos acreditam em Carma (ética de causa e efeito), Maya (natureza criativa e mágica da ilusão),Samsara (o ciclo de reencarnação), entre outras coisas. os budistas acreditam que o objetivo principal da vida é o de alcançar a “iluminação”, como eles acham que ela existe.

Pergunta: quem foi o fundador do Budismo?

Resposta: o seu fundador foi Siddhartha Gautama. ele nasceu na realeza na Índia mais ou menos 600 anos antes de Cristo. como a história conta, ele viveu e cresceu de forma bastante luxuosa; chegou até mesmo a casar e ter filhos com pouca exposição ao mundo externo. Seus pais queriam que ele fosse poupado da influência da religião ou exposição a dor e sofrimento. Buda sempre dizia: «Busca a iluminação e o resto te será dado por acréscimo», era esta a filosofia de vida de Buda.

Pergunta: se buda buscava iluminação, o que ensinou Jesus sobre a iluminação espiritual?

Resposta: Jesus se declarou a própria luz que veio ao mundo iluminá-lo. João 1:7-10 “Houve um homem enviado de deus, cujo nome era João. este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. 8 – Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.9 – Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. 10 – Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.”

Pergunta: Se João batista como precursor de Jesus afirmou que Jesus ao mundo para que testificasse da luz, de que modo João Batista apresentou Jesus ao mundo como luz?

Resposta: João Batista estava batizando junto ao rio Jordão certa ocasião quando Jesus veio ao seu batismo e João fez a seguinte declaração: João 1.27-29 “Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca. 28 – Estas coisas aconteceram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando. 29 – No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”

Enquanto Buda buscava iluminação para descobrir qual a razão do sofrimento do ser humano, Jesus revelou que a razão do sofrimento do ser humano é o pecado e por isso poderia se apresentar como aquele que tira o pecado do mundo e com a exclusão do pecado, há paz nos corações dos homens. João 8.31-36 “

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; 32 – E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 33 – Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: sereis livres? 34 – Respondeu-lhes Jesus: em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. 35 – ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. 36 – se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”

Se o próprio Buda passou a vida meditando para encontrar a razão do sofrimento humano, Jesus apontou não só a procedência do sofrimento pela entrada do pecado no mundo, mas também apresentou a solução: Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas mas terá a luz da vida. “

Pergunta: O que é mantra?

Resposta: Em sânscrito, man significa “mente”, e tra significa “liberdade”. Logo, um mantra é uma combinação de sons transcendentais que liberta nossas mentes das muitas ansiedades da vida no mundo material.

  • O Jornal A Tribuna de 15 de setembro de 2013

Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement