Esqueceu a senha?

O calvinismo e o livre arbítrio

por Artigo compilado - ter dez 13, 10:51 am

livre-arbitrio

Os calvinistas afirmam que o livre arbítrio é um termo completamente não bíblico, composto no âmbito do pensamento filosófico e vazio de todo e qualquer apoio bíblico. Muitos deles desafiam seus oponentes para mostrar-lhes o apoio bíblico para ele, assumindo cegamente com plena confiança que não há nenhum. Então, eu alistei aqui alguns dos versículos que eles estão ignorantes voluntariamente ou deliberadamente escolheram não considerar.

A palavra hebraica נְדָבָ֖ה * nedaba * traduzida principalmente “Livre arbítrio”, mas também significa “livre motivação ” ou “decisão voluntária” é usada 16 vezes em 15 versículos em toda a Escritura.

Êxodo 35:21 E todo aquele cujo coração o excitava, e todo aquele cujo espírito o moveu, veio e trouxe a contribuição do Senhor para a obra da reunião da tenda.

Deut. 23:23 “Tens o cuidado de fazer o que sair dos teus lábios, assim como voluntariamente * fizeste ao Senhor teu Deus o que prometeu”.

Salmo 54: 6 “* Eu te sacrificarei voluntariamente, e darei graças ao teu nome, ó SENHOR, porque é bom.”

Oséias 14: 4 “Eu curarei a sua apostasia, vou amá-los livremente, * porque a minha ira se desviou deles.”

(Observe aqui com Os. 14: 4 a mesma palavra usada para livre arbítrio de Deus antes foi usada para o livre arbítrio do homem [Êxodo 35:21, Sl 54: 6]).

Em outros lugares é usado em conexão com uma oferta voluntária a Deus. E com estes versos eu não posso deixar de perguntar “Como você pode ter uma oferta livre sem um livre arbítrio?”

Calvinistas jogam a fora, mas a Bíblia literalmente usa a palavra 16 vezes.

Outro usos do Antigo Testamento de “livre arbítrio”:
Ex. 35:29
Ex. 36: 3
Lev. 7:16
Lev. 22:21
Lev. 22:23
Num. 15: 3
2 Crôn. 35: 8
Esdras 1: 4
Esdras 3: 5
Esdras 8:28
Ezeq. 46:12

Outros versículos que mostram autodeterminação:

Êxodo 25: 2
“Dizei aos filhos de Israel que aumentem uma contribuição para Mim, e de todo homem cujo coração o move, vocês levantarão a Minha contribuição”.

1 Crônicas 29: 9
“Então o povo se regozijou por terem oferecido de boa vontade, pois fizeram a sua oferta ao SENHOR de todo o coração, eo rei Davi também se alegrou muito”.

1 Crônicas 29:17
“Desde que eu sei, ó meu Deus, que Tentaste o coração e te deleitas na retidão, eu, na integridade do meu coração, tenho voluntariamente oferecido todas estas coisas, e agora, com alegria, vi o teu povo, que está aqui presente, Fazer as suas ofertas voluntariamente a Ti “.

1 Coríntios 7:37
“Mas aquele que permanece firme no seu coração, não estando sob nenhuma restrição, mas tendo autoridade sobre a sua própria vontade, e decidiu isso em seu próprio coração, para manter sua própria filha virgem, fará bem”.

2 Coríntios 8: 3
“Porque eu testifico que, de acordo com sua capacidade, e além de sua capacidade, deram de sua própria vontade”

2 Coríntios 9: 7
“Cada um deve fazer como ele tem proposto em seu coração, não de má vontade ou sob compulsão, porque Deus ama um doador alegre.”

Atos 11:29
“E na proporção que qualquer um dos discípulos tinha meios, cada um deles determinado a enviar uma contribuição para o alívio dos irmãos que vivem na Judéia.”

1 Pedro 5: 2
“Pastoreiem o rebanho de Deus entre vocês, exercendo a vigilância não sob compulsão, mas voluntariamente, segundo a vontade de Deus, e não por ganho sórdido, mas com ânsia”.

2 Coríntios 8:11
“Mas agora acabe fazendo isso também, de modo que, assim como havia a prontidão para desejá-lo, então também pode concluir isso por sua habilidade”.

Filemom 1:14
“Mas sem o seu consentimento eu não queria fazer nada, para que sua bondade não fosse, na verdade, por compulsão, mas por sua própria vontade”.

Terence Jones via Facebook


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

17 Comentários

Comentários 1 - 17 de 17Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. os hiper calvinistas extremados tem ojeriza destes dois versos :

    “..ESCOLHE pois a vida…” Deuteronômio 30:19

    “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que TODO AQUELE que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3:16

  2. Não existe livre arbítrio para a salvação, meu caro, nos demais temos livre agência. A salvação vem do Senhor!!!!

    1. neste verso evidencia clara e explicitamente o livre-arbítrio, nunca leu ??

      ” – E não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:40)

  3. Pra quem não acredita na pré eleição, ou o controle absoluto e perfeito de Deus, coloca Deus sujeito a erro. Pois afinal, Ele em sua pré Ciência elegeu quem será o anticristo. Já pensou se esse anticristo tem o livre arbítrio e escolhe seguir a Cristo? Kkkkk

    1. Que argumento mais idiota

  4. Refutação Exodo 35:21. É simples. Trata-se de mostrar que aquele que  foi eleito, ou seja,  foi alcançado pela Graça (que NÃO VEM DE NOS – É DOM DE DEUS), contribui de coração para a vontade do Senhor. Sempre Ele no controle.

  5. Refutação Exodo 35:21. É simples. Trata-se de mostrar que aquele que  foi eleito, ou seja,  foi alcançado pela Graça (que NÃO VEM DE NOS – É DOM DE DEUS), contribui de coração para a vontade do Senhor. Sempre Ele no controle.

  6. Refutação de Crônicas, Coríntios, Atos,e Filemon. O mesmo citado acima.
    Cabe a nós, eleitos pela Graça, A perseverança na fé, e assim será feito pois Deus é Deus! Não é semi-Deus.
    Imagino esse autor orando”: Quero aqui me agradecer por eu ter conseguido de alcançar senhor” kkkkk

  7. Jose Eduardo Sanches dom fev 12 at 11:15 pm “…Cabe a nós, eleitos pela Graça”

    no calvinismo não há Graça, e sim arbitrariedade. Graça aplica-se como diz em João 3:16. “para TODO AQUELE que crer.”

  8. Jose Eduardo Sanches dom fev 12 at 11:15 pm ” … Deus! Não é semi-Deus.”

    “E não quereis vir a mim para terdes vida.” João 5:40

    neste trecho Jesus estava dialogando com pessoas com potencial para serem salvas, mas elas não quiseram.

  9. a escola Arminio crê sim na predestinação/eleição porém não na arbitrariedade como é apresentada pelo calvinismo.

    [Deus] “quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” 1 Tm 2:4
    “a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens” Tt 2:11

  10. Jose Sanche dom fev 12 at 11:10 pm

    sr. jose parece-me somente um papagaio repetidor das institutas calvino, e apresenta um deus obtuso, cruel e inerente em amar os seres humanos pelo seu “bom prazer” – calvinismo é uma doutrina medieval arcaica. nunca leu “Deus é amor” 1João 4:8

  11. E a Graça, que muito bem vc mencionou, não vem de nos – é dom de Deus.
    Não temos mérito algum.
    Arbitrariedade? Quer que Deus obedeça a quem? Seja bem vindo ao mundo que Deus criou em sua perfeita Ciência. Deus que tudo governa.
    Porque nos, só temos um direito – morte eterna.

    1. você diz monte de obvio, como se ninguém soubesse nada mas somente você …aprenda com Jesus – “Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las” Lc 9:56
      seu deus calvinesco destroi alma por “bom prazer”? tsk tsk tsk só na sua cabeça mesmo.

  12. Jose Eduardo seg fev 13 at 11:06 pm “só temos um direito – morte eterna.”

    fale por si só sr. josé

    [Deus] “quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” 1 Tm 2:4

    “a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens” Tt 2:11
    Responder

  13. Jose Eduardo seg fev 13 at 11:06 pm “Quer que Deus obedeça a quem?”

    “Indagou-lhe Jesus: – Que queres que Eu te faça ? ” Mc 10:51

    “Escolhe pois a Vida” Deuteronômio 30:19

    vai estudar mais, que você está mais por perdido que cachorro em dia de mudança.

  14. O livre arbítrio só funciona para homens, Deus sabe quem vai ser salvo ou não, só que nos homens não temos esse poder, nós fazemos escolhas na vida , e vamos responder e pagar por isso. Agora conversão vem de Deus, nos em nosso delitos e pecados não somos capazes de “nos” convertermos !

Comentários 1 - 17 de 17Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement