- CACP – Ministério Apologético - http://www.cacp.org.br -

O calvinismo e o livre arbítrio

livre-arbitrio

Os calvinistas afirmam que o livre arbítrio é um termo completamente não bíblico, composto no âmbito do pensamento filosófico e vazio de todo e qualquer apoio bíblico. Muitos deles desafiam seus oponentes para mostrar-lhes o apoio bíblico para ele, assumindo cegamente com plena confiança que não há nenhum. Então, eu alistei aqui alguns dos versículos que eles estão ignorantes voluntariamente ou deliberadamente escolheram não considerar.

A palavra hebraica נְדָבָ֖ה * nedaba * traduzida principalmente “Livre arbítrio”, mas também significa “livre motivação ” ou “decisão voluntária” é usada 16 vezes em 15 versículos em toda a Escritura.

Êxodo 35:21 E todo aquele cujo coração o excitava, e todo aquele cujo espírito o moveu, veio e trouxe a contribuição do Senhor para a obra da reunião da tenda.

Deut. 23:23 “Tens o cuidado de fazer o que sair dos teus lábios, assim como voluntariamente * fizeste ao Senhor teu Deus o que prometeu”.

Salmo 54: 6 “* Eu te sacrificarei voluntariamente, e darei graças ao teu nome, ó SENHOR, porque é bom.”

Oséias 14: 4 “Eu curarei a sua apostasia, vou amá-los livremente, * porque a minha ira se desviou deles.”

(Observe aqui com Os. 14: 4 a mesma palavra usada para livre arbítrio de Deus antes foi usada para o livre arbítrio do homem [Êxodo 35:21, Sl 54: 6]).

Em outros lugares é usado em conexão com uma oferta voluntária a Deus. E com estes versos eu não posso deixar de perguntar “Como você pode ter uma oferta livre sem um livre arbítrio?”

Calvinistas jogam a fora, mas a Bíblia literalmente usa a palavra 16 vezes.

Outro usos do Antigo Testamento de “livre arbítrio”:
Ex. 35:29
Ex. 36: 3
Lev. 7:16
Lev. 22:21
Lev. 22:23
Num. 15: 3
2 Crôn. 35: 8
Esdras 1: 4
Esdras 3: 5
Esdras 8:28
Ezeq. 46:12

Outros versículos que mostram autodeterminação:

Êxodo 25: 2
“Dizei aos filhos de Israel que aumentem uma contribuição para Mim, e de todo homem cujo coração o move, vocês levantarão a Minha contribuição”.

1 Crônicas 29: 9
“Então o povo se regozijou por terem oferecido de boa vontade, pois fizeram a sua oferta ao SENHOR de todo o coração, eo rei Davi também se alegrou muito”.

1 Crônicas 29:17
“Desde que eu sei, ó meu Deus, que Tentaste o coração e te deleitas na retidão, eu, na integridade do meu coração, tenho voluntariamente oferecido todas estas coisas, e agora, com alegria, vi o teu povo, que está aqui presente, Fazer as suas ofertas voluntariamente a Ti “.

1 Coríntios 7:37
“Mas aquele que permanece firme no seu coração, não estando sob nenhuma restrição, mas tendo autoridade sobre a sua própria vontade, e decidiu isso em seu próprio coração, para manter sua própria filha virgem, fará bem”.

2 Coríntios 8: 3
“Porque eu testifico que, de acordo com sua capacidade, e além de sua capacidade, deram de sua própria vontade”

2 Coríntios 9: 7
“Cada um deve fazer como ele tem proposto em seu coração, não de má vontade ou sob compulsão, porque Deus ama um doador alegre.”

Atos 11:29
“E na proporção que qualquer um dos discípulos tinha meios, cada um deles determinado a enviar uma contribuição para o alívio dos irmãos que vivem na Judéia.”

1 Pedro 5: 2
“Pastoreiem o rebanho de Deus entre vocês, exercendo a vigilância não sob compulsão, mas voluntariamente, segundo a vontade de Deus, e não por ganho sórdido, mas com ânsia”.

2 Coríntios 8:11
“Mas agora acabe fazendo isso também, de modo que, assim como havia a prontidão para desejá-lo, então também pode concluir isso por sua habilidade”.

Filemom 1:14
“Mas sem o seu consentimento eu não queria fazer nada, para que sua bondade não fosse, na verdade, por compulsão, mas por sua própria vontade”.

Terence Jones via Facebook

[1] [2]Compartilhar [3]