Esqueceu a senha?

O calvinismo e os “não calvinistas”

por Pr. João Flávio Martinez - sáb dez 13, 12:24 pm

Calvino lado B

De minha parte, eu não tenho dúvida que os calvinistas são irmãos em Cristo, a problemática não são os “não calvinistas” (ou arminianos). O Sínodo Calvinista de DORT (em 1619) já definiu que todos os “não calvinistas” (ou arminianos) são perdidos e hereges (muitas pessoas não calvinistas foram punidas com a morte por causa desse edito)… Mesmo que um calvinista, com boa vontade e amor cristão, nos aceite como irmãos, ainda seremos réprobos segundo o concílio de DORT. Também temos a palavra da maior autoridade do calvinismo, ou seja, a palavra de João Calvino – o autor das Institutas – ele já definiu que quem não é calvinista é “réu do fogo do inferno” e uma “besta amaldiçoada”. Então, a coisa é mesmo complicada. Se pra mim e para os arminianos (de modo geral) os calvinistas não são como os sectários, para eles (os calvinistas que seguem a doutrina ao pé da letra) nós somos membros de uma grande heresia chamada Arminianismo. É só pesquisar nos sites “reformados” de apologética e conferir esses fatos lastimáveis. E o mais deprimente, é que não acho que os “grandes” teólogos calvinistas queiram reescrever DORT ou as Institutas. Muito menos querem negar os dogmas do calvinismo.

Roger E. Olson, em seu livro Teologia Arminiana Mitos e Realidades, diz o seguinte:

“A questão é que, principalmente na metade do século passado, desde a ascensão do evangelicalismo pós-fundamentalista (cuja teologia é amplamente dominada por calvinistas), os arminianos têm se esforçado para conseguir respeito dentro do meio teológico e acadêmico evangélico mais amplo, e alguns simplesmente abriram mão do termo. Não é incomum ouvir os arminianos descreverem a si mesmos como “moderadamente reformados” no intuito de agradarem os influentes e poderosos do movimento evangélico. Declarar-se arminiano é atrair para si uma miríade de perguntas (ou simplesmente uma suspeita reservada) quanto à heresia. Muitos líderes evangélicos desinformados simplesmente presumem que os arminianos não acreditam na absoluta necessidade da graça sobrenatural para a salvação. Alguns evangélicos declararam abertamente que se os arminianos evangélicos já não estão em heresia, eles estão caminhando para lá. Um apologista evangélico preeminente declarou publicamente que os arminianos são cristãos, mas “minimamente”. Um teólogo evangélico influente sugeriu que a enganação satânica pode ser a causa do arminianismo. Portanto, ainda que algumas de minhas fontes não utilizem o termo de forma explícita, todas elas são, de fato, arminianas”. (Roger E. Olson, Teologia Arminiana Mitos e Realidades, Editora Reflexão, página 28.)

O jeito mesmo é mantermos o respeito e seguirmos cada um a sua estrada. Não consigo ver diferente!


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

22 Comentários

Comentários 1 - 22 de 22Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. tenho comunhão com irmão de Igreja de confissão Calvinista, no range de light~moderado. Com calvinista extremado e hiper é impossivel, vem ter comigo com aquela cara esticada e olho de peixe morto (endemoninhado) bramando “joão calvino” está certo. com esses não ! vade retro ! 

    1. Uma vez salvo, salvo para sempre!

  2. IIson,
    De fato, Deus sabe nos preservar, porém se você ou eu, não quisermos mais seguir a Jesus o entendimento é bem diferente : 
    “Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados” Hb 10:26

  3. essa frase calvinesca “Uma vez salvo, salvo para sempre!” é inspiração demôniaca.

    1. É mesmo?

    2. Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
      Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;1 Timóteo 4:1-2

  4. Depois de toda remonstrância feita acerca do calvinismo, pelos bons artigos do CACP e do livro “calvinismo recalcitrante” ainda assim tem gente que não entendeu nada ou não quer, e fica jogando “pedrinha” como isso fosse algo tão eficaz. calvinismo é anti-biblico !

  5. O q vcs nao entendem é essa frase. Não tem nada a ver com prática de pecado. Quem é salvo nao tem prazer em pecar. Simples assim.

    1. Entendemos a frase, mas não podemos aceitar. dentre outros os calvis baseiam-se em “…e ninguém as arrebatará da minha mão. “João 10:28. Sabemos que Deus preserva, protege, guarda, livra, e abençoa os crentes, porém, e se você não quer ficar mais na mão de Jesus ? 

  6. Ilson,
    Deveras quem é salvo não tem prazer no pecado, mas se eu ou você “deliberadamente” ou  (decididamente) não quer viver mais na presença de Jesus, só restará uma certa expectativa de fogo consumidor contra os adversários. Hb 10:27

    1. Quem está falando de NAO viver na presença de Jesus, se só ele é a nossa esperança? Nós calvinistas queremos sim todos os dias a presença dEle! Volto a repetir, vcs não entendem a máxima ‘uma vez salvo, salvo para sempre’.

  7. O proto evangelho em Deuteronômio 30:19 “… proponho VIDA e MORTE, em escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”. O nosso sucesso espiritual tem socorro e ajuda divinas com certeza, mas nossas escolhas fazem também a diferença.

  8. O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada ao fogo” lucas 3:9

  9. Fico triste por vocês Arminianos, por colocarem a Graça de Deus condicionada as suas obras.
    (Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece)RM 9:16
    (Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.)Romanos 9:18

    Romanos 9:16

    1. Fico triste, amigo, ao vê-lo tão equivocado… Romanos 9 não fala de salvação, mas de reprovação de Israel (a Nação Eleita) no projeto de Deus sobre a Terra. Israel falhou na missão e a Igreja foi levantada no lugar. Nada aqui é sobre fatalismo predestinacionista (Pr. Martinez).

  10. Eletiano, 
    DEUS NÃO TEM AMOR …ELE É AMOR !!! 1 JOÃO 4:8b – 
    COMO PODES CONDICIONAR A DEUS ?ELE AMA TODAS AS PESSOAS, SEM ACEPÇÃO, SEM ELEIÇÃO OU PREDESTINAÇÃO ARBITRARIA, ISSO É MENTIRA. ELA SALVA TODAS AS PESSOAS QUE QUISER JOÃO 3:16.SE HÁ ELEIÇÃO OU PREDEST. PQ ELE SABE TUDO.

  11. ABAIXO AS INSTITUTAS DE CALVINO (ESSE VELHO DESPOTA MEDIEVAL, INQUISITOR, MALVADO, ASSASSINO)
    ANATEMA SEJA TUDO O QUE ELE ESCREVEU !!!!

    1. Calma, amigo, aí já é um equívoco. Concordo que o calvinismo é doentio e anátema, mas Calvino escreveu algumas coisas úteis nas suas exegeses.

    2. DESPREDESTINADO,

      O QUE POR EXEMPLO ? 

  12. Quem está falando de NAO viver na presença de Jesus, se só ele é a nossa esperança? Nós calvinistas queremos sim todos os dias a presença dEle! Volto a repetir, vcs não entendem a máxima ‘uma vez salvo, salvo para sempre’.

  13. IIson, não é que não entendemos ! não aceitamos ! e você não se faça “de desentendido”, você entendeu nossa replica sim. “uma vez salvo, salvo para sempre” (desde que não se desvie “deliberadamente”. 

  14. Esse Ilson, agarra-se a frase calvinesca “uma vez salvo, salvo para sempre” como se agarra a um ursinho de pelucia encardido. Tem-se aí o artigo e reply contundentes, e fica aí balbucionando sem parar “aiieee vocês não entendem a frase, aiiiee”

Comentários 1 - 22 de 22Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement