Esqueceu a senha?

O calvinismo é uma teologia preconceituosa?

por Artigo compilado - sex set 04, 3:05 pm

O calvinismo é uma teologia preconceituosa com relação a humanidade?

Se o calvinismo é uma teologia preconceituosa com relação a humanidade somente os próprios calvinistas podem responder. Por isso, cito alguns trechos das Institutas, para que os mesmos respondam aos seguintes questionamentos:

1- “Certamente confesso ser esse um decretum horribile“.

  • Por que Calvino confessou que sua teologia do decreto era horrível?

2- “Imaginemos, por exemplo, um mercador que, havendo entrado em uma zona de mata com um grupo de homens de confiança, imprudentemente se desgarre dos companheiros, em seu próprio divagar seja levado a um covil de salteadores, caia nas mãos dos ladrões, tenha o pescoço cortado. Sua morte fora não meramente antevista pelo olho de Deus, mas, além disso, é estabelecida por seu decreto“.

  • Todos os assassinos agem por um decreto de Deus ao matar pessoas?

3- “Que os maus pequem, isso eles fazem por natureza; porém que ao pecarem, ou façam isto ou aquilo, isso provém do poder de Deus, que divide as trevas conforme lhe apraz”.

  • Os ímpios, ou os inimigos do evangelho pecam porque isso provém de Deus?

4- “Porque ele (Deus) não criou todos em igual condição, mas ordenou uns para a vida eterna e os demais para a condenação eterna”.

  • Como comprovar a dupla predestinação dentro da perspectiva da exegese bíblica, e de uma maneira mais simples, como entender o Deus de amor sendo assim? Ele ( Deus ) não estaria sendo preconceituoso?

5- “Uma vez que está na mão de Deus a disposição de todas as coisas, estando em seu poder a escolha da salvação e da morte, Ele ordena que entre os homens nasçam aqueles destinados à morte certa desde o ventre de sua mãe, para que, por meio de sua condenação, Seu nome seja glorificado“.

Peço desculpas aos meus irmãos calvinistas pela minha sinceridade, mas eu queria entender se realmente eles leem os escritos do reformador de Genebra.

Nota do Pr. Martinez: 

PARAFRASEANDO JOÃO CALVINO – “Imaginemos, por exemplo, uma criancinha Síria que, havendo entrado em uma embarcação junto com seus genitores, fugindo dos horrores da guerra em seu país, imprudentemente nas mãos de coiotes (homens que traficam pessoas) é levado a um naufrágio trágico e seu corpinho e de toda sua família são encontrados mortos na praia. Suas mortes foram não meramente antevista pelo olho de Deus, mas, além disso, é estabelecida por seu decreto” [Institutas, 1.16.9.]
É POR ISSO QUE NÃO SOU CALVINISTA. É POR ISSO QUE NÃO TEMOS CALVINISMO NA BÍBLIA.

——————————————

[1] Institutas, 3.23.7.

[2] Institutas, 1.16.9.

[3] Institutas, 2.4.4.

[4] Institutas, Vol. 3, Pg. 41, Editora Cultura Cristã, Ed 2006.

[5] João Calvino, Institutas da Religião Cristã, Livro 3, Capítulo 23, Seção 6.

Por Carlos Roberto via Facebook do site http://carlosreflexoes.blogspot.com.br/2015/09/o-calvinismo-e-uma-teologia.html


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

2 Comentários

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Pode ocorrer alguma coisa dentro da criação sem a vontade do Criador?  Seja por sua vontade soberana ou pela vontade permissiva? Um pequeno passarinho não cai em terra sem o seu conhecimento (Mt 10.29).  Não é verdade que só virão a Cristo aqueles que são ensinados pelo Pai? (Jo 6.45).

    1. Jo 12.32 deixa claro que a palavra “atrair” (MESMA PALAVRA DE Jo 6.45) não pode significar “graça irresistível” sobre o eleito, pois Jesus disse: “Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim”. Nenhum calvinista autentico crê que todos os homens serão salvos.

Comentários 1 - 2 de 2Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement