Esqueceu a senha?

O calvinismo transforma a Bíblia em uma zombaria

por Dave Hunt - sex ago 14, 10:48 am

Calvin in Geneva

Por que Cristo ordena que o evangelho seja pregado a toda criatura se o homem está morto e não pode crer e se Deus já predeterminou salvar apenas um grupo seleto desde a eternidade passada, condenando o resto? Por que Deus ordena “a todos os homens em todos os lugares que se arrependam” (Atos 17.30) se o eleito não pode perecer e o não eleito não pode se arrepender?

Beira a blasfêmia atribuir a Deus a insensibilidade e a falta de sinceridade de apelar por arrependimento e fé daqueles que estão mortos e não podem nem ouvir nem responder – daqueles que Ele predestinou ao tormento eterno desde a eternidade passada e de quem Ele retém a habilidade para se arrepender e crer. Por que apresentar uma ficção elaborada de que Deus ama a todos e que todos os homens têm a escolha de receber ou rejeitar a Cristo? Por que, se Deus poderia cessar todo o mal e sofrimento e salvar a todos, Ele permite que o mal e o sofrimento cresçam a um nível pior e salva apenas alguns?

A fim de manter a teoria da depravação total como a inabilidade de buscar ou obedecer a Deus, de uma eleição incondicional que não deixa espaço para a resposta humana e de uma graça irresistível que impõe a salvação por meio da regeneração anterior a qualquer fé da parte do homem, deve ser negado que o homem pode escolher crer e aceitar a Cristo como seu salvador. De fato, o Calvinismo concorda com Lutero que o homem não tem nenhum livre arbítrio.[1] Disso segue-se que não pode fazer nada de sua própria iniciativa, nem mesmo o mal – e certamente nenhum bem. Apesar de centenas de textos bíblicos em contrário, a negação da vontade humana permanece no próprio coração do Calvinismo. Como Zane Hodges destaca “Se existe uma coisa que o Calvinista de cinco pontos sustenta com vigorosa tenacidade é a crença que não pode haver nenhum livre arbítrio em absoluto.”[2]

Como veremos mais plenamente no próximo capítulo, o Calvinismo segue a teoria de Calvino de que tudo o que aconteceu ou acontecerá, incluindo a impiedade mais vil, foi preordenada por Deus para ocorrer exatamente como Ele desejou: “Ele decretou que…todos os eventos que ocorrem por seu decreto soberano.[3] Tudo o que é feito no mundo está de acordo com o seu decreto…assim ordenado por seu decreto”.[4] Boettner disse “O princípio básico do Calvinismo é a soberania de Deus.[5] [Ele] cria os próprios pensamentos e intenções da alma.”[6] Em outras palavras, os pecados mais perversos que os homens cometem são concebidos, predestinados e causados por Deus! Sproul concorda: “Deus deseja todas as coisas que acontecem.”[7] Calvino coloca assim:

Defendemos que…os conselhos e desejos dos homens…mais exatamente no curso que [Deus] destinou…Agostinho em todos os lugares ensina…que não pode existir um absurdo maior do que sustentar que alguma coisa é feita sem a ordenação [de Deus]…nenhuma causa deve ser vista, mas a vontade de Deus…[todos] os eventos são…produzidos por Deus.[8]

Esta doutrina estranha, tão essencial ao Calvinismo, flutua na face de nosso senso comum e experiência diária, que nos diz claramente que fazemos centenas de escolhas todos os dias e que nós não podemos culpar a Deus por nenhuma delas. Além disso, como veremos no próximo capítulo, a Bíblia afirma explicitamente que o homem age segundo sua própria vontade. De fato, ele deve se é para ele agradar e amar a Deus. Qualquer oferta ao Senhor no Antigo Testamento era pra ser dada voluntariamente; e.g., “Segundo a sua vontade, oferecerá macho sem defeito” (Levítico 22.19). E existem dúzias de exemplos de adoradores fazendo exatamente isso de coração; e.g., Êxodo 25.2; Juízes 5.9; 1 Crônicas 29.9, 17; 2 Crônicas 17.16; 35.8; 2 Coríntios 8.3,12.

O Calvinismo transforma a Bíblia e a experiência humana em uma zombaria. Afirmações de Deus que ordenam e apelam com os homens para obedecer abundam por toda a Escritura, oferecendo perdão do pecado pelo arrependimento. Mas se o homem não tem nenhum livre arbítrio, todas elas são fingimento da parte de Deus, um jogo que Ele está jogando para iludir o homem em pensar que ele pode escolher amar e buscar ao Senhor. Deus está enganando os homens em pensar que todos podem crer em Cristo para a salvação quando este privilégio está reservado para alguns exclusivos. De fato, o Calvinista insiste que o homem não pode desejar nada, que Deus predestinou cada pensamento seu, palavra, ato e ainda o mantém responsável. Esta é a zombaria Calvinista de Gênesis a Apocalipse.

Boettner afirmou que “mesmo a queda de Adão e por ele a queda da raça…foi assim ordenada nos conselhos secretos de Deus”.[9] Deus ordenou para Adão e Eva não comer da árvore do conhecimento e disse a eles que se eles comessem, eles morreriam. Ainda, Deus realmente queria que eles comessem dessa árvore, preordenou que eles comeriam, os causou a desobediência e então os mantém responsáveis e os pune. Calvino afirma “o primeiro homem caiu porque o Senhor considerou que ele deveria.”[10] Sproul concorda como ele deve manter a TULIP: “Deus desejou para o homem cair em pecado…Deus criou o pecado.”[11] Também pegando sua interpretação de Calvino, Palmer insiste “Deus ordena o pecado e a culpa é do homem…o pecado é…preordenado por Deus.”[12]

Deus não seria culpável, pelo menos como um cúmplice em um crime, por causar o pecado do homem? Não, diz o Calvinista, porque nós não podemos aplicar nossos padrões a Deus. Deus coloca em nossa consciência os padrões morais pelos quais julgamos uns aos outros. Jogando de lado a consciência, o senso comum e centenas de textos bíblicos, o Calvinista insiste que “Se Deus decide predestinar ou decretar qualquer mal em especial para qualquer propósito que ele pretende, quem somos nós para replicar a Deus (Romanos 9.19-24)?”[13]

Claro, não ousamos julgar a Deus. Mas ao mesmo tempo devemos ser confiantes que Deus é “tão puro de olhos, que não pode ver o mal e a opressão não pode contemplar” (Habacuque 1.13) e “não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta” (Tiago 1.13). Esse sendo o caso, podemos estar confiantes que Deus não causaria o pecado do homem. A própria sugestão Calvinista é contrária a Bíblia e repugnante a nossa consciência dada por Deus. Que todo pecado e impiedade é contrária à vontade de Deus e assim não poderia ser tentado por ele é tão claramente estabelecida na Escritura que não necessita de prova adicional aqui.

O Calvinista pega alguns versos fora do contexto e os deturpa para indicar Deus causando o mal. Uma “prova” favorita de que Deus é a causa do mal é: “Sucederá algum mal na cidade que o Senhor não o tenha feito?” (Amós 3.6). A palavra hebraica aqui traduzida como mal é rah, que é usada repetidamente com o significado de calamidade, problemas, sofrimento e destruição, mas quase nunca como impiedade moral. Deus está advertindo Israel sobre o Seu julgamento vindouro contra os pecados da nação, e que esse é o contexto e o assunto. Este texto não tem nada a ver com Deus causando o mal moral. Fazer isso violaria sua santidade.

Deus não pode desejar a impiedade moral porque isso é contrário a sua vontade. Repetidamente Deus diz que os pecados de Israel o provocaram a ira e que, portanto ele trouxe o mal (calamidade, julgamento, destruição) sobre eles; e.g., Deuteronômio 4.25; Josué 23.15; Neemias 13.18; Jeremias 19.15; 35.17; 36.31. Repetidamente Jeremias adverte sobre o julgamento de Deus; e.g., “Assim diz o Senhor dos Exércitos…Eis que trarei um mal sobre este lugar…porquanto me deixaram e alienaram este lugar, e nele queimaram incenso a outros deuses…e encheram este lugar de sangue de inocentes…Porque edificaram os altos de Baal, para queimarem seus filhos no fogo em holocaustos a Baal; o que nunca lhes ordenei, nem me veio ao pensamento” (Jeremias 19. 3-5). Ainda somos convidados a crer que o Senhor causou Israel a fazer o mal de modo que Deus pudesse os punir!

Deus relembra seu povo de seus apelos por arrependimento porque Ele não queria os punir: “Vós vistes todo o mal que fiz vir sobre Jerusalém, e sobre todas as cidades de Judá;…Por causa da maldade que fizeram, para me irarem…E eu vos enviei todos os meus servos, os profetas, madrugando e enviando a dizer: ora, não façais esta coisa abominável que odeio.” (Jeremias 44.4). Claro, Deus nunca disse a seu povo ou mesmo aos seus profetas que Ele realmente quer que Israel cometa o pecado e que Ele os predestinou a esquecer dele, cometer idolatria e cometer impiedade abominável de maneira que Ele pudesse os punir. Esta revelação teria que esperar até Agostinho e Calvino.

Deus chama o pecado de Israel “esta coisa abominável que odeio” (Jeremias 44.4), ainda somos convidados a crer que Ele a preordenou? Temos que crer que Deus causou a Israel a praticar coisas que eram abomináveis a Ele? Deus afirmou que “para a ira e para o meu furor me tem sido esta cidade…para que a tirasse da minha presença” (Jeremias 32.31), e ainda o Calvinismo quer nos fazer acreditar que a desobediência e idolatria de Israel foram desejadas e preordenadas por Deus! Pelo contrário, Paulo afirmou que Deus tem ordenado às autoridades humanas como seus ministros “e vingador para castigar o que faz o mal” (Romanos 13. 4).

Se o Calvinismo é verdadeiro, Deus está zombando do homem em muitas partes da Bíblia, pretendendo oferecer salvação da pena que sua lei requer pelo mal que Ele decretou que cada um cometesse (“Tudo o que é feito no tempo está de acordo com o decreto [de Deus] na eternidade”.[14]; “Deus preordena tudo o que ocorre.”[15]). Ele pretende ser sincero ao chamar ao arrependimento, enquanto retém a própria graça que os homens precisam para se arrepender, tendo preordenado que o homem não pode e não quer se arrepender sem a regeneração soberana. O Calvinismo zomba de Deus, de sua palavra e do próprio homem!

Toda a história da humanidade se torna um espetáculo de marionetes, como Deus sendo o que opera as marionetes. Ele olhou abaixo os homens e viu que “a maldade do homem se multiplicara…e toda a imaginação dos pensamentos do seu coração era só má continuamente…a terra, porém estava corrompida…e encheu-se a terra de violência” (Gênesis 6. 5, 11). Esta situação afligiu, pesou [a Deus] no coração”. Mas se como o Calvinismo diz, Deus causou cada pensamento mal, palavra e ação, porque Ele foi afligido? E como Deus poderia ser agravado se Ele poderia ter causado aqueles que viviam nos dias de Noé a ser santos ao invés de pecadores, mas ao contrário, escolhe os condenar? E ainda Deus é amor?

White diz que Deus “é capaz de salvar perfeitamente e completamente todos que Ele deseja salvar: o fato que nem todos são salvos leva inexoravelmente a verdade da eleição divina” [ou seja, pela Sua boa vontade, Deus escolheu salvar apenas um número seleto].[16] No caso do Dilúvio, dos milhões e talvez bilhões que viviam naquele tempo, Deus salvou somente Noé e sua família. Por que tão poucos? A Bíblia diz que foi por causa da impiedade do coração de todos eles, mas o Calvinismo diz que Deus, para demonstrar Sua justiça, causou a impiedade pela qual Ele os destruiu e condenou. Eu desafio White a apresentar apenas um verso que confirme esta teoria sanguinária e fria.

Paulo disse “persuadimos os homens à fé” (2 Coríntios 5.11). Por que, se o eleito não precisa ser persuadido, tendo sido predestinado à salvação e o não eleito não pode ser persuadido, tendo sido predestinado ao lago de fogo? O texto amplo da Bíblia é mutilado para que a teoria possa caber. Lucas escreve que Paulo e Barnabé “falaram de tal modo que creu uma grande multidão, não só de Judeus, mas de Gregos” (Atos 14.1). Falaram de tal modo? Isto não é enganador? O Calvinismo diz que a salvação dos ouvintes não teve nada a ver com a pregação dos apóstolos, mas com Deus regenerando soberanamente e dando a fé para crer. Em centenas de lugares as palavras claras da Escritura devem ser mudadas para acomodar a teoria fabricada pelo homem.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira” (João 3.16) não significa realmente o mundo todo, mas certos pecadores eleitos no “propósito particular eletivo de Deus.[17] Mundo aqui não pode significar todos.”[18] “que todo aquele que nele crê” não significa realmente que todos podem crer, mas apenas alguns. Palmer escreve: “Foi justamente porque Deus amou o mundo dos pecadores eleitos que Ele enviou Seu Filho unigênito…Nesta passagem ‘mundo’ não significa cada pessoa no singular…mas…pessoas de toda tribo e nação – não somente os Judeus.”[19] A teoria é imposta sobre a Bíblia.

Calvino apresenta Deus zombando do não eleito: “Existe uma chamada universal pela qual Deus, por meio da pregação externa da palavra convida a todos os homens de maneira idêntica, mesmo aqueles por quem ele designa a chamada ser um cheiro de morte, e o fundamento de uma condenação severa.”[20] Ele chama por meio do evangelho mesmo aqueles que Ele predestinou a condenação eterna? Os chama para o quê? O Deus de Calvino está aparentemente sendo sarcástico ao não eleito com o evangelho, oferecendo a salvação que Ele não os deixa ter.

E ainda Calvino ousa insistir:

Não pode ser dito que ele [Deus] age enganosamente; pois embora a palavra externa apenas torna indesculpáveis aqueles que a ouvem e não a obedecem, é ainda verdade com respeito a evidência da graça pela qual ele reconcilia os homens a si mesmo. Vamos, portanto sustentar a doutrina do profeta, que Deus não tem prazer na morte do pecador: o piedoso pode sentir confiança que tudo o que eles se arrependem Deus está pronto para os perdoar; e que o ímpio pode sentir que sua culpa é redobrada quando eles não respondem a grande misericórdia e condescendência de Deus. A misericórdia de Deus, portanto, estará sempre pronta a encontrar o penitente; mas todos os profetas e apóstolos e o próprio Ezequiel nos diz claramente que eles são a quem o arrependimento é dado.[21]

White cita Calvino relativo a 1 Timóteo 2.1-4: “Deus tem no coração a salvação de todos, porque Ele convida a todos ao reconhecimento de sua verdade…Todos aqueles a quem o evangelho é endereçado são convidados a esperança da vida eterna.”[22] Como aqueles predestinados a condenação eterna podem ser “convidados a esperança da vida eterna?” Que perversidade da parte de Calvino dizer que “pelo evangelho a graça de Deus é oferecida” aqueles que ele afirma “são excluídos do acesso a vida”![23] Tal insensibilidade é arrepiante!

Calvino afirmou que “[Deus] quer que todos os homens sejam salvos” (1 Timóteo 2.4) não significa todos os homens, mas todos os tipos e raças de homens[24]…Ele está falando de classe…o interesse [de Paulo] é apenas incluir príncipes e nações estrangeiras neste número.”[25] A audácia de Calvino em mudar o significado da Escritura é impressionante! “Nações estrangeiras” nem sequer são mencionadas. Paulo exorta que “orações sejam feitas por todos os homens”. Ele enfatiza que orações sejam feitas “por reis e por todos que estão investidos de autoridade” e especifica o motivo: “para que tenhamos uma vida quieta e sossegada”. Então ele acrescenta “[Deus] quer que todos os homens sejam salvos e venham ao conhecimento da verdade.” Por transformar “todos os homens” em “todos os tipos de homens” e “príncipes e nações estrangeiras” a fim de acomodar seu sistema de teologia, os Calvinistas responderão diante de Deus.

Muito é alterado! “Ele é a propiciação…pelos pecados do mundo inteiro” (1 João 2.2) não significa realmente o mundo inteiro, mas os não Judeus eleitos: “‘Mundo’ é visto como pretendendo transcender o particularismo judaico nacionalista.”[26] “O entendimento Reformado é…[o “mundo todo” significa] todos os cristãos em todo o mundo.”[27] Para se manter, o Calvinismo deve mudar o significado do texto do qual uma simples pessoa lendo a Bíblia em sua própria linguagem entenderia. Muita coisa na Bíblia se torna em uma zombaria. Os apelos de Deus com Israel (Isaias 1.18-20), Sua oferta de salvação a todos (João 3.17-17), o “vinde a mim…todos” de Cristo (Mateus 11.28) e a promessa que “e quem quiser, tome de graça da água da vida.” (Apocalipse 22.17) parece somente oferecer salvação a todos. Segundo o Calvinismo, ninguém pode crer no evangelho sem ser regenerado primeiro e Deus limita isso ao eleito. Deus não está realmente oferecendo salvação a todos e não está verdadeiramente chamando todos os homens ao arrependimento, mas apenas alguns selecionados.

Por que impor esta ficção elaborada sobre a Bíblia de chamar todos os homens ao arrependimento, de oferecer salvação a “todo aquele que crê”, quando isso não é o que Deus quer dizer? Por que levantar falsas esperanças com linguagem enganosa? Esta é uma questão óbvia que o Calvinismo é incapaz de responder.

Por Dave Hunt

Tradução Walson Sales

Fonte:

HUNT, Dave. WHITE, James. Debating Calvinism: Five Points, Two Views. Colorado Springs, CO.: Multnomah Books, 2004, pp. 309-318

____________________________________

[1] Martin Luther, trad., J.I Packer e O. R. Johnston The Bondage of the Will (Grand Rapids, Mich.: Fleming H. Revel, 1999).

[2] Zane C. Hodges, “The New Puritanism, part 3: Michael S. Horton, ‘Holy War with Unholy Weapons,’” Journal of the Grace Evangelical Society 7 (Spring 1994): 12.

[3] John Calvin, Institutes of the Christian Religion, tr. Henry Beveridge (Grand Rapids, Mich.: Eerdmans, 1998), III: xxiii, 7.

[4] Ibid., I: xvi, 6; III: xxiii, 7.

[5] Loraine Boettner, The Reformed Faith (Phillipsburg, N. J.: Presbyterian & Reformed, 1983), 2.

[6] Loraine Boettner, The Reformed Doctrine of Predestination (Phillipsburg, N. J.: Presbyterian & Reformed, 1932), 32.

[7] R. C. Sproul, Almight Over All (Grand Rapids, Mich.: Baker, 1999), 54.

[8] Calvin, Institutes, I: xxiii, 8.

[9] Boettner, Reformed Doctrine of Predestination, 234.

[10] Calvin, Institutes, III: xxiii, 8.

[11] Sproul, Almight Over All, 54.

[12] Edwin H. Palmer, The Five Points of Calvinism (Grand Rapids, Mich.: Baker, 1999), 100, 116.

[13] R. K. J. McGregor Wright, No Place for Sovereignty: What’s Wrong with Freewil Theism (Downers Grove, Ill.: InterVarsity, 1996), 197.

[14] John Gill, A Body of Doctrinal and Practical Divinity (Paris, Ark.: Baptist Standard Bearer, 1987), 173.

[15] Arthur W. Pink, The Sovereignty of God (Grand Rapids, Mich.: Baker, 1986), 240.

[16] James R. White, The Potter’s Freedom: A Defense of the Reformation (Amityville, N.Y.: Calvary Press, 2000), 99.

[17] Ibid., 257.

[18] John Owen, ed. William H. Goold, The Works of John Owen, (Edinburgh: Banner of Truth, 1978), X, IV: 338.

[19] Palmer, Five Points of Calvinism, 44-5.

[20] Calvin, Institutes, III: xxiv, 7.

[21] Ibid., III: xxiv, 15.

[22] White, Potter’s Freedom, 259.

[23] Calvin, Institutes, III: xxi, 7.

[24] John Calvin, citado em White, Potter’s Freedom, 141.

[25] John Calvino, Calvin’s New Testament Commentaries (Grand Rapids, Mich.: Eerdmans., 1994), 10: 209.

[26] John Calvin, citado em White, Potter’s Freedom, 257.

[27] Ibid., 274.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

83 Comentários

Comentários 1 - 50 de 83Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. discipulos dele com os tais maximus e jcp envergonham ainda mais: idolatras mentirosos defensores de carniceiro e lambe bota de polittico e querem ser santos essa é boa essas bocas aí estão apodercidas pelo pecado

    1. Soares, como você é um pobre coitado e ignorante, eu não sou calvinista … mas infelizmente você é beijador de padreko que tá cheio de noticia na Tv e jornais com acusação de abuso sexual, e isso você não é homem de explanar, quanta safadeza heim sr. soares ?

    2. Soares, você chama por mim ? meus amigos me chamam de Maximus, mas você ponha-se no teu lugar, não te dei confiança, e me chame de “Lord Decimus Maximus”.  (kkk).
      Quer vociferar maldições, imprecações e feitiçarias? então faça isso na lá sua igreja voluptosa e sensual e lasciva. 

    3. pois é
      aí eu te pergunto:a safadeza o protestante ensinou pro católico ou aprendeu com ele?
      “saudade do teu rabo”…marcos pereira
      legal né?

    4. vixe
      tu quer ser chamado de senhor é?
      Jesus disse: tendes um só Pai.
      o senhor sabe ler?
      acho que passou muito tempo adorando garrastazu medici e ficou doido 

    5. Vendo o seu comentário eu fico abismado e ao marasmo tempo em dúvida se você realmente é um Cristão.A palavra diz que que daremos conta de cada palavra frívola que sair da nossa boca.

  2. Servet. Ele participou da Reforma Protestante e, posteriormente, desenvolveu uma cristologia não-trinitariana. Condenado por católicos e protestantes, ele foi preso em Genebra e queimado na fogueira como um Herege por ordem do Conselho de Genebra, presidido por João Calvino

    1. Soares estamos cansados de saber, isso não é novidade, e não adianta o sr. ficar papagaiando, alias o dr.jota/ce/pê já escreveu isso centenas de vezes, para mim você está com inveja dele porque não consegue ter força de expressão, mas só coisas obvias que todo mundo já sabe. 

    2. que força de expressão?
      puxar saco de pastor?
      co,mo diria o faustão…pórrraaaa meu

    3. roberto soares sex ago 14 at 10:46 pm puxar saco de pastor? como diria o faustão pórrraaaa meu

      você revelou-se ser puxar saco de padre, e esse “produto” que você mencionou diz que o faustão fala você deve conhecer o alheio e gostar muito.
        
      distancia de voce soares.eu heim ?! 

    4. se o sr n~çao gosta do faustão assista a fezenda da record
      macedão aprovou viu sr calvinista?

    5. sr calvinista
      o sr não adora calvino?
      como chama alguem d epuxa saco?

  3. é tyago
    que a reforma trouxe beneficios nao ha duvida
    so botei esses poderes aqui porque tem gente que acha que esses reformadores são imaculados

  4. é tyago
    que a reforma trouxe beneficios nao ha duvida
    so botei esses podres aqui porque tem gente que acha que esses reformadores são imaculados

  5.  tyago
    que a reforma trouxe beneficios nao ha duvida
    so botei esses podres aqui porque tem gente que acha que esses reformadores são imaculados

  6. olha tyago
    a partir do momento em que eles só falam do catolicismo como tendo podridão, estão 
    idolatrando os reformadores sim
    e possivel que haja muitos santos assassinos no catolicismo a igreja foi corrupta 
    no entanto…

  7.  tyago
    a partir do momento em que eles só falam do catolicismo como tendo podridão, estão 
    idolatrando os reformadores sim
    e possivel que haja muitos santos assassinos no catolicismo a igreja foi corrupta 

  8. no entanto
    isso não invalida o fato de homens como São Francisco de Assis, Santo Antonio, Santa Luzia
    serem reverenciados e são esses que estão conta no meio catolico
    veja  a historia dessas pessoas, martires da fe
    vc ve as pessoas oraraem a sao jose,  nao a torquemada ou inacio de loyola

    1. quando falo no meio catolico falo do povao não da elite sacerdotal
      esses que foram canonizados sendo assassinos e problema da ICAR com deus

    2. tyago  discordo mas respeito
      veja nos cometarios dos seus irmaos como em geral eles colocam a culpa das mazelas do pais
      na cultura catolicaeels diziam que a medida que o protestantismo crescesse o pais melhoraria
      vemos escandalo corrupção aumentando,,,pastor roubando…e aí? culpa da icar?

    3. questão de salvação
      é sr tyago o sr dizer que estão errados e direito seu.se o sr disser assim sem agredir e xingar como fazem seus irmãos, mostrando argumentos, quem sou eu para tolher seu direito?
      boa  noite ao senhor e bons congressos

  9. roberto soares sex ago 14 at 11:42 pm “isso não invalida o fato de São Francisco de Assis, Santo Antonio, Santa Luzia serem reverenciados e são esses que estão conta no meio catolico”

    SOARES É PAPA-HÓSTIA. QUANDO ESTIVER NA MISSA, LEMBRA DE MIM LÁ E PÕE UM SALZINHO NA HÓSTIA. AH

    1. sr maximus
      feche sua boca a cristandade agradece
      cade  aprova que Jesus pregava prisão de gay militar reacionario?

  10. SOARES, VISITA UMA FÁBRICA DE ESTATUAS PARA O CATOLICISMO E VÊ COMO ELES PINTAM AS NADEGAS DOS SANTINHOS.VOCE VAI VER O QUE É UM IDOLATRA RIDICULO. 
    NA MISSA NÃO SEJA GULOSO, DEIXA UMAS HOSTIAS PROS OUTROS, CERTO COROINHA.?
    MAS SE VISITA UM SITE PROTESTANTE É PQ ESTÁ COM DÚVIDAS.

    1. não tenho culpa chefe se vc prefere adorar bolsonaro medici e cia
      falta edir macedo no panteão
      vc é um criminoso herege

  11. humm, olha os santinhos do soares,
    “são Francisco de Assis, (esse gosta só de bichinho e andar sujo) 
    Santo Antonio, (namoradeiro)
    Santa Luzia” (a zoiuda)
    são jose não era casto, ele teve relações sexuais com Maria, era um homem e não um tonto celibatario que não pegava a mulher

    1. sr icabode
      faço para o senhor as palavras que fiz para o sr maximus
      o sr é um herege criminoso
      quem não sabe ver a presença de Deus nos martires da fe não pode ser cristão ; vide por suas palavras
      adora macedão e veja se dá resultado

  12. soares, enquanto voce fica rezando para s.josé e s.maria sabia que eles mantinham relações sexuais conjugal e tiveram muitos filhos e filhas. s.josé era um pegadô da mulher dele, e s.maria tinha muitos orgasmões com s.josé seu marido legitimo. s.josé era homem e não um tontão !!

    1.  seu pastor  anda com a boca muito suja
      até já não sei se não é o senhor que junto com o sr marcos pereira não anda por aí em alguma zona gospel, quanto aos orgasmões onde esta isso na biblia?afinal esse nao e o principio do sola scriptura? 

    2. ainda quanto aos orgasmoes o sr anda confundindo a biblia com a alguma revista que anda olhando escondido da congregação?

    3. mas para alguma coisa sr icabode estas suas respostas lastimaveis servem 
      não só as do senhor mas as de outros como jcp e maximus
      não e so la no islã que tem gente ordinaria
      no alcorão diz: entre cristãos e judeus ha fieis
      mas a maioria e depravada 
      sera coincidencia?

    4.  se Jesus voltasse hoje e sujo, o sr falaria o que pra ele? sim porque os hábitos de Cristo e São Francisco eram os mesmos.quanto a gostar de animais, muito bom.Aqui no interior do estado dois hereges iguais ao sr de uma igreja que não recordo o nome arrastaram um cachorro amarrado  numa moto

    5. Soares, a unica coisa que me importa é que s.francisco é um idolatra do catolicismo romano. e fique o sr. sabendo que a tal “sua” n.s aparecida ou a simplesmente maria, era casada com josé, e mantiveram relações sexuais licitas conjugais e tiveram filhos. s.josé não é um tontão.

    6. o sr voltou so para falar baboseira sr
      santos e martires sao anteriores a igrejas
      seguem a Jesus e a Deus e não a igrejas
      e não sei quem lhe autorizou a falar de coisas que a propria Biblia não fala
      o sr idolatra pastor e o resultado é esse aí

    7. outra coisa
      maria é sua mãe tb quer o sr queira ou não

  13. roberto soares sáb ago 15 at 5:05 pm “outra coisa maria é sua mãe tb quer o sr queira ou não”

    AH AH AH ATENÇÃO CACP OLHA QUE O SOARES DISSE “MARIA É MINHA MÃE”
    PASMEM DE RIR.

    VOCE TÁ VARIADO, EU JAMAIS ACEITAREI UM CREDO IDOLATRA COMO ESSE. 
    ARREDA DE MIM SATANAIS.

    1. parece que o sr anda meio desesperado né sr icabode, ao ser confrontado com a verdade?
      Quando Deus constituiu Maria mãe da humanidade não pediu autorização ao sr não
      ou o sr quer contestar a vontade de DEus e trocá-la por birra do pastor?

  14. roberto soares sáb ago 15 at 5:04 pm  “o sr voltou so para falar baboseira dos santos”
      
    n.s.aparecida maria era uma mulher decidida e fez amor nua com s.josé, era descendente de rei davi, e s.josé era pegadô de maria, e quebrava a cama tanto nhec nhec sorte que foi carpinteiro.

    1. voltou para falar baboseira de novo sr icabode?
      que tipo de novela o sr anda asssistindo?
      não pense que agredindo a imagem dos martires o sr agride a igreja catolica sr
      agride ao proprio Cristo que o sr diz adorar
      afinal eles foram santificados por Cristo e não por igreja

    2. essas respostas sem proposito suas são boas para embasar meus trabalhos sobre radicalismo no islã, cristinaismo e judaismo
      tu ta coma  boca mais podre que jcp
      quem diria o discipulo superou o mestre

  15. roberto soares sáb ago 15 at 5:30 pm “Quando Deus constituiu Maria mãe da humanidade não pediu autorização ao sr”.
    Mentira sua soares !
    E como descendente de davi, s.josé era pegadô de “sua” n.s aparecida. esposa, naquele tempo não tinha Tv, depois das 18:00 hs só rolava sexo,

    1. soares, queira voce ou não, s.josé tinha sexo com maria a noite inteira. ele não era um tonto celibatário,
      incrivel como padre consegue ficar sem casar com mulher, mas eu acho que beato devem tomar alguma injeção de morfina no saco para “perder a vontade.” 

    2. não adiante sr icabode o sr negar o que é fato
      suas baixarias não encobrem, o fato de que Deus constituiu Maria mae da humanidade
      Deus é Deus não obedece a caprichos humanos
      ainda não entendeu? entenda que é mehlor para vossa senhoria

    3. quanto \á questão do padre pergunte a eles próprios
      só acho que o sr devia ter mais curiosidade sobre sua propria vida conjugal
      outra: porque é quem tem pastor que abusa de criança se pastor tem liberdade d ecasar e celibato e causa de pedofilia pra vcs?

    4. ao fazer nascer Jesus por Maria, Ele a constituiu mãe da humanidade e isso o inclui
      mentiras de seus pastores e sua mente marcada a ferro não revogam os decretos de Deus

  16. Soares, “maria” não é mãe da humanidade, é mentira sua ! alias, a sua igreja é a mãe das prostituições da terra;
    quer você queira ou não, Maria foi esposa de José e ambos se relacionaram-se intimamente e completo como casal. exceto os padrecos que acho que tomam injeção no saco.

    1. mais uma vez
      Deus constituiu Maria mãe da humanidade muito antes de qualquer igreja institucionalizada existir
      leia a Bíblia se o senhor tiver disposição para tal
      seus pastores de mente ferrada não vão lhe dar discernimento
      nem mesmo seus palavrões
      crie vergonha chefe

    2. Maria é ma~e de todos os humanos quer esses humanos aceitem isso ou não
      aceite e não minta cidadão
      Deuis foi quem estabeleceu
      nem rancor nem odio de protestante vão mudar isso

  17. roberto soares sáb ago 15 at 6:29 pm  “pastor que abusa de criança se pastor tem liberdade de casar e celibato e causa de pedofilia pra vcs?”

    em nenhum lugar de tv ou jornal noticia essas mentiras que vc escreveu, mas de padre e bispo está cheio. e vc é um igual. safado podre !

    1. concordo com você Crane, são mentiras que o soares repete como um papagaio romanista. e essas acusações que ele faz de pastores são infundadas, exceto no que estamos cansados de ver na TV e Jornais de certos clérigos romeiros. 
      soares acho que é vc que faz isso tb. safado podre!

    2. você está muito errado Soares, precisa ler mais

      http://www.cacp.org.br/padres-pedofilia-e-homossexualismo/

      maria não é mais virgem, depois que Jesus nasceu..ela pimbou com o s.josé, afinal qualé o problema ? são um homem e uma mulher casados. 

    3. basta vc ler por aí senhor as noticias de pedofilia que tb grassam no meio protestante
      vcs não lêem porque a verdade os incomoda
      boa parte dos seus pastores não assumem o erro e botam a culpa no cão
      eu poderia aqui mandar uma lista de estripulias
      mas prefiro discutir idedias

    4. infundadas sr absalão?
      o dinheiro que os pastores da renascer botaram na biblia eram infundados?
      e o video em que edir macedo ensina a prevaricar?
      e pastores que foram presos em boca de fumo no rio?
      vcs querem esconder a lama? são coniventes? idolatras?
      a verdade não se esconde

    5. sra recheine
      eu nunca disse aqui que defendo virgindade de maria
      quem está associando o fatod e ela ser mãe da humanidade com virgindade é seu icabode boca suja 
      eu nunca disse aqui que sou catolico praticante ou crente praticante

    6. se o sr me acusa de ser pedofilo sr absalão devo-lhe dizer que o sr é criminoso e que presta falso testemunho em outras palavras o sr é herege mentiroso e perdido

    7. outra coisa senhora recheine
      esses termos chulos aí que vcs usam não combinam com alguém que se diz adorador de Cristo
      será que os pastores de vcs estão lendo isso aqui?
      e depois dizem que é so catolico que é imoral
      cuidado com a imagem que a senhora esta passando aí

  18. obrigado senhor tyago pela sugestão
    fique com DEus

  19. o fingido do soares fala “obrigado” mas não obedece … logo estará disparando tolices novamente.

  20. Tyago Luis, veja o link em : o soares foi rude até com o Professor Martinez. Como você quer um debate honesto com um sujeito que não é ?! Leia e veja quem é o “soares”

    roberto soares qui ago 13 at 11:40 pm

    http://www.cacp.org.br/bolsonaro-querem-destruir-a-familia/#viewreplies

    1. vc e desonesto meu chapa
      vc e assim como outros aqui defendem ditadura como esse jcp e esse maximus
      ditadura é coisa sanguinária
      que Jesus vcs defendem?
      e ainda chama muçulmanos de assassinos?
      quem defende assassino compactua das ideias dele
      e tu vem falar de fogo do inferno apóstata?

    2. e te cuida meu velho
      no dia que tu sair com tua boca podre por aí flanado mal da ma~e ou do pai de alguém
      ou vindo com baixaria tomara que esse alguém não faça um serviço naa tua boca
      educação não aprendida em casa se aprende de forma dolorida na rua, viu marginal?

    3. idolatrar pastor é pecado é crime
      principalmente uns aí que querem fazer da familia um pandemonio com essa doutrina da prosperidade
      tu idolatra tudo de ruim que é enlatado dos EUA
      tu és  uma vergonha para as familias honradas
      e Maria é sua mãe quer vc queira ou não
      Deus o quis

    4. esse é o sr icabode:

      “em nenhum lugar de tv ou jornal noticia essas mentiras que vc escreveu, mas de padre e bispo está cheio. e vc é um igual. safado podre !”
      olha a expressão popular aí

  21. eu não to falando contigo rapaz
    moleque palhaço e herege não tem meu respeito
    vai te converter melhor par ti

  22. deixa de ser mentiroso rapaz
    deixa de chorar feito bezerro desmamado
    desde que entrei neste site tu este jcp e este maximus v~em com palavrão
    vcs tres são desgraças para a cristandade
    comportam-se como delinquentes vindo falar baixaria aqui
    o senhor le a biblia ou desdenha dela?

  23. olha o ssr absalão aí
    essas acusações que ele faz de pastores são infundadas, exceto no que estamos cansados de ver na TV e Jornais de certos clérigos romeiros. 
    soares acho que é vc que faz isso tb. safado podre!
    cristão acusando algupém d epedofilia…lindo

  24. por esse maximus esse absalão, o tal icabode e esse jcp
    já vi que tem muito herege e desviado dentro do meio cristão
    Jesus falou: nem todo que me diz senhor senhor..o resto já se sabe
    falar em Jesus e depois em nádegas…o cristianismo esta cheio de vermes, não fosse por alguns…

  25. Tyago Luis, veja o link em : o soares foi rude até com o Professor Martinez. Como você quer um debate honesto com um sujeito que não é ?! Leia e veja quem é o “soares”

    roberto soares qui ago 13 at 11:40 pm

    http://www.cacp.org.br/bolsonaro-querem-destruir-a-familia/#viewreplies

    1. e tu é honest com quem cidadão?
      falando palavrão e chamando os outros de safado?
      acho que ou te faltaram uma sovas quando tu era criança ou tua escola de educou mal
      tu estudou onde? num centro de ressocialização d menor infrator?
      idolatra de pastor

  26. roberto soares sáb ago 15 at 6:29 pm  “pastor que abusa de criança se pastor tem liberdade de casar e celibato e causa de pedofilia pra vcs?”
    em nenhum lugar de tv ou jornal noticia essas mentiras que vc escreveu, mas de padre e bispo está cheio. e vc é um igual. safado podre !

    1. tem não
      vc que não quer ler
      dissimulado
      vai ver a noticia lé em formosa GO onde um pastor foi preso abusando de menor
      vcs, tu o jcp e esse maximus não são só mentirosos…são mau caráter e mestres em esconder suas pataquadas
      apocalipse diz o que se reserva aos mentirosos lembra?r

    2. tu érs herege cidadão
      de cristão tu não tem nada
      tu és uma desgraça para a cristandade

  27. roberto soaresdom ago 16 at 4:37 am “EU VOU PEGAR EM ARMAS”

    soares, além de safado podre virou um louco enraivecido. papa hostia e mariano doido.

    1. quem falou isso aí?
      o sr Valdemiro Santigao quando ameaçaram fechar a igreja dele?
      sai daí mentiroso
      defensor de ditadura
      cade a passagem que Jesus prega cadeia pra gay mentiroso?
      tuy segue a Jesus ou idolatra o regime militar cidadão asqueroso?

  28. Tyago Luis, veja em : o soares foi rude até com o Professor Martinez. Como você quer um debate honesto com um sujeito que não é ?! Leia e veja quem é o “soares”

    roberto soares qui ago 13 at 11:40 pm

    http://www.cacp.org.br/bolsonaro-querem-destruir-a-familia/#viewreplies

    1. o sr icaboide por ele mesmo
      esse é o sr icabode:
      “em nenhum lugar de tv ou jornal noticia essas mentiras que vc escreveu, mas de padre e bispo está cheio. e vc é um igual. safado podre !”
      olha a expressão popular aí

  29. roberto soares dom ago 16 at 4:37 am “EU VOU PEGAR EM ARMAS”

    Soares, além da ignorância costumeira, agora quer um levante como a CUT. 
    é uma hipocrisia esse comportamento e depois diz que é devoto da aparecida/idolatria.

    1. deixa de ser mentiroso cidadão
      assume logo que tu apoiava as barbaridades de medici
      defensor de asassinnos

  30. Soares fili mi, desine quaeso offendere populus.

    1. cut pegar em armas?
      isso só pode ser armação do petista mor

    2. sr monge
      concordo com o senhor
      aqui tem muito crente e catolico se degladiando

  31. Limitar o paraiso aos ricos ?  E Deus infinito com sabedoria infinita. Que culpa tem Jesus de ser pobre ?  Todos tem direito ao Ceu. Independente de qualquer religiao.    O amor  e’ tudo.    O  resto nao interessa. Onde chegou a sabedoria humana ? 

  32. Só sei que todo presbiteriano que conheci diz que so os pastores deles sao os que conhecem a palavra pois estudam em grandes seminarios, e que os outros evangelicos nao sabem de nada (frase de um que hoje e pastor), E os testemunhos sao todos pessimos dos calvinistas presbiterianos que conheci.

Comentários 1 - 50 de 83Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement