Esqueceu a senha?

O corte de cabelo masculino na Bíblia

por Artigo compilado - ter jan 05, 4:13 pm

  • Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba. Levítico 19.27

Em Levítico 19.27 mostra que é evidente que essa lei foi dada para impedir que os judeus cortassem a barba ou o cabelo dum modo que imitaria certas práticas pagãs. (Jeremias 9.25, 26; 25.23; 49:32) No entanto, a ordem de Deus não significava que os judeus não podiam aparar a barba ou os pêlos do rosto. — 2 Samuel 19.24.

Já em Levítico 21.5 Deus proibiu especificamente aos israelitas de participar em certas práticas fúnebres ou de lamentação das nações circunvizinhas. Deus disse: “Não devem fazer calva nas suas cabeças e não devem rapar a extremidade da sua barba, e não devem fazer incisão na sua carne.” (Lev. 21.5 ) O povo de Deus devia ser diferente, em sentido religioso. Não devia imitar os costumes pranteadores dos pagãos circunvizinhos. Quando os judeus, em épocas posteriores, deveras adotaram esses costumes religiosos pagãos, isso não se deu com a aprovação de Deus.

Números 6.5 é uma restrição para os nazireus, aqueles que faziam um voto para Deus e era considerado um homem santo. Por isso que, para distinguir um nazireu, era preciso, alem de outras coisas, deixar o cabelo crescer.

Mas tudo isso fez parte da LEI MOSAICA, esta foi abolida por Jesus, não precisa mais tais ações.

Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido – 2 Coríntios 3.14

Hoje, nas cosmovisão cristã, o cabelo grande para homem mostra-se desnatural e inapropriado:

Não ensina a própria natureza que, se um homem tiver cabelo comprido, é uma desonra para ele (1 cor 11.14)

Lembrando, que isso nada tem a ver com a salvação pessoal do indivíduo, pois vivemos na Graça e procuramos observar sempre a Palavra de Deus:

  • Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2.8-10

Adaptado de br.answers.yahoo.com/question em 05/01/2016


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

9 Comentários

Comentários 1 - 9 de 9Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. o melhor estilo de corte de cabelo é o “reco”. 

  2. Mas qual era o corte dos judeos da época de Jesus e do próprio Jesus??

    1. S.Paulo nos diz : “própria natureza das coisas não lhes ensina que é uma desonra para o homem ter cabelo comprido, e que o cabelo comprido é uma glória para a mulher?”

      não temos uma medida “x” / “y” basicamente saber diferenciar corte de Homem e mulher.

  3. Quanta heresia! A graça não é um passaporte para desobedecer a lei!
    Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.

    Mateus 5:17

    1. néscio, o artigo é sobre “corte de cabelo masculino na Bíblia” – o artigo nem no pior pesadelo sugeriu “desobedecer” como você acusa temerariamente !

      Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. – Gálatas 5:4

  4. bem desculpe minha ignorancia, mas nao entendi a questao do corte de cabelo do homem, onde esta escrito na biblia que o homem nao pode ter os cabelos compridos

    1. Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?
      1 Coríntios 11:14

  5. Não sabia que a lei foi abolida !!!
    Então se não há lei, não há peça do, não é?

    1. já leu a carta de Paulo ao Gálatas na integra ? Não estamos no Mosaismo ou Antigo Testamento, mas na Nova Aliança, leia Galatas inteiramente que voce entende, está confundindo lei e graça.

Comentários 1 - 9 de 9Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement