Esqueceu a senha?

O culto de ateus

por Artigo compilado - dom fev 02, 11:18 am

culto de ateus

É domingo, 11h. Cerca de 300 pessoas estão num anfiteatro no centro de Londres. Não sobra uma poltrona vazia. Todos cantam músicas, silenciam o ambiente em reflexão, e alguns relatam histórias de vida.

A sacolinha do dinheiro aparece rapidinho. “Sugerimos doações de 3 a 5 libras (R$ 12 a R$ 20), algo assim, ou o que você puder. Obrigado pela generosidade”, diz Sanderson Jones, 32. A maioria contribui. “Nossa missão é tentar ajudar as pessoas, celebrar o fato de estarmos vivos”, lembra Jones.

Todos aplaudem.

Uma banda está no palco. Palmas introduzem “I’m So Excited”, da banda pop Pointer Sisters, sucesso nos anos 70 e 80. Jovens, casais, idosos e crianças levantam da poltrona e cantam em coro. Depois, euforia com o hit do ano, “Get Lucky” (Daft Punk).

Agora, silêncio geral. Um neurocientista então explica o poder da mente, o fenômeno da sinapse, como controlar sensações, sentimentos. Cabe a uma jovem contar seu drama de superação após um dano cerebral.

Sanderson Jones retorna ao microfone: “Pessoal, é o momento de refletir a sorte que temos em ter uma mente em funcionamento”. Todos quietos, olhos fechados, cabeça baixa, por dois minutos.

Agora, a banda no palco levanta os fiéis com “Always on my Mind”, clássico eternizado por Elvis Presley. Uma hora se passa, fim de culto, todos comungam biscoitos, leite, café e chá.

Ninguém arrisca saudar o colega ao lado com “amém”, “glória a Deus”, “fique com Deus”, algo parecido. Ali, praticamente todos são ateus frequentando a Sunday Assembly (assembleia de domingo).

É uma espécie de igreja ateísta criada há um ano em Londres e que já virou um pequeno fenômeno com ao menos 30 “filiais” nos Estados Unidos, Austrália e Canadá –o Brasil pode ganhar uma em breve. Segundo o site oficial, trata-se de “uma congregação sem Deus que celebra a vida”. Em Londres, tem a fama de “igreja dos ateus”.

Folha acompanhou um culto da “matriz”, em um auditório do Conway Hall, espaço de debates em Londres. O tema era “cérebro”.

CABELUDO

Além de pregador oficial, Sanderson Jones, um homem de cabelos e barbas compridos, é também o fundador da Sunday Assembly.

Oficialmente, sua profissão é de comediante. Nascido em família religiosa, diz que perdeu a crença em Deus aos 10 anos, quando a mãe morreu de câncer.

Questionado se ainda tem alguma crença, faz um trocadilho em inglês: “I don’t believe in God, but in good” (não acredito em Deus, mas no bem). A ideia de um culto ateísta (expressão de que não gosta muito), conta, surgiu há seis anos, durante o Natal. “Tudo aquilo era fantástico, as músicas, a comunidade, o fato de melhorar a si mesmo. Nós devemos celebrar a vida, é o nosso foco, o sentimento de comunidade”, diz.

Em seu site, a Sunday Assembly dá suas diretrizes: é um lugar para quem quer viver melhor, ajudar, discutir o mundo e 100% de celebração só da vida. A meta de Jones é atingir mil igrejas em uma década. Alguns brasileiros já o procuraram para abrir filial no país, diz. “Devo ir ao Brasil em setembro, mas estamos em fase de montagem, não posso dar detalhes.”

Não há, em tese, requisito para que os frequentadores sejam ateus, desde que entendam que ali não haverá menção a Deus –mas também não há pregação contra, ao menos no culto presenciado pela Folha.

“Ninguém aqui pergunta sua religião”, diz o engenheiro Gerard Carlin, 31, que atua como voluntário. Foi católico e hoje se declara “fortemente ateu”.

Ele é um dos que ajudam a contar as doações, cujo valor não revela. “É pouca coisa que arrecadamos, só para pagar os custos, como locação, o piquenique depois, a banda”, afirma.

“E aí, gostou?”, pergunta a jornalista alemã Gabi Thesing, 21, frequentadora há quatro meses dos cultos. “Já fui católica, mas hoje não acredito em Deus, religiões. Acredito no poder das pessoas, da energia”, diz.

O VELHO E O NOVO

Estudiosos em teologia no Reino Unido, como Nick Spencer, do centro de estudos Theos, tem dito que a Sunday Assembly não chega a ser um fenômeno necessariamente novo e se parece com movimentos antigos de pessoas que não creem em Deus, mas usam ritos tradicionais religiosos em seus encontros privados.

O empresário britânico Andrews Wett, 47, se diz um “adepto não praticante do budismo”. Foi levado pela namorada ao culto. Opina sobre a grande quantidade de jovens: “Isso mostra um pouco como as igrejas tradicionais têm perdido fiéis”.

Antes de a reportagem deixar o local, alguns entrevistados se despediram com um “vejo você da próxima vez”. Não deu para responder “se Deus quiser”.

Para saber mais sobre o ateísmo, favor acessar aqui

Extraído da Folha em 02/02/2014


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

57 Comentários

Comentários 1 - 50 de 57Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. O salmista David : “diz o impio no seu coração : ” – não há Deus.” ” ateísmo é uma religião, e falsa como as demais catalogadas. Os ateus querem explicar as crises existenciais e mundiais simplesmente negando a ideia de Deus? adianta isso ? melhor passar tribulação na fé do que sem !

  2. Embora muitas vezes não tenhamos respostas para refutar um ateu a nossa fé deve estar firme 
      Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.
     

  3. Foi dito que eles foram nesse “culto” para celebrar a vida, mas exatamente qual o sentido de celebrar a vida se no final tudo acaba? eles não tem motivos para nascerem, nem motivos para viverem, pois tudo é inútil no final

  4. jcp: ateismo e’ uma religiao da mesma forma que abstencao e’ uma posicao sexual; ou da mesma forma que “nao colecionar selos” e’ um hobby. Leandro: cabe a cada um de nos atribuirmos sentido `a vida. E qual e’ o problema em celebrar algo bom que um dia acaba? 

    1. Ops – abstinencia (e nao abstencao).

    2. dlw,
      qual é o problema em celebrar algo bom que um dia acaba?” nenhum problema! pois celebro meu aniversario, e este um dia acabará. mas é muita falta de inteligencia não dar glória ao Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. (ou a trindade). dá glória a Deus, faz bem ao espirito.

  5. jcp: “… falta de inteligencia …” existem aprox. 1,8 bilhoes de cristaos no mundo (~26% da populacao) dos quais boa parte nao pratica a sua forma “correta” de cristianismo (catolicos, mormons, adventistas, etc). Parabens por ser mais inteligente que o resto da populacao lol.

  6. A proposito, diversos estudos mostram que existe uma correlacao negativa entre inteligencia e religiosidade: http://en.wikipedia.org/wiki/Religiosity_and_intelligence. Talvez nao seja tao inteligente assim dar gloria ao Deus e Pai …

  7. E um ultimo dado: pesquise quais sao os paises com maior qualidade de vida (seguranca, educacao, acesso a saude, meio ambiente, corrupcao). Agora pesquise quais sao os paises com maior % de ateus. Verifique quantos paises estao nas duas listas e tire suas proprias conclusoes.

  8. jcp: e para terminar, mesmo com os dados e fatos ao meu favor, eu como ateu nao fico dizendo que e’ falta de inteligencia DAR gloria a Deus. Entendo o poder de indoutrinacao da religiao e sei por experiencia propria como e’ dificil se livrar dela. Respeito sua posicao e recomendo o dialogo aberto.

    1. dlw, voce me cansa com esse falatório. 

      [Deus Pai] é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; atos 17:25.

      se voce não atentar a essa palavra, então tchau. boa sorte.no juizo.

  9. Eu tambei sei citar partes de livros de ficcao: “Indeed, your failure to understand that there are things much worse than death has always been your greatest weakness.” Dumbledore in Harry Potter and the Order of the Phoenix
    Entao minha proposta de um dialogo aberto foi rejeitada. Tchau. 

    1. Deus me livre … dialogar à base livro harry potter, de qual hospicio vem essa proposta de “dialogo”?
      arreda de mim satanas.

  10. Eu sem que senti que o ateísmo tem tudo a ver com um culto a algum tipo de coisa! Incrível! Está aí a prova: uma igreja ateísta!

    1. Você disse “senti” … depois falou “incrivel” … você é a crê a favor ou não da “igreja ateísta”.??

  11. jcp: releia minha mensagem, vc nao entendeu o tom ironico. Para mim, Harry Potter e a Biblia sao AMBOS livros de ficcao e nem por isso eu digo que alguem usar a Biblia e’ caso de hospicio.
    Arreda de mim dissonancia cognitiva.

    1. Estou fora quanto se trata de ironia sobre a Bíblia (palavra de Deus), repito : estou fora !!! 
      o assunto é seríssimo, trata-se do nosso destino eterno. Deus Pai, está dando uma chance a todos as pessoas por meio de Jesus, eu acho bom você pensar nisso. 

  12. jcp: concordo que o assunto e’ serissimo. Responder “e’ falta de inteligencia” e “vc me cansa com falatorio” nao e’ uma resposta seria. Nao pense que eu nunca li e estudei a Biblia – talvez muito mais que vc. Mas conclui que e’ um livro humano. Esta na hora de vc entender melhor o mundo.

    1. eu não tenho que entender nada de ateu ou apostata (conhecedor da Palavra) A Biblia é um livro humano porque foi escrito por homens (inspirados pelo Espirito Santo) ou ousa falar mal do Espirito Santo? percebo que voce não é ateu, é caído. sempre tem solução, entenda isso. creia em Jesus.

    2. “eu nao tenho que entender nada” Vc escreveu fatos incorretos: “ateismo e’ religiao”, “e’ falta de inteligencia nao dar gloria a Deus”. Eu mostrei que vc esta errado e vc se recusa a ler as informacoes. Vc esta’ comprometido com a verdade ou com um dogma? Crer em Jesus p/ viver na mentira?

    3. voce tem ainda um pouco de temor, não ousou falar sobre o Espirito Santo.

    4. Pelo contrário. Apenas quis usar os 300 caracteres em algo mais relevante. Mas ao seu ponto, não vejo nenhuma evidência de alguma inspiração divina da Bíblia e também da existência de algo chamado Espírito Santo.

    5. dlw, O Espirito Santo não é “algo”, é Ele. È um ser deveras reservado, não fala de si, Ele está relacionado a evidenciar a Glória de Deus, e revela Jesus para as pessoas. Tanto que se for alvo de blasfemia, conforme Jesus não há perdão. O Espirito Santo é Deus (faz parte da trindade).

    6. Obrigado pela explicação. Espero que você entenda que essa informação não é nova para mim e que também não vejo motivos para aceitar como verdade. 

    7. dlw, sobre a “verdade” chega num ponto até Jesus guardou silêncio,  quando Poncio Pilatos perguntou “o que é a verdade?” o próprio Espirito Santo é o agente que revela a verdade: do pecado da justiça e do juizo. a responsabilidade é particular. 

    8. Jesus guardou silêncio? Na minha leitura foi Pilatos que não esperou por uma resposta. Porém se vc checar nos sinóticos o relato é bem diferente. Como é que vc concilia esse relato de João com os outros evangelhos?

    9. dlw, não me interesso por sinóticos. somente nos textos bíblicos genesis-apocalipse tradução Almeida ou outra protestante. Essas suas dúvidas serão somente sanadas por oração ao Espirito Santo, não esquecendo do Pai, e de Jesus, esses três magnificos que pode ajudar, se vc quiser.

    10. Sinoticos: Mateus, Marcos e Lucas.
      Nao-sinotico: Joao.
      Acho que os sinoticos fazem parte da Biblia protestante, certo?
      Nao confunda com apocrifo! 
      Sugiro um traducao mais moderna porque a Almeida e’ uma traducao to Textus Receptus (como a KSJ em ingles) e portanto cheia de erros.

    11. dlw, a “almeida” me ajudou até agora, não posso desmerece-la, porém essa “textus receptus” deve ser muito interessante de ler, não saberia onde encontrar comprar um exemplar. 
      vide http://www.cacp.org.br/o-textus-receptus/

    12. dlw, ao citar a “Textus Receptus” eu percebo que no fundo voce tem uma lágrima secreta pelo Deus e Pai, e Ele certamente tem a graça para nós, é só a gente querer. 
      A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; Isaias 42:3

    13. Legal saber que vc esta’ aprendendo algo com nosso dialogo (digo isso com sinceridade). Vc chegou a comparar o dialogo entre Jesus e Pilatos nos sinoticos e em Joao? Sobre o TR, ele pode ser comprado facilmente. Eu tenho em casa a Septuaginta (com ingles lado a lado) mas ainda nao leio grego.

    14. Ainda sobre o TR, aqui vai um artigo desse site com algumas diferencas entre o TR e os codex mais antigos: http://www.cacp.org.br/os-ultimos-doze-versiculos-do-evangelho-de-marcos-se-achavam-no-manuscrito-original/.

    15. dlw, dialogo entre Jesus e Pilatos nos sinoticos e em Joao : Mateus registra apenas um pequeno pedaço da conversa mantida entre Pilatos e Jesus (Mt 27:11), enquanto João 18 dá mais detalhes do seu discurso. 

    16. dlw, Não é que Jesus não falou nada a Pilatos, mas apenas enquanto as falsas acusações estavam sendo cobrados, ele permaneceu em silêncio. Sem dúvida, Pilatos, esperava que Jesus teria se defender, mas ele manteve silêncio.

    17. João 18, a conversa entre Pilatos e Jesus foi privado. v.v.s: 33, Pilatos entrou no pretório, e após sua conversa com o Senhor, ele “saiu de novo para os judeus” (v. 38). Embora, em particular, Jesus realmente falou a Pilatos, mas quando diante do povo e sendo acusado, ele realizou o silêncio.

  13. Ser ateu é uma tolice, pois Deus se tem se manifestado a toda a criatura e por mais que alguém diga que Deus não exista e por que ele acredita que exista um ser criador como diz em Romanos 1: 18-20 que diz: …

    1. Como ja’ escrevi acima existe uma correlacao inversa entre inteligencia e religiosidade. Melhor checar os fatos antes de afirmar algo.

  14.  Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça.Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou…

  15. Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis;

  16.  como diz o salmista: “Diz o tolo em seu coração: Deus não existe” 

    1. “Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.” Mt 5:22

  17.  Eu tenho certeza que vc acredita em Deus mas não queres acreditar por não aceitar a existência de um Deus que existe santidade, submissão e renuncia. È sua falta de moral que o leva a rejeitar a crença de um Deus santo e criador e se na sua consciência não existe Deus…

    1. V.c não me conhece para julgar minha moralidade. Claro que não sou perfeito, mas sou fiel no meu casamento de quase 20 anos, sigo as leis de meu pais (não é o Brasil), pago meus impostos, ajudo o próximo, não faço uso de pornografia. Qdo vcs vos entender que moralidade não vem da religião?

    2. Estudos recentes sugerindo correlações entre honestidade e religião (Sam Harris, Steve Pinker, etc). A propósito, os maiores filantropos da atualidade – Bill Gates e Warren Buffet – são ateus. Será que somos esses monstros que vcs imaginam?

    3.  Em joão 15:5 diz: ”Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. acredito que existam pessoas boas humanamente falando, mas isso não faz de um homem justo diante de Deus pois em romanos 3:10 diz…

    4. como está escrito: Não há justo, nem sequer um. veja o caso de cornélio que mesmo sendo um homem caridoso ainda não tinha sido justificado diante de Deus pois lhe faltava uma coisa crer no evangelho. a maioria das pessoas se mostram caridosas apenas para serem vistas e arrancarem aplausos dos..

    5. Ótimo. Então não generalize que todos ateus não acreditam em Deus por causa de moralidade. Talvez seja o caso de alguns, mas não daqueles com quem interajo.

    6. homens. E desde já  humildemente lhe peço desculpas se fiz um mau julgamento de vc realmente não lhe conheço, nem sei o seu nome. mas quando nos pagamos nossos impostos, seguimos as leis do nosso pais não fazemos mais do que nossa obrigação como em romanos13:1,2 esta escrito:

    7. Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.
      Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.

    8. tyago, obrigado – desculpas aceitas. Continue pregando o evangelho em amor sem rotular as pessoas. Vivo uma vida moral – não para limpar minha consciência – mas sim para deixar um mundo melhor para meus filhos. Abs.

    9. abs. e fim de debate. 

  18. então isso faz com que vc limpe sua consciência e não sinta culpa, de nada e viva um vida como bem entende, uma vida de imoralidade achando que não vai prestar contas a Deus.

  19. volto a repetir romanos 1:18-25: A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou…

  20. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas…

  21. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato…

  22. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis…

  23. Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!”

Comentários 1 - 50 de 57Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement