Esqueceu a senha?

O Descanso Semanal do Cristão

por Prof. Paulo Cristiano da Silva - qua set 05, 9:00 pm

Vivemos em uma sociedade consumista onde pouco ou nada sobra para o descanso. A tecnológica da era moderna faz com que vivamos em uma convulsão para o trabalho. E com certeza o trabalho é um dom divino. Mas junto com o trabalho Deus nos separou um tempo para o descanso – e vamos meditar um pouco sobre isso.

Origem

Deus criou o descanso semanal com o objetivo de lembrar-nos de que ele é que dá o trabalho ao homem. Descanso e trabalho são coisas inseparáveis. Deus disse a Moisés que este descanso iria se chamar sábado, um dia fixo, criado para o povo israelita como parte do pacto entre ele e seu povo. O quarto mandamento deixa claro que o sábado, como parte da lei, era de caráter obrigatório para todos: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou”.(Ex. 20:8-11). E: “Lembra-te de que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia do sábado”. (Dt. 5:15).

Descanso e Adoração

O dia de sábado também era um dia de adoração a Deus como lemos em Levítico 23:2. Todos os israelitas neste dia se lembravam que Deus os libertou da escravidão no Egito, e que Deus era o criador do mundo (Deuteronômio 5:15). Portanto, era um dia de festa e regozijo para todo judeu.

Jesus e o Sábado

Jesus sendo um judeu também guardou o sábado (Mc. 1:21; Lc. 4:16). Mas quando o homem tentou ser dono do sábado, Jesus lembrou-lhes quem era realmente o criador do sábado: “Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor”. – (Mc. 2:28). Portanto, Ele, e somente Ele, poderia fazer neste dia o que quisesse e quando quisesse e até mudá-lo. Cf. Dn. 2:21 – “Ele (Deus) muda os tempos e as estações…”.

Um Novo Dia

O mundo Ocidental divide sua Historia em a.C e d. C. Deus divide a história da salvação antes da cruz e depois da cruz. Após Jesus ter terminado sua obra de salvação na cruz Ele ressuscitou. Inaugurando um novo tempo para o povo de Deus – A era do Novo Testamento. A palavra de Deus que diz “Eis que faço nova todas as coisas” (Ap. 21:5) – e isso se cumpriu na vida da Igreja. Jesus inaugurou uma nova criação (II Co. 5:17) e nos libertou do império das trevas (Ap. 1:5). Cumpriu-se então o Salmo 118:24 que diz: “A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular. Foi o Senhor que fez isto e é maravilhoso aos nossos olhos. Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele”. A primeira parte se cumpriu quando Jesus foi rejeitado pelos judeus e por fim crucificado (I Pe. 2:7); a outra parte foi na ressurreição, quando os discípulos até então tristes, viram Jesus e se alegraram (Jo. 20:19,20), e isto foi justamente no 1º dia da semana – um domingo. É interessante frisar que Jesus nunca apareceu aos discípulos num sábado, mas sempre num domingo. E neste dia foi o dia de adoração dos discípulos (Mt. 28:9).Depois disso, a igreja começou sempre se reunir aos domingos (At. 20:7; I Co. 16:1,2). Mais tarde João chama este dia de “Dia do Senhor” (Ap. 1:10). Pois Jesus foi feito Senhor pela ressurreição num domingo. Agora este dia é Dele, do Senhor. Este é o dia de descanso da igreja. Israel tinha o sábado como o ultimo dia do velho sistema. A igreja tem o domingo como o primeiro dia de solene descanso do novo sistema de Deus.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

3 Comentários

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. mas na aparição de jesus aos seus dicipulos no primeiro dia eu não vi ele dizendo que o novo dia de descanso sera o domingo por favor me mostrem um verso que cristo estar fazendo essa ordem 

  2. Olá Luís Paulo

    Em João 20:19-22 a Bíblia faz questão de usar a expressão “primeiro dia a semana” ora tudo que Deus faz tem um propósito e tal expressão não pode ter sido por acaso.No versículo 22 Jesus soprou neles o Espirito Santo e isso foi num Santo Domingo!!

    1. Verdade! E também desde o antigo testamento a festa das primícias só era comemorada no primeiro dia da semana (Dimingo), ou seja, esse dia também era um sábado. Que foi ratificado pelo apostolo Paulo, quando ele afirma ser Cristo a primícias dos que domen. 

Comentários 1 - 3 de 3Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement