Esqueceu a senha?

O dia das mães

por Pr. Natanael Rinaldi - qua maio 09, 1:15 pm

Pergunta: Comemora-se o Dias das Mães no segundo domingo de maio. Quem instituiu o Dia das Mães?

Pr. Natanael Rinaldi: Quem primeiro se lembrou de homenagear sua mãe falecida foi Ana Jarvis. Nesse dia, os que tivessem mães vivas se apresentariam com uma rosa vermelha, e os que tivessem mães mortas se apresentariam com uma rosa branca.

 

Pergunta: Qual foi o primeiro país que instituiu o Dia das Mães?

Pr. Natanael Rinaldi: Os EUA foram o primeiro país a instituir o Dia das Mães. Mas tarde isso foi transferido para o Brasil, de início só nas igrejas evangélicas, e depois o costume passou a todo povo brasileiro. Hoje, infelizmente, tornou-se só mais um dia comercial.

 

Pergunta: Por que Adão chamou sua mulher de Eva?

Pr. Natanael Rinaldi: A razão do nome Eva está em Gn. 3.20: a mãe de todos os viventes. Costuma-se dizer que as três palavras mais doces em qualquer idioma são: mãe, lar, céu. Diz Gn. 1.27 que Deus criou macho e fêmea. O objetivo da diferença sexual entre ambos está bem claro: capacitar o primeiro casal para cumprir a ordem divina de encher a terra (Gn. 1.27-28).

 

Pergunta: Quais tarefas diferentes Deus estabeleceu para Adão e Eva?

Pr. Natanael Rinaldi: Durante o tempo que levou para Adão estudar as espécies animais e lhes dar nome, ele agiu como homem perfeito, completo. Não lhe faltava nada. Mas, chegado o tempo de encher a terra com descendentes, faltava-lhe uma esposa (Gn. 2.18). O padrão para o casamento era a monogamia (Gn. 2.24). A Bíblia diz que Adão foi criado primeiro, depois Eva (ITm. 2.13). Descreve a mulher como vaso mais fraco, sendo o homem o cabeça da mulher (ICo. 11.3; IPe. 3.7).

 

Pergunta: Que consequências o pecado trouxe para o casamento?

Pr. Natanael Rinaldi: O pecado e a imperfeição estragaram o relacionamento correto entre o homem e a mulher (Rm. 7.26). Homens egoístas abusaram de sua legítima chefia, causando muito sofrimento às mulheres ao longo das eras. A lei de Moisés protegia as mulheres: a) protegia o direito das virgens (Ex. 22.16); b) as esposas deviam ser queridas e não se devia agir traiçoeiramente com elas (Ml. 2.15); c) a dignidade da esposa devia ser respeitada em assuntos sexuais (Lv. 18.19); d) não se devia abusar sexualmente das mulheres (Lv. 18.8-17).

 

Pergunta: Em quais casos homens e mulheres eram iguais perante a lei?

Pr. Natanael Rinaldi: Em casos de adultério, incesto, bestialidade e outros crimes (Lv. 18.6,23; 20.10-12).

 

Pergunta: Quais textos bíblicos dão honra às mães?

Pr. Natanael Rinaldi: Êx. 20.12 e Ef. 6.2. Também está implícito em Lc. 2.51 que Deus confiou à Maria a educação do seu Filho Jesus. E Jesus mostrou consideração por sua mãe na hora de Sua morte (Jo. 19.26-27). Algumas personalidades importantes, reconhecidas mundialmente, disseram frases em honra de suas mães:

Abraham Lincoln: “Tudo quanto sou, ou espero ser, devo-o à minha mãe”.

Dwigth L. Moody: “Tudo quanto haja realizado em minha vida, a minha mãe o devo”.

Tomas Edison: “Foi minha mãe que me fez”.

Benjamin West: “Um beijo de minha mãe fez de mim um pintor”.

 

 

Pergunta: O que é dito sobre a educação de Timóteo na Bíblia?

Pr. Natanael Rinaldi: “Desde a tua meninice sabes as sagradas letras” (IITm. 1.5 e 3.15). Timóteo era filho de mãe judia e pai gentio, por isso entendemos que foi sua mãe quem lhe ensinou “desde a meninice” as Sagradas Escrituras. Paulo também falou sobre a fé da mãe e da avó de Timóteo.

 

Pergunta: As mulheres hebreias tinham desejo de ter muitos filhos?

Pr. Natanael Rinaldi: Sim, por causa da promessa de Deus de tornar Israel uma nação populosa (Gn. 22.17; Êx. 1.19-20).

 

Pergunta: Por quanto tempo as mães hebreias amamentavam seus filhos no peito?

Pr. Natanael Rinaldi: Amamentavam até ou 3 ou 5 anos de idade, quanto mais mamasse mais forte ficaria. No caso da morte da mãe, recorriam a uma ama de leite.

 

Pergunta: Qual a situação da mulher sob o pacto da lei?

Pr. Natanael Rinaldi: A mulher era impura por 40 (7 + 33) dias após o nascimento de um menino, e 80 (14 + 66) dias após o nascimento de uma menina. Durante os primeiros 7 ou 14 dias, era ela impura para todas as pessoas, inclusive para seu marido.

 

Pergunta: Qual a importância da mãe na família?

Pr. Natanael Rinaldi: A posição da mãe na família era de importância reconhecida. Ela devia ser respeitada, mesmo na sua idade avançada (Êx. 21.15,17; Dt. 5.16, 21.18-21, 27.16; Pv. 23.22). A importância da mãe de Moisés é destacada em Êx. 2.1-10. Jesus quando pequeno era sujeito a seus pais (Lc. 2.51-52).

 

“Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti” (Is. 49.15).

————

Pr. Natanael Rinaldi (in memorian) Responde

Programa Consultando a Bíblia em 09/05/1999

 


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

Deixe seu comentário

Advertisement