Esqueceu a senha?

O diabo pode curar?

por Pr. João Flávio Martinez - qui set 06, 8:01 am

Esta é uma pergunta que muitos trazem a baila quando certos milagres acontecem dentro de concepções religiosas heterodoxas. Como um milagre pode ocorrer fora do contexto eclesiástico? Estaria Deus operando em todas as frentes religiosas? Todos os caminhos levariam a Deus, independentemente da fé professada? Uma cura, ocorrida na religião mais espúria, poderia ser classificada como dúvida? Yavé operaria em todas as religiões, mesmo que as tais levassem a glória que pertence apenas a Ele (Is 42.8)? Ou poderíamos chegar a uma conclusão de que, o diabo, pra fazer o mal e afastar as pessoas de Deus, poderia até fazer o que aparentemente se assemelhe ao bem?

A Bíblia mostra que, para levar os incautos pra longe de Deus, o inimigo pode tentar manobras e sinais de poder. Vejamos:

Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, E TE DER UM SINAL OU PRODÍGIO, E SUCEDER O TAL SINAL OU PRODÍGIO, DE QUE TE HOUVER FALADO, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma. Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis. Dt 13.1-4

“Moisés deixou claro que não importava quantos milagres e sinais um profeta realizasse, a palavra de Deus era verdadeira. Não testamos a mensagem tomando por base acontecimentos sobrenaturais; usamos a Palavra de Deus como parâmetro. Satanás pode realizar prodígios (II Ts 2.9; Ap 12.9), e nem todos os que chama Jesus de ‘Senhor’ e que fazem milagres são verdadeiros filhos de Deus. Por vezes, Deus permite que essas coisas aconteçam a fim de testar seu povo e ver se obedecerão à sua Palavra.”. (Wiersbe, Comentário Bíblico Expositivo, Vol 1, Pg 534)

“Esses versículos expõem o perigo dos falsos profetas. O povo de Deus deveria ficar alerta porque eles proclamariam ser os verdadeiros enviados de Deus… O cumprimento de uma profecia, de um sinal ou prodígio geralmente validam toda a mensagem do profeta (Dt 18.22). No entanto… se incitasse as pessoas a afastar-se de Deus… este era um falso profeta” (Radmacherm/Allen/House, O Novo Comentário Bíblico do AT, Central Gospel, Pg 333)

O que se pode ver é que o texto mostra a possibilidade, ainda que remota, de um falso profeta fazer um prodígio real. Deus permite tais ocorrências para que as pessoas demonstrem o que realmente querem – o Deus verdadeiro ou simplesmente uma benesse, independente de onde ela venha. Sabemos que o próprio homem pode curar outrem. Então, não seria tão admirável se o diabo, que se transforma em Anjo de Luz, realizasse tamanha proeza:

“Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.” (II Co 11.13-15)

Não se iluda. Se qualquer mágico de rua é capaz de deixar você espantado com truques baratos, o que dirá de um “querubim da guarda” com milhares de anos de experiência em iludir e poder suficiente para transportar o Filho de Deus de um lugar para o outro na terra. (Persona, 2018)

Os textos que seguem explicitam o nível que o diabo pode descer para conseguir seus intentos:

“A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira” (II Ts 2.9)

“Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios” (Ap 16.14)

“Nos quais o deus deste século [Satanás] cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (IICo 4.4)

“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” (Mt 24.24)

“E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.” (Ap 19.20)

“E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta.” (Ap 13.13-14)

“Esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade.” (II Ts 2.9-12)

“E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.” (Lc 4.5-17)

Então – o diabo pode realizar uma cura? Sim, pode. Do mesmo jeito que ele colocou, pode tirar. A Bíblia ainda fala de espíritos de enfermidades (Lc 13.11), ou seja, os espíritos malignos podem causar e até ser uma enfermidade. Não seria de admirar-nos se Satanás fizesse uma manobra para iludir uma pessoa. É assim que muitos milagres ocorrem em centros espíritas, na veneração de imagens católicas ou africanas, nas encruzilhas e etc… Podemos até dizer que o diabo é um grande milagreiro e fará de tudo para manter uma pessoa iludida com seus sinais.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

6 Comentários

Comentários 1 - 6 de 6Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. O texto de 2Coríntios :11.13-15 ilustra bem a falsidade destes “apóstolos” modernos.
    O deus deles,na verdade é o dinheiro.

  2. “Diziam outros: Estas palavras não são de endemoninhado. Pode, porventura, um demônio abrir os olhos aos cegos?” João 10:21b

    diabo não cura. engana os trouxas que não estuda.

    1. Ele realmente engana, mas esse versículo que vc colocou é fora de contexto. Isso é uma *indagação* de alguns homens quando viram Jesus curar um cego. Os versículos mostrados no texto acima afirmam e confirmam que sim, o diabo pode curar para enganar.

    2. no contexto é uma “indagação” sim, porém esperando uma resposta negativa, Demônios não podem curar.

  3. boa noite

  4. boa noite

Comentários 1 - 6 de 6Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement