Esqueceu a senha?

O Dízimo no Novo Testamento

por Itard Víctor Camboim de Lima - qua maio 29, 9:25 am

Por que não vemos no Novo Testamento claras instruções com o uso da palavra – dízimo – à Igreja?

A Bíblia diz que Deus havia ordenado que 11 tribos de Israel mantivesse a tribo de Levi que não havia recebido herança. Do montante deixado à tribo de Levi, 90% ficavam com os levitas comuns e 10% com os levitas sacerdotes (o dízimo dos dízimos).

Na época de Jesus e em parte da Igreja primitiva, ainda havia levitas e sacerdotes, os quais eram mantidos pelos dízimos deixados no templo o qual só veio ao chão a partir do 70 dC pelas ordens do general Tito. Desse modo, não haveria como Jesus ter instruído os cristãos a desviarem aquilo que havia sido ordenado por Deus Pai para o mantimento daqueles que não tiveram herança (Nm 18.21-32).

Jesus respeitou o ato de levar dinheiro aos levitas. Basta lembrarmos da falta de oposição no episódio da viúva pobre a qual estava no Templo depositando no gazofilácio (Mc 12.41-44; Lc 21.1-4; Jo 8.20). Do contrário, Ele teria recebido acusações como de ladrão (Ml 3.10), algo que não vemos no NT vindo da parte dos seus odiosos acusadores. Aliás, desviar o sustento daqueles sacerdotes certamente culminaria na morte de Jesus antes mesmo de pedirem sua crucificação. Afinal, o dinheiro mexe com muitas pessoas.

Diante do raciocínio presente, podemos entender o motivo pelo qual não vemos no NT o dízimo sendo instruído às claras à Igreja sobretudo pelo Grande Sumo Sacerdote Jesus; senão sua continuidade (Gn 14.20; Nm 18.26-28; Ml 3.10; Mt 23.23).

Todavia, o dizimo foi depois colocado em prática no meio da Igreja tendo a mesma aplicabilidade do AT, isto é: além de manter os que atuavam diretamente na Obra, socorrer os necessitados (Dt 24.17-21, 26.12; 27.19; Ml 3.5; 1Tm 5; Tg 2.14-26).

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa…” Ml 3.10.


Cada autor é responsável pelo conteúdo do artigo.

24 Comentários

Comentários 1 - 24 de 24Primeira« AnteriorPróxima »Última
  1. Mt 23.23 “deveis fazer isso” (dizimo)

    porém antes não esquecendo as cousas mais importantes da Lei. (a fé, a misericórdia, a justiça e a honestidade, fidelidade). e também neste verso “matou” o sábado, nem sequer aqui foi listado como acha que deveria EGW. e nem no Sermão do monte.

  2. Dízimo é voluntário para os cristãos. E não é um mandamento ou uma ordenança.

    1. Então não podemos mair ler o evangelho de Mateus ? pois lá Jesus disse “deveis fazer isso (dar o dizimo) Mateus 23:23. (sem contudo, omitir as cousas + importantes da Lei).

  3. Como assim ? Vocês estão defendendo o Dízimo judaico ?o dízimo nunca foi dinheiro , e nos dias atuais é uma tremenda mentira , verdadeira falcatrua

    1. Como que colocava um boi ,cabra ou ovelha dentro do gazofilacio?

    2. se for olhar isso pela ótica dos antigos … ser pago em trigo ou mantimentos, você então deveria ser pago com “sal”, os antigos romanos pagavam “salarium” uma porção de sal. o seu patrão deve ficar contente em paga-lo com sal ao invés de dinheiro.

    3. o dinheiro de dizimo é usado para manutenção da igreja local ou denominação, se contudo não quer contribuir aí seria uma questão pessoal sua … boa sorte lá com Deus depois.

    4. Os presbíteros que administram bem a igreja são dignos de dobrados honorários, principalmente os que se dedicam ao ministério da pregação e do ensino. 1 Timóteo 5:17 (Bíblia King James Atualizada Português)

      Sabe o que é “honorários” ? vae estudar mais rapaz …

  4. Por muitos anos ensinei na igreja a importância de trazer os dízimos. Tinha esse raciocínio acima. Porem depois de ter os olhos iluminados pelo evangelho da Graça. Mudei meu entendimento. Creio que nesse novo pacto não pode haver dízimos. Sim ofertas voluntarias.

    1. nesse novo pacto não pode haver dízimos ???

      Então Jesus se equivocou em Mateus 23:23 “deveis fazer isso” (dizimo) ???
      Então, você tem mais tem “olhos + iluminados” que Jesus e mais “graça” que Ele ???

      cada jogador heim ?! só bolada nas costas …

    2. Os presbíteros que administram bem a igreja são dignos de dobrados honorários, principalmente os que se dedicam ao ministério da pregação e do ensino. 1 Timóteo 5:17 (Bíblia King James Atualizada Português)

      Sabe o que é “honorários” ? vae estudar mais rapaz …

    3. alias tudo é voluntário, você não tem livre arbitrio ? você obedece ou segue as cousas de Deus se quiser, se não quer por algum motivo seu, então boa sorte lá depois com Deus. Se vira “nos trinta” lá depois … LoL.

    4. Em Hebreus 7, fala benemerente sobre o “dizimo” e então quero acreditar que você deva saber que o livro de “hebreus” faz parte do Novo Testamento né ? Então, se o dizimo é mencionado o uso como positivo, então pq você “mudou seu entendimento” ? vc é melhor que o autor de hebreus ?

  5. Ofertas voluntárias e o ideal na nova aliança onde todos são sacerdotes.

    1. esse seu “ideal” tem respaldo biblico ? ou voce acha que tem que ser assim ?

  6. Só que hoje são raras as igrejas que usam dízimo para atender os necessitados ou ajudar alguém, estou desempregado e sequer lembram do meu nome na lista de oração da igreja.

    1. não diacono ou diaconisa na sua igreja (assistente social da igreja) ??? , se não põe seu nome da lista de oração, você também não se mexe e vai lá lembrar e pedir pra por ?
      vamos ter atitude aí rapaz, pró ativo reação, e não ficar como passarinho no ninho de boca aberta.

    2. ajudar os necessitados é um trabalho a parte, I Co.16:1-3 o dizimo é para manutenção da igreja.

  7. é incrível como esse JCP gosta de comentar os comentários dos outros ! é uma mala sem alça essa pessoa . pessoa porque eu não sei se é homem ou mulher ! nunca diz o seu nome .

    1. ke ke keeê … tá querendo engrossar ?

      eu nunca digo o meu nome ? e esse nome seu ? “reginaldo lima” ? quem garante que esse é o seu nome mesmo ?

      apresente argumentos sólidos e não mi mi mi …

  8. O jcp é um bot, robô que vasculha a internet a procura de comentários para trollar

    1. não porque não sou parente seu para tal.

  9. No novo testamento não existe mandamentos para dizimos e ofertas, as ofertas eram voluntarias de acordo com a situação de cada um. Quem defende dizimos hoje em dia é preguiçoso com medo de perder o ganha pão e não quer trabalhar.

    1. Para você o evangelho de Mateus NÃO FAZ parte do novo testamento. ???

      mateus 23:23a “deveis fazer isso [dizimo]”

      estude mais trabalhe em grande erro. ou mande seu patrão pagar seu salario de “forma voluntaria” ou seja, paga vc no fim do mes “se quiser”, ele nao é obrigado.

Comentários 1 - 24 de 24Primeira« AnteriorPróxima »Última

Deixe seu comentário

Advertisement